16593
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - A cidade dos homens latinos americanos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre analisar o espaço humano dentro do processo de urbanização da América Latina

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_16UND05

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é analisar o espaço humano dentro do processo de urbanização da América Latina. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie a imagem para os alunos. Questione os alunos como eles se relacionam com a cidade deles, testando o grau de pertencimento, seja pela escola, pelo bairro enfim pela cidade, quais dificuldades cotidianas aparecem, como de deslocamento, de saúde pública, sanitário ou ainda falta de lazer, cultura e espaços que valorizam as relações de pertencimento humano, como museus, galerias de arte, exposições, shows musicais. Questione ainda se dá para imaginar como as pessoas do lugar da imagem vivem. Explique que é a cidade de Caracas, na Venezuela. Incentive-os participarem pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Envie o trecho da canção para os alunos. A partir da letra da canção "A cidade", do Nação Zumbi, faça uma leitura reflexiva, e assim questione os alunos se na letra da música é possível identificar o espaço humano, e com isso mostrar que as cidades devem sempre buscar melhorias para as pessoas, como infraestrutura, cultura, lazer, esporte. Incentive todos os alunos a responderem pelo WhatsApp da turma. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Envie a proposta para os alunos, disponível aqui. Divida a turma em duplas, comente que o objetivo é a criação de uma história em quadrinhos, com quatro personagens na busca por ações que visam a melhoria da qualidade de vida humana na cidade, além de elementos que valorizem o sentido de pertencimento ao lugar. As histórias podem ser um recorte de uma situação idealizada, como melhorias em infraestrutura, saneamento básico, atividades culturais, lazer e entretenimento. As melhorias sugeridas serão para Bogotá na Colômbia, para tal utilize o livro didático ou pesquisas na internet para subsidiar a busca de informações sobre a cidade. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Agora é hora de apresentar as produções. Oriente os alunos a apresentarem a história em quadrinhos construída por eles via áudio ou vídeos curtos pelo WhatsApp. Pontue nas histórias os aspectos que tornam as cidades mais humanas, e a necessidade de políticas públicas, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre urbanização e regiões desiguais. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_16UND05

(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas