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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Governo e tensões geopolíticas

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre problematizar como questionamentos acerca da legitimidade de um governo podem gerar problemas geopolíticos e socioeconômicos.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Lousada Cracel

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A proposta desta aula é discutir sobre algumas possíveis consequências geopolíticas regionais e mundiais decorrentes do reconhecimento parcial da legitimidade de um governo.

O contexto escolhido foi o da Venezuela devido a atualidade dos fatos e das mudanças nas relações com alguns países, inclusive o Brasil, como consequência do não reconhecimento das eleições no país e, portanto, da não legitimidade do segundo mandato de Nicolás Maduro. A proposta da aula não é discutir o problema da Venezuela em si, mas como questões relacionadas ao governo podem alterar as relações políticas e econômicas entre países, gerando tensões.

Materiais necessários: Projeção dos slides ou impressão das manchetes e imagens, impressão da atividade da Ação Propositiva (uma folha por grupo), lápis preto, borracha e Atlas Escolar (pelo menos um por grupo).

Material complementar:

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wZqgzAnJdqjCyA9dxm8vQKj45Ym5Wc7UY8a2AXNe2pYE8KWZGJf8sbqWCucP/geo8-05und05-manchetes-contextualizacao.pdf

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TN5t7Q5yuUzdmyd7YSyXfDeEUYpm8cJbQRPYt3W8GSvtGTHjewHs8sUtze7W/geo8-05und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Definição de governo: "o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista)".

PENA, Rodolfo F. Alves. Estado, Nação e Governo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estado-nacao-governo.htm>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Definição de geopolítica: "Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações. A geopolítica é importante para entender até que ponto as estratégias adotadas pelos Estados podem interferir (ou não) na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial".

Significado de Geopolítica. Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/geopolitica/>. Acesso em: 20 jan. 2019.

FARIAS, Cleiton Sampaio de. Aprendizagem significativa no ensino de Geografia: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.4, p. 224-241, jul./dez., 2017. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/500/272> Acesso em: 20 jan. 2019.

Os sete passos da metodologia PBL (ou ABP). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=648G2xHyORI> Acesso em: 20 jan. 2019.

Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, porém, é interessante que os alunos conheçam o conceito de Estado para compreenderem que o governo é uma das instituições que o compõem.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre algumas das consequências geopolíticas e socioeconômicas regionais e mundiais decorrentes do reconhecimento parcial da legitimidade de um governo. É importante que neste momento o professor questione se os alunos sabem o significado da palavra "geopolítica". Caso não saibam, o professor pode solicitar que procurem no dicionário ou então explicar o termo aos alunos.

O contexto escolhido foi o da Venezuela devido a atualidade dos fatos e das mudanças nas relações com alguns países, inclusive o Brasil, como consequência da não legitimidade do segundo mandato de Nicolás Maduro. A proposta da aula não é discutir o problema da Venezuela em si, mas como questões relacionadas ao governo podem alterar as relações políticas e econômicas entre países, gerando tensões.

Para você saber mais:

Definição de geopolítica: "Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações. A geopolítica é importante para entender até que ponto as estratégias adotadas pelos Estados podem interferir (ou não) na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial".

Significado de Geopolítica. Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/geopolitica/>. Acesso em: 20 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete o slide e leia as manchetes das reportagens para os alunos. Caso não seja possível projetá-las, apenas leia as manchetes para os alunos.

Após a leitura, questione-os se eles já tinham conhecimento desse contexto por meio dos noticiários. Em caso de resposta afirmativa, permita que eles expressem o que sabem a esse respeito, sem se preocupar ou emitir juízo de valor, pois esse não é o objetivo. Tenha cuidado neste momento com os comentários que possam surgir sobre o tema governo para que o foco desta etapa não seja perdido.

Caso desconheçam esse cenário, estimule-os a comentarem o que compreenderam das manchetes. A ideia é que os alunos percebam que a escolha de um chefe de governo gerou repercussões dentro e fora do país resultando, inclusive, na não aceitação por parte de alguns países como um governo legítimo. É interessante, durante os apontamentos, que os alunos sejam questionados sobre o que entendem por governo. Caso haja dúvidas de vocabulário, é importante esclarecê-las.

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wZqgzAnJdqjCyA9dxm8vQKj45Ym5Wc7UY8a2AXNe2pYE8KWZGJf8sbqWCucP/geo8-05und05-manchetes-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso o professor deseje, é possível escolher outro contexto/país para o desenvolvimento da aula que também apresente divergências quanto a sua legitimidade mundial. A opção pela Venezuela deve-se à atualidade da discussão.

Para você saber mais:

Definição de governo: "o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista)".

PENA, Rodolfo F. Alves. Estado, Nação e Governo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estado-nacao-governo.htm>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Fonte das Manchetes:

Maduro vence eleição na Venezuela marcada por denúncias de fraude, boicote da oposição e alta abstenção. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/maduro-e-reeleito-presidente-da-venezuela-diz-conselho-eleitoral.ghtml> Acesso em: 16 jan. 2019.

Congresso da Venezuela declara Nicolás Maduro um usurpador do cargo de presidente. G1Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/01/15/congresso-da-venezuela-declara-presidente-maduro-usurpador.ghtm> Acesso em: 17 jan. 2019.

Brasil e outros 13 países da região não reconhecem eleição na Venezuela. Folha de S. Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/05/brasil-e-outros-paises-da-regiao-nao-reconhecem-eleicao-na-venezuela.shtml> Acesso em: 20 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos.

Orientações: Use 24 minutos para a atividade e mais 2 minutos para a organização da sala.

Divida a sala em grupos de 6 a 8 alunos. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, mas caso prefira, pode utilizar outro critério ou até mesmo pedir que os alunos escolham e organizem os grupos.

Após a divisão, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as orientações. Cada grupo deverá indicar um aluno para ser o coordenador e um para ser o secretário. O primeiro terá como função estimular a discussão entre os participantes do grupo, garantindo que todos possam contribuir, e administrar o tempo a fim de que a atividade seja realizada no prazo estipulado. Já o secretário ficará responsável por organizar as ideias e otimizar a discussão, evitando que haja repetição ou perda de foco durante as discussões.

Definido os papéis, entregue uma folha com a atividade para cada grupo disponível no link abaixo:

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TN5t7Q5yuUzdmyd7YSyXfDeEUYpm8cJbQRPYt3W8GSvtGTHjewHs8sUtze7W/geo8-05und05-acao-propositiva.pdf

É interessante que junto com a atividade seja disponibilizado também pelo menos um Atlas Escolar por grupo para que os alunos possam localizar (se desejarem) os países presentes na atividade. Essa proposta foi baseada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em que o aluno é o centro no processo de ensino/aprendizagem. O foco principal da ABP é o uso de problemas (no formato de estudo de casos, histórias completas, problemas simulados entre outros) em que os alunos buscam de forma autônoma e com as discussões em grupo encontrar soluções e tomar decisões frente à situação apresentada. No caso, a folha de atividade apresenta duas situações reais relacionadas à Venezuela: uma referente ao contexto socioeconômico e outra geopolítica. A proposta é que os alunos formulem hipóteses e busquem respostas à questão presente em cada situação. As respostas serão dadas na própria folha da atividade.

Cuide para que todos os grupos finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado. Circule pela sala e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam participar dentro dos grupos. Tire as dúvidas se necessário.

Como adequar à sua realidade: É possível escolher outro país/contexto para o desenvolvimento da ação propositiva se desejar mantendo a proposta da atividade.

Para você saber mais:

FARIAS, Cleiton Sampaio de. Aprendizagem significativa no ensino de Geografia: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.4, p. 224-241, jul./dez., 2017. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/500/272> Acesso em: 20 jan. 2019.

Os sete passos da metodologia PBL (ou ABP). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=648G2xHyORI> Acesso em: 20 jan. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça ao secretário de cada grupo que leia para os demais colegas as respostas dadas a cada situação. Para facilitar, sugerimos que primeiro todos os grupos leiam a resposta dada à primeira situação e na sequência a sala faz uma breve discussão sobre o que levantaram como possibilidades e hipóteses. Depois, todos os grupos lêem a resposta dada à segunda situação, seguido novamente de uma breve discussão. Neste momento de sistematização, é importante que os alunos percebam que a perda da legitimidade do governo vai gerando crises internas e tensões internacionais que podem agravar um contexto regional (com interferência nos países vizinhos e no caso do exemplo em questão, na integração econômica e política da América do Sul) e global, de polarização, com aliança com a Rússia e China contra os Estados Unidos.

Ao término da aula, recolha todas as folhas de atividade.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A proposta desta aula é discutir sobre algumas possíveis consequências geopolíticas regionais e mundiais decorrentes do reconhecimento parcial da legitimidade de um governo.

O contexto escolhido foi o da Venezuela devido a atualidade dos fatos e das mudanças nas relações com alguns países, inclusive o Brasil, como consequência do não reconhecimento das eleições no país e, portanto, da não legitimidade do segundo mandato de Nicolás Maduro. A proposta da aula não é discutir o problema da Venezuela em si, mas como questões relacionadas ao governo podem alterar as relações políticas e econômicas entre países, gerando tensões.

Materiais necessários: Projeção dos slides ou impressão das manchetes e imagens, impressão da atividade da Ação Propositiva (uma folha por grupo), lápis preto, borracha e Atlas Escolar (pelo menos um por grupo).

Material complementar:

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wZqgzAnJdqjCyA9dxm8vQKj45Ym5Wc7UY8a2AXNe2pYE8KWZGJf8sbqWCucP/geo8-05und05-manchetes-contextualizacao.pdf

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TN5t7Q5yuUzdmyd7YSyXfDeEUYpm8cJbQRPYt3W8GSvtGTHjewHs8sUtze7W/geo8-05und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Definição de governo: "o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista)".

PENA, Rodolfo F. Alves. Estado, Nação e Governo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estado-nacao-governo.htm>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Definição de geopolítica: "Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações. A geopolítica é importante para entender até que ponto as estratégias adotadas pelos Estados podem interferir (ou não) na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial".

Significado de Geopolítica. Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/geopolitica/>. Acesso em: 20 jan. 2019.

FARIAS, Cleiton Sampaio de. Aprendizagem significativa no ensino de Geografia: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.4, p. 224-241, jul./dez., 2017. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/500/272> Acesso em: 20 jan. 2019.

Os sete passos da metodologia PBL (ou ABP). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=648G2xHyORI> Acesso em: 20 jan. 2019.

Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, porém, é interessante que os alunos conheçam o conceito de Estado para compreenderem que o governo é uma das instituições que o compõem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre algumas das consequências geopolíticas e socioeconômicas regionais e mundiais decorrentes do reconhecimento parcial da legitimidade de um governo. É importante que neste momento o professor questione se os alunos sabem o significado da palavra "geopolítica". Caso não saibam, o professor pode solicitar que procurem no dicionário ou então explicar o termo aos alunos.

O contexto escolhido foi o da Venezuela devido a atualidade dos fatos e das mudanças nas relações com alguns países, inclusive o Brasil, como consequência da não legitimidade do segundo mandato de Nicolás Maduro. A proposta da aula não é discutir o problema da Venezuela em si, mas como questões relacionadas ao governo podem alterar as relações políticas e econômicas entre países, gerando tensões.

Para você saber mais:

Definição de geopolítica: "Geopolítica é um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações. A geopolítica é importante para entender até que ponto as estratégias adotadas pelos Estados podem interferir (ou não) na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial".

Significado de Geopolítica. Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/geopolitica/>. Acesso em: 20 jan. 2019.

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Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete o slide e leia as manchetes das reportagens para os alunos. Caso não seja possível projetá-las, apenas leia as manchetes para os alunos.

Após a leitura, questione-os se eles já tinham conhecimento desse contexto por meio dos noticiários. Em caso de resposta afirmativa, permita que eles expressem o que sabem a esse respeito, sem se preocupar ou emitir juízo de valor, pois esse não é o objetivo. Tenha cuidado neste momento com os comentários que possam surgir sobre o tema governo para que o foco desta etapa não seja perdido.

Caso desconheçam esse cenário, estimule-os a comentarem o que compreenderam das manchetes. A ideia é que os alunos percebam que a escolha de um chefe de governo gerou repercussões dentro e fora do país resultando, inclusive, na não aceitação por parte de alguns países como um governo legítimo. É interessante, durante os apontamentos, que os alunos sejam questionados sobre o que entendem por governo. Caso haja dúvidas de vocabulário, é importante esclarecê-las.

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wZqgzAnJdqjCyA9dxm8vQKj45Ym5Wc7UY8a2AXNe2pYE8KWZGJf8sbqWCucP/geo8-05und05-manchetes-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso o professor deseje, é possível escolher outro contexto/país para o desenvolvimento da aula que também apresente divergências quanto a sua legitimidade mundial. A opção pela Venezuela deve-se à atualidade da discussão.

Para você saber mais:

Definição de governo: "o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista)".

PENA, Rodolfo F. Alves. Estado, Nação e Governo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estado-nacao-governo.htm>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Fonte das Manchetes:

Maduro vence eleição na Venezuela marcada por denúncias de fraude, boicote da oposição e alta abstenção. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/maduro-e-reeleito-presidente-da-venezuela-diz-conselho-eleitoral.ghtml> Acesso em: 16 jan. 2019.

Congresso da Venezuela declara Nicolás Maduro um usurpador do cargo de presidente. G1Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/01/15/congresso-da-venezuela-declara-presidente-maduro-usurpador.ghtm> Acesso em: 17 jan. 2019.

Brasil e outros 13 países da região não reconhecem eleição na Venezuela. Folha de S. Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/05/brasil-e-outros-paises-da-regiao-nao-reconhecem-eleicao-na-venezuela.shtml> Acesso em: 20 jan. 2019.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

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Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

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Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

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Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

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Orientações: Projete o slide ou então escreva a questão no quadro: "Quais consequências geopolíticas e socioeconômicas a não legitimidade total de um governo pode gerar?". Permita que os estudantes expressem suas opiniões iniciais a respeito. É possível que neste momento os alunos apenas falem algumas palavras como "crise", "conflito", "isolamento", "dificuldade financeira" entre outras. Caso isso ocorra, procure mediar essa discussão a fim de que os alunos expliquem um pouco mais detalhado o que estão pensando, trazendo inclusive exemplos se possível.

Sugiro que essa discussão dure cerca de 5 minutos e aí então apresente a sequência de imagens e manchetes. Caso os alunos participem pouco, o professor pode antecipar as imagens visando fornecer subsídios para a reflexão e resposta dos alunos.

Nos próximos slides será apresentada uma sequência de manchetes e imagens que refletem possíveis consequências geopolíticas e socioeconômicas. A proposta é que elas auxiliem em um aprofundamento da discussão. As duas primeiras manchetes dizem respeito a consequências geopolíticas e as três imagens seguintes a consequências sociais como inflação, desemprego/baixos salários e migrações forçadas. Elas representam algumas dentre várias possibilidades.

Caso não projetar ou imprimir as imagens é possível escolher outras que retratem algumas das consequências desse contexto. O importante é que sejam imagens e manchetes que mostrem ambos os lados: interno e externo.

Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JSHkPeZDX8j6uwZ77hkYMaBuqgVEyds6pG6ss3AgexEPf4APpZag8uJUUAQW/geo8-05und05-atividade-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido outro contexto/país, as imagens e manchetes podem ser alteradas para o contexto/país em questão.

Para você saber mais:

Caças russos na Venezuela enfurece Washington; Moscou responde com ironia. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/cacas-russos-na-venezuela-enfurecem-washington-moscou-responde-com-ironia-23298362> Acesso em: 20 jan. 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515> Acesso em 16 jan. 2019.

MANETTO, Francesco. Maduro desafia o Ocidente agarrando-se a China e Rússia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/10/internacional/1547150403_382340.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

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Tempo sugerido: 26 minutos.

Orientações: Use 24 minutos para a atividade e mais 2 minutos para a organização da sala.

Divida a sala em grupos de 6 a 8 alunos. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, mas caso prefira, pode utilizar outro critério ou até mesmo pedir que os alunos escolham e organizem os grupos.

Após a divisão, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as orientações. Cada grupo deverá indicar um aluno para ser o coordenador e um para ser o secretário. O primeiro terá como função estimular a discussão entre os participantes do grupo, garantindo que todos possam contribuir, e administrar o tempo a fim de que a atividade seja realizada no prazo estipulado. Já o secretário ficará responsável por organizar as ideias e otimizar a discussão, evitando que haja repetição ou perda de foco durante as discussões.

Definido os papéis, entregue uma folha com a atividade para cada grupo disponível no link abaixo:

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TN5t7Q5yuUzdmyd7YSyXfDeEUYpm8cJbQRPYt3W8GSvtGTHjewHs8sUtze7W/geo8-05und05-acao-propositiva.pdf

É interessante que junto com a atividade seja disponibilizado também pelo menos um Atlas Escolar por grupo para que os alunos possam localizar (se desejarem) os países presentes na atividade. Essa proposta foi baseada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em que o aluno é o centro no processo de ensino/aprendizagem. O foco principal da ABP é o uso de problemas (no formato de estudo de casos, histórias completas, problemas simulados entre outros) em que os alunos buscam de forma autônoma e com as discussões em grupo encontrar soluções e tomar decisões frente à situação apresentada. No caso, a folha de atividade apresenta duas situações reais relacionadas à Venezuela: uma referente ao contexto socioeconômico e outra geopolítica. A proposta é que os alunos formulem hipóteses e busquem respostas à questão presente em cada situação. As respostas serão dadas na própria folha da atividade.

Cuide para que todos os grupos finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado. Circule pela sala e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam participar dentro dos grupos. Tire as dúvidas se necessário.

Como adequar à sua realidade: É possível escolher outro país/contexto para o desenvolvimento da ação propositiva se desejar mantendo a proposta da atividade.

Para você saber mais:

FARIAS, Cleiton Sampaio de. Aprendizagem significativa no ensino de Geografia: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.4, p. 224-241, jul./dez., 2017. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/500/272> Acesso em: 20 jan. 2019.

Os sete passos da metodologia PBL (ou ABP). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=648G2xHyORI> Acesso em: 20 jan. 2019.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça ao secretário de cada grupo que leia para os demais colegas as respostas dadas a cada situação. Para facilitar, sugerimos que primeiro todos os grupos leiam a resposta dada à primeira situação e na sequência a sala faz uma breve discussão sobre o que levantaram como possibilidades e hipóteses. Depois, todos os grupos lêem a resposta dada à segunda situação, seguido novamente de uma breve discussão. Neste momento de sistematização, é importante que os alunos percebam que a perda da legitimidade do governo vai gerando crises internas e tensões internacionais que podem agravar um contexto regional (com interferência nos países vizinhos e no caso do exemplo em questão, na integração econômica e política da América do Sul) e global, de polarização, com aliança com a Rússia e China contra os Estados Unidos.

Ao término da aula, recolha todas as folhas de atividade.

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