Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Há várias escalas geográficas para se trabalhar o conceito: local, regional, nacional, internacional e global. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha e lápis de cor, caneta hidrocor, dicionário, 1 dado para cada time, 1 folha de cartolina. Cópias impressas dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4ZBxYs73JbK6b3ZfPjtcg9eUTzvX2gvUPT5GzFHEjMubqCx7H6F6WTEyN4Yd/texto-de-apoio-problematizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2H86vuGgSXKWbttkxdwWWxZSG2GD6xHNVdZbRRreUkvFFHPfvwy2bJur28GY/modelo-cartas-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e7p4bdDUccJyR8NvfACK2hhq7hErPzaWsyM2gBDU2Uudgg6TfCZKKv4jZhc6/modelo-trilha-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
AMARAL, Renata. Desafios para a OMC em 2018 (e além). Comex do Brasil. Disponível em: <https://www.comexdobrasil.com/desafios-para-a-omc-em-2018-e-alem/>. Acesso em: 09 jan. 2019.
BRASIL, Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. OMC - Organização Mundial do Comércio. Disponível em:
Protecionismo de Trump assombra o G-7. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/opiniao/protecionismo-de-trump-assombra-g-7-22745201>. Acesso em: 09 jan. 2019.
SANTIAGO, Emerson. Sistema Multilateral de Comércio. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/economia/sistema-multilateral-de-comercio/>. Acesso 09 jan. 2019.
Contextos prévios:
Vale explicar aos alunos o que é a OMC, bem como o sistema de comércio multilateral previamente.
Para compreender o contexto, utilize o texto de apoio disponível no link abaixo:
Sistema Multilateral de Comércio
Importante explicar a função do sistema multilateral do comércio que é liberalizar o comércio internacional por meio da derrubada de barreiras tarifárias e não-tarifárias, sempre por meio de regras a serem aplicadas amplamente pelos membros da Organização Mundial de Comércio (OMC).
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Comente que nesta aula eles vão analisar os desafios da Organização Mundial do Comércio nas negociações multilaterais. Explique que a sala de aula será dividida em times e a partir da análise das notícias e da leitura do texto de apoio, serão confeccionadas perguntas de múltipla escolha relacionadas ao tema. As questões serão parte integrante de jogo de trilha que ao final será trocado entre os times e jogado por eles.
Para você saber mais:
AMARAL, Renata. Desafios para a OMC em 2018 (e além). Comex do Brasil. Disponível em: <https://www.comexdobrasil.com/desafios-para-a-omc-em-2018-e-alem/>. Acesso em: 09 jan. 2019. BRASIL, Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. OMC - Organização Mundial do Comércio. Disponível em:
SANTIAGO, Emerson. Sistema Multilateral de Comércio. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/economia/sistema-multilateral-de-comercio/>. Acesso 09 jan. 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro as notícias. Pergunte se sabem o que faz a Organização Mundial do Comércio.
Explique que é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994. As notícias de 2018 mostram interesses diferentes entre os países. Solicite que os alunos observem as diferenças comerciais entre o Brasil, China e os Estados Unidos em relação à OMC.
Fonte das notícias:
CHADE, Jamil. Brasil foi o país que mais adotou medidas para facilitar comércio em 2018. Estadão, 11/12/2018. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-foi-pais-que-mais-adotou-medidas-para-facilitar-comercio-em-2018,70002642183>. Acesso em: 09 jan. 2019.
China apoia firmemente sistema de comércio multilateral, diz livro branco. Xinhua Português. Disponível em: <http://portuguese.xinhuanet.com/2018-06/28/c_137287341.htm>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Trump avalia retirar EUA da Organização Mundial do Comércio. R7 Notícias. Disponível em: <https://noticias.r7.com/internacional/trump-avalia-retirar-eua-da-organizacao-mundial-do-comercio-30082018>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Para você saber mais:
Seria interessante explicar sobre as medidas protecionistas (conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira) adotadas pelo presidente Donald Trump com o objetivo de favorecer a economia interna norte-americana.
Protecionismo de Trump assombra o G-7. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/opiniao/protecionismo-de-trump-assombra-g-7-22745201>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide, ou escreva a questão e o esquema no quadro.
Leia em voz alta as duas questões.
Lembrando dos apontamentos na contextualização, pergunte aos alunos como a OMC equilibrará interesses tão diversos no mundo globalizado? O posicionamento da China e do Brasil se diferem dos Estados Unidos, portanto o desafio da OMC atualmente não é apenas supervisionar o comércio é bem mais amplo.
Espera-se que a partir da leitura do texto de apoio, os times sejam capazes de responder às duas questões. Os times podem anotar a resposta no caderno e compartilhar suas respostas com a turma em voz alta.
Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4ZBxYs73JbK6b3ZfPjtcg9eUTzvX2gvUPT5GzFHEjMubqCx7H6F6WTEyN4Yd/texto-de-apoio-problematizacao.pdf
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida a turma em times de 04 a 05 alunos e, em seguida, apresente as orientações projetando o slide, ou escrevendo as orientações no quadro.
Utilizando o texto de apoio explique aos alunos que eles irão formular 12 perguntas de múltipla escolha contendo 03 opções de respostas, sendo uma certa e as outras erradas, conforme a sugestão do modelo projetado.
Oriente os times a marcarem nas cartas a opção correta de cada pergunta.
Peça aos alunos que formulem perguntas em níveis de dificuldades diferentes: fácil, médio, difícil.
Link para impressão:
Entregue o modelo em que vão construir as questões.
Aproveite para circular pela sala, tirando as dúvidas e auxiliando os times na confecção das cartas.
Explique aos times que as cartas serão utilizadas em um jogo de trilha na próxima etapa.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa, peça aos alunos que continuem em times.
Entregue o modelo impresso do esquema, disponível no link abaixo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e7p4bdDUccJyR8NvfACK2hhq7hErPzaWsyM2gBDU2Uudgg6TfCZKKv4jZhc6/modelo-trilha-sistematizacao.pdf
Oriente os times a usarem o dado e escolher algum objeto que possa representá-los no jogo (sugestão: objetos do próprio material escolar: borracha, tampa de caneta, apontador).
Para ampliar o desafio, o ideal é utilizar as cartas com as perguntas feitas pelos outros times.
O time poderá escolher também o aluno responsável pela leitura das perguntas.
Ficará a critério do time as regras de quem começa primeiro.
Cada participante, jogará o dado e andará a quantidade correspondente. Ao cair em uma das casas, poderá ser lida uma pergunta, ou ainda poderá ocorrer de precisar voltar ou avançar uma casa, ou um desafio, que poderá ser improvisado e sugerido em forma de tarefas pelos times.
Caso o aluno (a) dê a resposta errada, deverá voltar ao início do jogo.
Ganha quem conseguir chegar primeiro ao fim do jogo.