10246
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade associativa

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar a propriedade associativa na multiplicação percebendo que a ordem das fatores não altera o produto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_07NUM05

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Calculadora

- Opcionais:
Propriedades da multiplicação
Calculadora virtual
A tabuada representa as quatro operações matemáticas através de tabela
Tabuada online
Jogos de tabuada
Jogos físicos com tabuada
Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a tabuada, entretanto, utilizando a propriedade associativa, portanto, eles devem ter em mãos uma calculadora que pode ser uma física, a do celular ou online. Caso os alunos não saibam como usar uma calculadora, você pode gravar um vídeo mostrando como funcionam as teclas da calculadora e enviar previamente para os alunos. Os alunos devem ter acesso à atividade via slide ou fotografia do slide. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), mostre a situação problema e compartilhe os questionamentos de forma escrita para os alunos para que eles copiem no caderno. Peça que consultem a calculadora, mas que não podem se esquecer que não podem usar a tecla do 8. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da situação problema, escrever os questionamentos e enviar via WhatsApp ou e-mail. Caso nenhuma dessas situações seja possível, imprima a atividade e a envie pela forma que sua escola está realizando a entrega. Lembre-se que esta deve ser a última opção devido ao momento de isolamento social que estamos vivenciando.
Os alunos primeiramente devem tentar responder os questionamentos da situação problema e da discussão individualmente, segundo os comandos e questionamentos enviados:
- Que outra propriedade da multiplicação também não modifica o produto final se a ordem das parcelas for alterada?
- O que vocês perceberam ao tentarem resolver a atividade sem poder usar a tecla 8?
Peça que os alunos respondam aos questionamentos no caderno e não contem como pensaram para os colegas em um primeiro momento. Ajude os alunos que apresentarem dificuldades e façam perguntas através do grande grupo ou individualmente, entretanto sem dar respostas prontas. É essencial que eles pensem e elaborem estratégias que possam explicar por eles mesmos. Dessa forma poderão compreender a utilidade da propriedade associativa nas multiplicações na tabuada.
Depois, abra a discussão e peça que os alunos compartilhem com a turma como pensaram. Organize a exposição dos alunos para que um não atropele o pensamento do outro. Você pode pedir que se inscrevam para falar fazendo uma lista do WhatsApp ou no bate papo e siga a ordem dando a palavra para os alunos que gostariam de compartilhar. No momento da apresentação, os alunos poderão disponibilizar suas conclusões via texto, fotografia ou áudio. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. O interessante é ter uma discussão bem produtiva. Anote tudo o que for discutido e, depois, compartilhe as anotações com os alunos.

Painel de discussões
Compartilhe com os alunos o painel de discussões via texto e imagens no WhatsApp. É interessante que eles consigam comparar as suas estratégias com as mostradas no painel. Deixe que os alunos compartilhem suas conclusões por fotografias, áudios ou vídeos. Dessa forma, os alunos poderão expor suas estratégias comparando-as com as que foram mostradas de forma mais clara. Pergunte se os alunos compreendam a utilidade da propriedade associativa da multiplicação. Os alunos podem compartilhar com seus colegas suas conclusões.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
A parceria com a família é bastante importante nesse momento, entretanto, devemos considerar que muitas famílias não estão conseguindo acompanhar os alunos, portanto, são sugestões.
As famílias podem incentivar os alunos a estudar a tabuada através de jogos online ou físicos como os sugeridos na adaptação.
Sugestão de leitura para a família:
Propriedades da multiplicação

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_07NUM05

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas