Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha, papel sulfite, régua, lápis de cor e canetinha ou nanquim
Material complementar:
Contextualização para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Xz79rZxbNBezkxGk6kSh68Z4yuKdUq5H3pzMjpSqXTjz5hju32RCZcUUUMU/contextualizacao.pdf
Problematização para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVbgP6VUwhqXuHaVPbNhvVqYVvqrEU6GytC82bNjwZUNMzpe7TyuFvajZTmu/problematizacao.pdf
Ação Propositiva para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pjZDrgN7z6hYWpQmSBZ3eSFPrZRMZx2xcUsrQzs8nDMm5gpcdCCgmBFK53Rm/geo8-16und05-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
4 motivos para produzir histórias em quadrinhos nas aulas de Geografia. Geografia para professores (blog). Disponível em: <https://geografiaparaprofessores.wordpress.com/2014/11/25/4-motivos-para-produzir-historias-em-quadrinhos-nas-aulas-de-geografia/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CAIADO, Ellen Campos. Como construir história em quadrinhos com os alunos. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CARNEIRO, Mirian Chaves. A história em quadrinhos e suas características textuais. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27990>. Acesso em: 15 jan. 2019.
NEVES, Pedro Dias Mangolini; RUBIRA, Felipe Gomes. Histórias em quadrinhos na geografia escolar. Geografia: Ensino & Pesquisa, vol. 21 (2017), n.3, pp. 118-129. Diponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/26546/pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
TANGERINA, Rafael da Silva. De quem é a cidade? Disponível em: <http://parquedaciencia.blogspot.com/2013/09/de-quem-e-cidade.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Questione os alunos se as cidades respeitam o espaço do homem, se elas foram ou são construídas a fim de atender o conceito de cidadania, se as pessoa se sentem pertencentes às cidades. Busque fazer entender que o espaço urbano muitas vezes sucumbe a interesses que não são alinhados à demanda do homem, refletindo o conflito constante do espaço, seja por habitação, lazer, cultura, alimentação, transporte e outros.
Este tema ainda aborda as características do território, pois a identidade e o pertencimento geram esse debate entre a realidade e o convívio social no espaço das cidades.
Para você saber mais:
TANGERINA, Rafael da Silva. De quem é a cidade? Disponível em: <http://parquedaciencia.blogspot.com/2013/09/de-quem-e-cidade.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Questione os alunos como eles se relacionam com a cidade deles, testando o grau de pertencimento, seja pela escola, pelo bairro enfim pela cidade, quais dificuldades cotidianas aparecem, como de deslocamento, de saúde pública, sanitário ou ainda falta de lazer, cultura e espaços que valorizem as relações de pertencimento humano, como museus, galerias de arte, exposições, shows musicais.
Questione ainda se dá imaginar como as pessoas do lugar da imagem vivem?
Explique que é a cidade de Caracas na Venezuela.
Contextualização para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Xz79rZxbNBezkxGk6kSh68Z4yuKdUq5H3pzMjpSqXTjz5hju32RCZcUUUMU/contextualizacao.pdf
Fonte da imagem:
Caracas (Venezuela) - Los barios. Wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caracas_(Venezuela)_-_Los_barios.jpg>. Acesso em: 15 jan. 2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Objetivo é que os alunos criem uma história em quadrinho, com quatro personagens, na busca por ações que visam a melhoria da qualidade de vida humana na cidade, além de elementos que valorizem o sentido de pertencimento ao lugar. As histórias podem ser um recorte de uma situação idealizada como melhorias em infraestrutura, saneamento básico, atividades culturais, lazer e entretenimento. As melhorias sugeridas serão para Bogotá na Colômbia, para tal utilize o livro didático para subsidiar a busca de informações sobre a cidade.
Ação Propositiva para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pjZDrgN7z6hYWpQmSBZ3eSFPrZRMZx2xcUsrQzs8nDMm5gpcdCCgmBFK53Rm/geo8-16und05-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Os artigos abaixo abordam sobre como os quadrinhos podem ser utilizados para potencializar a criatividade dos alunos na aulas de Geografia:
4 motivos para produzir histórias em quadrinhos nas aulas de Geografia. Geografia para professores (blog). Disponível em: <https://geografiaparaprofessores.wordpress.com/2014/11/25/4-motivos-para-produzir-historias-em-quadrinhos-nas-aulas-de-geografia/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
NEVES, Pedro Dias Mangolini; RUBIRA, Felipe Gomes. Histórias em quadrinhos na geografia escolar. Geografia: Ensino & Pesquisa, vol. 21 (2017), n.3, pp. 118-129. Diponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/26546/pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Oriente os alunos a apresentarem a história em quadrinhos construída por eles. Pontue nas histórias os aspectos que tornam as cidades mais humanas e a necessidade de políticas públicas a fim melhorar a qualidade de vida das pessoas.