16598
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Organização mundial do comércio e comércio multilateral

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre analisar de que forma a política protecionista norte-americana busca favorecer a “America First”

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Solidariedade

Apresentação do tema da aula
Comente que o objetivo desta aula é analisar de que forma a política protecionista norte-americana busca favorecer a "America First", entendendo o aumento das tarifas comerciais impostas à importação da China e quais seus impactos no fluxo do comércio internacional. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Nesta aula o valor solidariedade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie um áudio e pergunte se sabem o que faz a Organização Mundial do Comércio (OMC). Espere algumas respostas dos alunos. Explique que é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça), foi fundada em 1994. Agora, pergunte o que são negociações multilaterais. Espere novamente algumas respostas. Aproveite para solicitar uma pesquisa sobre esta última pergunta e peça para eles anotarem os resultados. Tempo estimado de 15 minutos.

Problematização
Professor, envie o texto de problematização, disponível aqui, e solicite que o leiam. Faça duas perguntas à turma: “Quais são os desafios da OMC entre China, EUA e o Brasil? Será que chegaremos ao fim das negociações multilaterais?”. Incentive-os a participar das discussões pelo WhatsApp da classe. Tempo estimado de 20 minutos.

Ação propositiva
Envie o arquivo que servirá de base para criar as perguntas, disponível aqui. Divida a turma em times de 4 ou 5 alunos, e, em seguida, comente que devem usar o texto de apoio da problematização. Explique aos alunos que eles irão formular seis perguntas de múltipla escolha contendo três opções de respostas, sendo uma certa e as outras erradas, conforme a sugestão do modelo enviado acima. Oriente os times a marcarem nas cartas a opção correta de cada pergunta. Peça aos alunos que formulem perguntas em níveis de dificuldades diferentes: fácil, médio e difícil. Explique aos times que as cartas serão utilizadas em um jogo de trilha na próxima etapa. Peça que todos enviem as perguntas ao professor. Tempo estimado de 40 minutos.

Sistematização
Envie o arquivo do jogo de trilha, disponível aqui. Com as perguntas formuladas e o tabuleiro do jogo de trilhas, incentive-os a jogar em casa, com seus parentes. Envie as explicaçòes de como jogar a todos os alunos. Eles podem usar um dado e escolher algum objeto que possa representá-los no jogo (sugestão: objetos do próprio material escolar, como borracha, tampa de caneta, apontador etc.). Para ampliar o desafio, o professor pode enviar as cartas com as perguntas feitas pelos outros times. Cada participante lançará o dado e andará a quantidade de casas correspondente ao número sorteado. Ao cair em uma das casas, poderá ser lida uma pergunta, ou ocorrer de precisar voltar ou avançar uma casa, ou um desafio, que poderá ser improvisado e sugerido em forma de tarefas. Caso o participante dê a resposta errada, deverá voltar ao início do jogo. Ganha quem conseguir chegar primeiro ao fim da trilha. Finalize a aula mostrando que, para termos negociações multilaterais entre os países, será necessária muita solidariedade de todas as partes, e, infelizmente, ainda não percebemos isso. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula num debate/discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_07UND04

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas