GEO8_16UND04 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Gentrificação na América Latina
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de moradia, circulação e trabalho nas cidades latino-americanas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, papel sulfite ou folha de caderno e borracha.
Material complementar:
Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g2eQSxp7SUtrwd8wQjRpgEheYNcznq8jShxN8yxQww5zMW3HPBUWQwZyh8hQ/contextualizacao-1.pdf
Ação Propositiva para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RzDkAVeMdAPqzVq9WEVXgC7ukqAmDPaFuqADEXTarGj4grZ6t7VCDrYb7c5P/geo8-16und04-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
BENITES, Gustavo. Aprendizagem baseada em problema - ABP definições e conceitos. 2013. (2min43seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qk6vS8UDT0c>. Acesso em: 10 jan 2019.
BRITTO, Fernanda. Operação Puerto Madero: estratégias de gentrificação em Buenos Aires. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/01-105278/operacao-puerto-madero-estrategias-de-gentrificacao-em-buenos-aires>. Acesso em: 08 jan. 2019.
COSTA, Emannuel. O que é gentrificação e porque você deveria se preocupar com isso. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/788749/o-que-e-gentrificacao-e-porque-voce-deveria-se-preocupar-com-isso>. Acesso em: 10 dez. 2018.
DURAN, Sabrina. Como não gentrificar? Uma tentativa de reflexão sobre processos e estruturas. Repórter Brasil. Disponível em: <https://gentrificacao.reporterbrasil.org.br/blog/como-nao-gentrificar/index.html>. Acesso em: 18 dez. 2018.
GAROFALO, Débora. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado>. Acesso em: 10 jan. 2018.
GENTRIFICAÇÃO. Dicionário online de português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/gentrificacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.
MARTINS, Andréia. Gentrificação: o que é e de que maneira altera os espaços urbanos. Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/gentrificacao-o-que-e-e-de-que-maneira-altera-os-espacos-urbanos.htm>. Acesso em: 16 jan. 2018.
MOURAD, Laila; FIGUEIREDO, Glória Cecília; BALTRUSIS, Nelson. Gentrificação no Bairro 2 de Julho, em Salvador: modos, formas e conteúdos. Cad. Metrop., São Paulo , v. 16, n. 32, p. 437-460, Nov. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962014000200437>. Acesso em: 10 dez. 2018.
PAULA, Daniela Braga de. Esquete: o que é? Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18642>. Acesso em: 10 jan. 2019.
RIBEIRO, Tarcyla Fidalgo. Gentrificação: aspectos conceituais e práticos de sua verificação no Brasil. Revista de Direito da Cidade, vol 10, nº 3, pp.1334-1356. Disponível em: <www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/download/31328/26004>. Acesso em: 10 dez. 2018.
VIEIRA, Antônio Augusto Diniz; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Um olhar sobre a revitalização do bairro Puerto Madero, em Buenos Aires. Diponível em: <www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/download/448/pdf_4>. Acesso em: 08 jan. 2019.
Contextos prévios:
Urbanização: processo de ampliação da população da cidade em relação ao campo, marcada pelas revoluções industriais nos séculos XVIII ao XX em conjunto com a globalização e a evolução dos sistemas técnicos e técnico-científico-informacional.
Expansão ou crescimento urbano: é o processo de horizontalização e verticalização do espaço da cidade a fim de atender a demanda crescente da população. Processo que sofre influência direta dos agentes imobiliários e do poder público, a partir de interesses econômicos(especulação imobiliária ) e sociais(função social da terra urbana).
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro. Explique o significado da palavra gentrificação: consiste em uma “Ação ou efeito de gentrificar (voltar a possuir certa condição nobre)” aplicada ao espaço urbano das cidades, espaços suburbanos, e as periferias.
Neste sentido ainda gentry significa pequena nobreza. Pode ser que nunca ouviram falar sobre Gentrificação, porém conhecem o termo revitalização de áreas centrais ou áreas periféricas de grande interesse público para projetos como rodoviários ou imobiliários.
Em outro sentido, é necessário entender que o significado que é dado a revitalização de certas áreas urbanas e periféricas, que se enquadram positivamente dentro do conceito de gentrificação, pois de fato ressignifica o espaço melhorando as condições de trabalho e serviços.
Para você saber mais:
COSTA, Emannuel. O que é gentrificação e porque você deveria se preocupar com isso. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/788749/o-que-e-gentrificacao-e-porque-voce-deveria-se-preocupar-com-isso>. Acesso em: 10 dez. 2018.
GENTRIFICAÇÃO. Dicionário online de português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/gentrificacao/>. Acesso em: 10 dez. 2018.
MARTINS, Andréia. Gentrificação: o que é e de que maneira altera os espaços urbanos. Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/gentrificacao-o-que-e-e-de-que-maneira-altera-os-espacos-urbanos.htm>. Acesso em: 16 jan. 2018.
MOURAD, Laila; FIGUEIREDO, Glória Cecília; BALTRUSIS, Nelson. Gentrificação no Bairro 2 de Julho, em Salvador: modos, formas e conteúdos. Cad. Metrop., São Paulo , v. 16, n. 32, p. 437-460, Nov. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962014000200437>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: O objetivo aqui é levantar os conhecimentos prévios junto aos alunos sobre a Gentrificação. O tema por se tratar de um movimento aparentemente estritamente econômico, abrange várias perspectivas com a ação dos agentes políticos, dos agentes imobiliários, das empresas ligadas ao setor de serviços.
São características da gentrificação: valorizar espaços nobres ocupados por população de baixa renda, comércio tradicional e comércio popular, influenciar leis municipais para restaurar ou revitalizar áreas nobre e periferias, visando atender a demanda da classe social elevada, ou da classe média. No mesmo sentido os órgãos públicos podem usar como pretexto movimentos higienistas e sanitaristas a fim expulsar a população de baixa renda para áreas periféricas das cidades. Se o processo ocorrer em áreas periféricas, gera uma nova demanda de novas áreas para mudança desta população, pois a força das grandes construtoras impera, condicionando aos moradores a mudança de suas residências.
Atualmente até mesmo o discurso ambientalista tem gerado motivos para gentrificação, com a criação de espaços intitulados como sustentáveis e assim atrair um nicho de mercado. Caso não haja em sua cidade essa situação, explique que a imagem apresentada se trata de Buenos Aires, e que essa prática é muito comum em grandes cidades.
Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g2eQSxp7SUtrwd8wQjRpgEheYNcznq8jShxN8yxQww5zMW3HPBUWQwZyh8hQ/contextualizacao-1.pdf
Fonte da Imagem: Buenos Aires Puerto Madero 1999-05-01. Wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Buenos_Aires_Puerto_Madero_1999-05-01.jpg>. Acesso em: 15 jan. 2019.
Como adequar à sua realidade: Faça uma pesquisa no arquivo público da cidade, se existem áreas que sofreram com a mesma situação ou busque imagens em na internet e apresente ao alunos.
Contextualização
Orientações: O objetivo aqui é levantar os conhecimentos prévios junto aos alunos sobre a Gentrificação. O tema por se tratar de um movimento aparentemente estritamente econômico, abrange várias perspectivas com a ação dos agentes políticos, dos agentes imobiliários, das empresas ligadas ao setor de serviços.
São características da gentrificação: valorizar espaços nobres ocupados por população de baixa renda, comércio tradicional e comércio popular, influenciar leis municipais para restaurar ou revitalizar áreas nobre e periferias, visando atender a demanda da classe social elevada, ou da classe média. No mesmo sentido os órgãos públicos podem usar como pretexto movimentos higienistas e sanitaristas a fim expulsar a população de baixa renda para áreas periféricas das cidades. Se o processo ocorrer em áreas periféricas, gera uma nova demanda de novas áreas para mudança desta população, pois a força das grandes construtoras impera, condicionando aos moradores a mudança de suas residências.
Atualmente até mesmo o discurso ambientalista tem gerado motivos para gentrificação, com a criação de espaços intitulados como sustentáveis e assim atrair um nicho de mercado. Caso não haja em sua cidade essa situação, explique que a imagem apresentada se trata de Buenos Aires, e que essa prática é muito comum em grandes cidades.
Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g2eQSxp7SUtrwd8wQjRpgEheYNcznq8jShxN8yxQww5zMW3HPBUWQwZyh8hQ/contextualizacao-1.pdf
Fonte da Imagem: Buenos Aires Puerto Madero 1999-05-01. Wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Buenos_Aires_Puerto_Madero_1999-05-01.jpg>. Acesso em: 15 jan. 2019.
Como adequar à sua realidade: Faça uma pesquisa no arquivo público da cidade, se existem áreas que sofreram com a mesma situação ou busque imagens em na internet e apresente ao alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Questione os alunos sobre os impactos da gentrificação na vida das pessoas, como a população sofrerá com esse processo. Use como exemplo a revitalização de áreas centrais e áreas periféricas como aconteceu por exemplo na época da copa do mundo no Brasil, com a construção do estádio do Corinthians, o Itaquerão.
Como adequar à sua realidade: Faça uma pesquisa no arquivo público da cidade, se existem áreas que sofreram com a mesma situação ou busque imagens em na internet e apresente ao alunos.
Para você saber mais:
BRITTO, Fernanda. Operação Puerto Madero: estratégias de gentrificação em Buenos Aires. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/01-105278/operacao-puerto-madero-estrategias-de-gentrificacao-em-buenos-aires>. Acesso em: 08 jan. 2019.
VIEIRA, Antônio Augusto Diniz; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Um olhar sobre a revitalização do bairro Puerto Madero, em Buenos Aires. Diponível em: <www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/download/448/pdf_4>. Acesso em: 08 jan. 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Reúna os alunos em grupo de até 5 integrantes, para produzirem uma esquete teatral, ou seja, uma representação curta em uma cena, apresentando a situação problema. Estimule os alunos a criarem os personagens que complementam a família de José. Explique que irão produzir uma única cena para representar uma possível solução, mesmo que essa solução não seja a que a família deseja.
Os alunos poderão ainda representar uma cena cotidiana do processo de gentrificação, como aumento nos preços dos serviços da área, ou ainda nos preços dos alimentos como em uma padaria ou em um restaurante. Determine ainda que o tempo máximo da cena deverá ser de no máximo 3 minutos, e que a cena poderá ser uma dramatização ou uma sátira ou comédia.
Ação Propositiva para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RzDkAVeMdAPqzVq9WEVXgC7ukqAmDPaFuqADEXTarGj4grZ6t7VCDrYb7c5P/geo8-16und04-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Vídeo sobre aprendizagem baseada em problema:
BENITES, Gustavo. Aprendizagem baseada em problema - ABP definições e conceitos. 2013. (2min43seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qk6vS8UDT0c>. Acesso em: 10 jan 2019.
Artigo apresenta o uso das metodologias ativas na educação:
GAROFALO, Débora. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado>. Acesso em: 10 jan. 2018.
Artigo aborda sobre esquete teatral:
PAULA, Daniela Braga de. Esquete: o que é? Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18642>. Acesso em: 10 jan. 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Reúna os alunos em grupo de até 5 integrantes, para produzirem uma esquete teatral, ou seja, uma representação curta em uma cena, apresentando a situação problema. Estimule os alunos a criarem os personagens que complementam a família de José. Explique que irão produzir uma única cena para representar uma possível solução, mesmo que essa solução não seja a que a família deseja.
Os alunos poderão ainda representar uma cena cotidiana do processo de gentrificação, como aumento nos preços dos serviços da área, ou ainda nos preços dos alimentos como em uma padaria ou em um restaurante. Determine ainda que o tempo máximo da cena deverá ser de no máximo 3 minutos, e que a cena poderá ser uma dramatização ou uma sátira ou comédia.
Ação Propositiva para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RzDkAVeMdAPqzVq9WEVXgC7ukqAmDPaFuqADEXTarGj4grZ6t7VCDrYb7c5P/geo8-16und04-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Vídeo sobre aprendizagem baseada em problema:
BENITES, Gustavo. Aprendizagem baseada em problema - ABP definições e conceitos. 2013. (2min43seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qk6vS8UDT0c>. Acesso em: 10 jan 2019.
Artigo apresenta o uso das metodologias ativas na educação:
GAROFALO, Débora. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado>. Acesso em: 10 jan. 2018.
Artigo aborda sobre esquete teatral:
PAULA, Daniela Braga de. Esquete: o que é? Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18642>. Acesso em: 10 jan. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Agora cada grupo irá apresentar sua esquete teatral, valorize a criatividade dos alunos na montagem da peça. Faça um comentário final retomando o objetivo da aula, mostrando que o trabalho realizado pelos alunos conseguiu atingir a meta e levar a uma boa reflexão do espaço da cidade em função da gentrificação como conceito tão presente nas cidades brasileiras e da América Latina.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar o espaço humano dentro do processo de urbanização da América Latina. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e pergunte aos alunos se eles sabem o que é gentrificação. Após as respostas, explique o significado: consiste em uma “ação ou efeito de gentrificar (voltar a possuir certa condição nobre)” aplicada ao espaço urbano das cidades, aos espaços suburbanos e às periferias. Envie aos alunos as imagens disponíveis aqui. O objetivo aqui é levantar os conhecimentos prévios deles sobre a gentrificação. O tema, por se tratar de um movimento aparentemente estritamente econômico, abrange várias perspectivas, com a ação dos agentes políticos, dos agentes imobiliários e das empresas ligadas ao setor de serviços. Incentive-os a participarem pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Grave um áudio e questione os alunos sobre os impactos da gentrificação na vida das pessoas, como a população sofrerá com esse processo. Incentive-os a participar pelo WhatsApp. Use como exemplo a revitalização de áreas centrais e áreas periféricas, como aconteceu, por exemplo, na época da Copa do Mundo no Brasil, com a construção do estádio do Corinthians, o Itaquerão. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e leia o conteúdo do slide disponíve aqui para os alunos. Reúna-os em grupo de até 5 integrantes para produzirem uma esquete teatral, ou seja, uma representação curta em uma cena, apresentando a situação-problema. Estimule os alunos a criarem os personagens que complementam a família de José. Explique que irão produzir uma única cena para representar uma possível solução, mesmo que essa solução não seja a que a família deseja. Os alunos poderão representar uma cena cotidiana do processo de gentrificação, como aumento dos preços dos serviços da área, ou ainda dos preços dos alimentos, como em uma padaria ou em um restaurante. Como cada um está na sua casa, eles devem ser criativos e usar o grupo do WhatsApp para gravar os aúdios. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Agora, cada grupo irá apresentar sua esquete teatral. Valorize a criatividade dos alunos na montagem da peça. Faça um comentário final, retomando o objetivo da aula, mostrando que o trabalho realizado pelos alunos conseguiu atingir a meta, fazendo uma reflexão a respeito do espaço da cidade em função da gentrificação, conceito tão presente nas cidades brasileiras e da América Latina. Tempo estimado: 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário disponível aqui, sobre gentrificação. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar o espaço humano dentro do processo de urbanização da América Latina
Habilidade (s) da Base: (EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
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