16591
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas II

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre números racionais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_29NUM02

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - Copo ou jarra graduado, garrafas de refrigerante, copos, xícaras ou canecas
     - grupo de alunos no Whatsapp
     - Guia de Intervenção, Clique no link:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSs2C852zcncYaeMTrhHdjUN2FvJxCtS5C4Uf3MYvJP7NM3VcJaReNEX8Zgr/guia-de-intervencao-mat7-29num02.pdf

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet
     - Zoom
     - Padlet
     - Jamboard
     - Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Atividade principal
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema e o vídeo "Medida de capacidade e seus instrumentos de medida" - Khan Academy, disponível no link: https://youtu.be/-Axi8pooRpY (acesso em 28 de junho de 2020). Professor, esse vídeo vai ajudar no desenvolvimento da ideia intuitiva para as unidades de medidas de capacidade do litro e do mililitro e na e na escolha do instrumento mais apropriado para medições de capacidade. Caso não tenham acesso a computador ou Tablet, envie uma foto pelo WhatsApp e solicite que os alunos reproduzam no caderno.
Essa atividade pode ser trabalhada em grupos colaborativos, com 3 ou 4 alunos, via vídeo chamada de grupo pelo WhatsApp, Meet ou Zoom, por exemplo, facilitando a interação e a discussão das estratégias possíveis de serem utilizadas. A experimentação prática pode ser realizada na cozinha de suas casas, sob a supervisão de um adulto, podendo utilizar recipientes medidores padronizados ou improvisados, como garrafas de refrigerante, copos, xícaras ou canecas, nesse caso, trabalhando com estimativas e arredondamentos. Além da experimentação, podem utilizar desenhos, algoritmos ou escrita na resolução. Solicite aos que alunos que fotografem ou filmem suas estratégias e respostas, nas suas diversas etapas, para compartilhar com a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
Professor, as perguntas feitas na 2ª parte do Guia de Intervenção serão úteis na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que os alunos compartilhem suas respostas, seja por áudio, vídeo ou fotos se a aula for síncrona, ou por meio de um painel interativo, utilizando o Padlet ou o Jamboard, por exemplo, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares, esse momento é muito rico na interação e troca de conhecimentos visto que o problema envolve uma situação comum ao dia-a-dia das famílias. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão podem não ser professores de matemática e estarem envolvidos com outros afazeres.

Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet


Código: MAT7_29NUM02

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas