16590
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas I

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Números inteiros

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano

MAT7_29NUM01 /Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas I

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

Objetivos específicos

  • DIscutir com a turma diferentes formas de se representar a resolução de um problema;
  • Explorar a criatividade dos estudantes na resolução de problemas;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Solicite que os estudantes resolvam o problema por aproximadamente 5 minutos. Peça para que registrem tudo no caderno. Depois, pergunte a eles o que significa expressões como “-12 meses” e como eles fizeram para responder as perguntas que apresentam expressões do tipo. Peça também para que os que conseguiram responder o resto da atividade, que expliquem como pensaram e se a turma possui alguma dúvida sobre a atividade.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos prévios dos alunos referentes ao conteúdo a ser estudado.

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QQbBqTTUUCEQVUsuRXwQAt7MMhfpzVzbSV3mUK3tnMT3E6f4C4JekpbPVX3w/atividade-retomada-mat7-29num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kVGTcxtT8vcYAtkpJrbPNCtuWcpwXRmQ7SB4Tu5HfuzvHVHShwvP9ZCjAPnJ/resolucao-das-atividades-mat7-29num01.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Peça para que um dos estudantes leiam o texto da atividade nos slides 4 e 5. Depois, oriente os alunos que eles deverão representar suas respostas de diferentes formas, que não sejam exclusivamente o uso dos algoritmos. Por exemplo, eles poderão usar tabelas, escrever um texto sobre como pensaram, fazer desenhos e esquemas, entre outras possibilidades.

Se necessário, divida a turma em grupos, para que cada um trabalhe com um tipo de representação da resolução da atividade. Entretanto, todos deverão respondê-la.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique se há dúvidas entre a turma. Caso hajam, busque não fornecer respostas prontas, faça questionamentos que levem os alunos a pensarem matematicamente e buscarem a resolução da atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenção.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a ideia que é possível utilizar diferentes recursos e estratégias para resolver problemas sobre números inteiros.

Discuta com a turma:

  • O que significa “quitar o valor do carro novo”?
  • Roberta fez certo em trocar o carro? Ela deveria ter consultado outras lojas? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKnD7K8peAcJs6qTbVTuYdszBPVa2TzjVHetbrDPDEBEt3TqFZqE5DMDJE8k/atividade-principal-mat7-29num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kVGTcxtT8vcYAtkpJrbPNCtuWcpwXRmQ7SB4Tu5HfuzvHVHShwvP9ZCjAPnJ/resolucao-das-atividades-mat7-29num01.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Peça para que um dos estudantes leiam o texto da atividade nos slides 4 e 5. Depois, oriente os alunos que eles deverão representar suas respostas de diferentes formas, que não sejam exclusivamente o uso dos algoritmos. Por exemplo, eles poderão usar tabelas, escrever um texto sobre como pensaram, fazer desenhos e esquemas, entre outras possibilidades.

Se necessário, divida a turma em grupos, para que cada um trabalhe com um tipo de representação da resolução da atividade. Entretanto, todos deverão respondê-la.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique se há dúvidas entre a turma. Caso hajam, busque não fornecer respostas prontas, faça questionamentos que levem os alunos a pensarem matematicamente e buscarem a resolução da atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenção.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a ideia que é possível utilizar diferentes recursos e estratégias para resolver problemas sobre números inteiros.

Discuta com a turma:

  • O que significa “quitar o valor do carro novo”?
  • Roberta fez certo em trocar o carro? Ela deveria ter consultado outras lojas? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Apresente a situação do slide 6 e pergunte para a turma se há algo de errado na resolução do personagem. O mesmo esqueceu de subtrair o valor do carro atual em ambos os casos.

Depois, apresente o slide 7 e discuta com os estudantes se eles também responderam desta forma e se utilizaram outros meios para representar suas resoluções. A cada meio diferente que for levantado pelos alunos, peça para que mostre aos colegas e explique como ele fez.

Caso apareçam erros, deixe a turma à vontade para descobrí-los e discuti-los, de modo que os mesmos sejam valorizamos como chances de aprendizagem. Pergunte como os erros poderiam ter sido evitados e também como corrigí-los, de modo que toda a turma participe das discussões.

Propósito:

Discutir as diferentes resoluções trilhadas pelos alunos.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3WeQV222QrksVrhgaSdAbHDfH3UdEPMs9QJrAQNDYvbpY69KerENJrRv7gPs/guia-de-intervencao-mat7-29num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kVGTcxtT8vcYAtkpJrbPNCtuWcpwXRmQ7SB4Tu5HfuzvHVHShwvP9ZCjAPnJ/resolucao-das-atividades-mat7-29num01.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Apresente a situação do slide 6 e pergunte para a turma se há algo de errado na resolução do personagem. O mesmo esqueceu de subtrair o valor do carro atual em ambos os casos.

Depois, apresente o slide 7 e discuta com os estudantes se eles também responderam desta forma e se utilizaram outros meios para representar suas resoluções. A cada meio diferente que for levantado pelos alunos, peça para que mostre aos colegas e explique como ele fez.

Caso apareçam erros, deixe a turma à vontade para descobrí-los e discuti-los, de modo que os mesmos sejam valorizamos como chances de aprendizagem. Pergunte como os erros poderiam ter sido evitados e também como corrigí-los, de modo que toda a turma participe das discussões.

Propósito:

Discutir as diferentes resoluções trilhadas pelos alunos.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Apresente a situação do slide 6 e pergunte para a turma se há algo de errado na resolução do personagem. O mesmo esqueceu de subtrair o valor do carro atual em ambos os casos.

Depois, apresente o slide 7 e discuta com os estudantes se eles também responderam desta forma e se utilizaram outros meios para representar suas resoluções. A cada meio diferente que for levantado pelos alunos, peça para que mostre aos colegas e explique como ele fez.

Caso apareçam erros, deixe a turma à vontade para descobrí-los e discuti-los, de modo que os mesmos sejam valorizamos como chances de aprendizagem. Pergunte como os erros poderiam ter sido evitados e também como corrigí-los, de modo que toda a turma participe das discussões.

Propósito:

Discutir as diferentes resoluções trilhadas pelos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresente a fala da personagem e discuta com a turma o que acharam da aula, se apresentam dúvidas e se gostariam de mais atividades do tipo.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 10 a 11)

Orientações:

Leia o texto do slide 10 com a turma e certifique-se que todos entenderam a situação. Depois, apresente o slide 11 e peça para que eles tentem resolver a atividade individualmente.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.

Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uTsBq5br4yE53aUdB8XdukBtc38AMtXfTwTch2rmnSCnHMYPYA6Av7PFE2Yq/atividade-raio-x-mat7-29num01.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCbjMm8ZF5A3e5g6kpq3rf5mZKxCtReNUkw7URZP99MNYmN9TUY4eYCaZ5dm/atividade-complementar-mat7-29num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kVGTcxtT8vcYAtkpJrbPNCtuWcpwXRmQ7SB4Tu5HfuzvHVHShwvP9ZCjAPnJ/resolucao-das-atividades-mat7-29num01.pdf

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 10 a 11)

Orientações:

Leia o texto do slide 10 com a turma e certifique-se que todos entenderam a situação. Depois, apresente o slide 11 e peça para que eles tentem resolver a atividade individualmente.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.

Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Sobre o plano

MAT7_29NUM01 /Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas I

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

Objetivos específicos

  • DIscutir com a turma diferentes formas de se representar a resolução de um problema;
  • Explorar a criatividade dos estudantes na resolução de problemas;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Solicite que os estudantes resolvam o problema por aproximadamente 5 minutos. Peça para que registrem tudo no caderno. Depois, pergunte a eles o que significa expressões como “-12 meses” e como eles fizeram para responder as perguntas que apresentam expressões do tipo. Peça também para que os que conseguiram responder o resto da atividade, que expliquem como pensaram e se a turma possui alguma dúvida sobre a atividade.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos prévios dos alunos referentes ao conteúdo a ser estudado.

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QQbBqTTUUCEQVUsuRXwQAt7MMhfpzVzbSV3mUK3tnMT3E6f4C4JekpbPVX3w/atividade-retomada-mat7-29num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kVGTcxtT8vcYAtkpJrbPNCtuWcpwXRmQ7SB4Tu5HfuzvHVHShwvP9ZCjAPnJ/resolucao-das-atividades-mat7-29num01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Peça para que um dos estudantes leiam o texto da atividade nos slides 4 e 5. Depois, oriente os alunos que eles deverão representar suas respostas de diferentes formas, que não sejam exclusivamente o uso dos algoritmos. Por exemplo, eles poderão usar tabelas, escrever um texto sobre como pensaram, fazer desenhos e esquemas, entre outras possibilidades.

Se necessário, divida a turma em grupos, para que cada um trabalhe com um tipo de representação da resolução da atividade. Entretanto, todos deverão respondê-la.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique se há dúvidas entre a turma. Caso hajam, busque não fornecer respostas prontas, faça questionamentos que levem os alunos a pensarem matematicamente e buscarem a resolução da atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenção.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a ideia que é possível utilizar diferentes recursos e estratégias para resolver problemas sobre números inteiros.

Discuta com a turma:

  • O que significa “quitar o valor do carro novo”?
  • Roberta fez certo em trocar o carro? Ela deveria ter consultado outras lojas? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKnD7K8peAcJs6qTbVTuYdszBPVa2TzjVHetbrDPDEBEt3TqFZqE5DMDJE8k/atividade-principal-mat7-29num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kVGTcxtT8vcYAtkpJrbPNCtuWcpwXRmQ7SB4Tu5HfuzvHVHShwvP9ZCjAPnJ/resolucao-das-atividades-mat7-29num01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Peça para que um dos estudantes leiam o texto da atividade nos slides 4 e 5. Depois, oriente os alunos que eles deverão representar suas respostas de diferentes formas, que não sejam exclusivamente o uso dos algoritmos. Por exemplo, eles poderão usar tabelas, escrever um texto sobre como pensaram, fazer desenhos e esquemas, entre outras possibilidades.

Se necessário, divida a turma em grupos, para que cada um trabalhe com um tipo de representação da resolução da atividade. Entretanto, todos deverão respondê-la.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique se há dúvidas entre a turma. Caso hajam, busque não fornecer respostas prontas, faça questionamentos que levem os alunos a pensarem matematicamente e buscarem a resolução da atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenção.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a ideia que é possível utilizar diferentes recursos e estratégias para resolver problemas sobre números inteiros.

Discuta com a turma:

  • O que significa “quitar o valor do carro novo”?
  • Roberta fez certo em trocar o carro? Ela deveria ter consultado outras lojas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Apresente a situação do slide 6 e pergunte para a turma se há algo de errado na resolução do personagem. O mesmo esqueceu de subtrair o valor do carro atual em ambos os casos.

Depois, apresente o slide 7 e discuta com os estudantes se eles também responderam desta forma e se utilizaram outros meios para representar suas resoluções. A cada meio diferente que for levantado pelos alunos, peça para que mostre aos colegas e explique como ele fez.

Caso apareçam erros, deixe a turma à vontade para descobrí-los e discuti-los, de modo que os mesmos sejam valorizamos como chances de aprendizagem. Pergunte como os erros poderiam ter sido evitados e também como corrigí-los, de modo que toda a turma participe das discussões.

Propósito:

Discutir as diferentes resoluções trilhadas pelos alunos.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3WeQV222QrksVrhgaSdAbHDfH3UdEPMs9QJrAQNDYvbpY69KerENJrRv7gPs/guia-de-intervencao-mat7-29num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kVGTcxtT8vcYAtkpJrbPNCtuWcpwXRmQ7SB4Tu5HfuzvHVHShwvP9ZCjAPnJ/resolucao-das-atividades-mat7-29num01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Apresente a situação do slide 6 e pergunte para a turma se há algo de errado na resolução do personagem. O mesmo esqueceu de subtrair o valor do carro atual em ambos os casos.

Depois, apresente o slide 7 e discuta com os estudantes se eles também responderam desta forma e se utilizaram outros meios para representar suas resoluções. A cada meio diferente que for levantado pelos alunos, peça para que mostre aos colegas e explique como ele fez.

Caso apareçam erros, deixe a turma à vontade para descobrí-los e discuti-los, de modo que os mesmos sejam valorizamos como chances de aprendizagem. Pergunte como os erros poderiam ter sido evitados e também como corrigí-los, de modo que toda a turma participe das discussões.

Propósito:

Discutir as diferentes resoluções trilhadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Apresente a situação do slide 6 e pergunte para a turma se há algo de errado na resolução do personagem. O mesmo esqueceu de subtrair o valor do carro atual em ambos os casos.

Depois, apresente o slide 7 e discuta com os estudantes se eles também responderam desta forma e se utilizaram outros meios para representar suas resoluções. A cada meio diferente que for levantado pelos alunos, peça para que mostre aos colegas e explique como ele fez.

Caso apareçam erros, deixe a turma à vontade para descobrí-los e discuti-los, de modo que os mesmos sejam valorizamos como chances de aprendizagem. Pergunte como os erros poderiam ter sido evitados e também como corrigí-los, de modo que toda a turma participe das discussões.

Propósito:

Discutir as diferentes resoluções trilhadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresente a fala da personagem e discuta com a turma o que acharam da aula, se apresentam dúvidas e se gostariam de mais atividades do tipo.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 10 a 11)

Orientações:

Leia o texto do slide 10 com a turma e certifique-se que todos entenderam a situação. Depois, apresente o slide 11 e peça para que eles tentem resolver a atividade individualmente.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.

Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uTsBq5br4yE53aUdB8XdukBtc38AMtXfTwTch2rmnSCnHMYPYA6Av7PFE2Yq/atividade-raio-x-mat7-29num01.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCbjMm8ZF5A3e5g6kpq3rf5mZKxCtReNUkw7URZP99MNYmN9TUY4eYCaZ5dm/atividade-complementar-mat7-29num01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kVGTcxtT8vcYAtkpJrbPNCtuWcpwXRmQ7SB4Tu5HfuzvHVHShwvP9ZCjAPnJ/resolucao-das-atividades-mat7-29num01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (slides 10 a 11)

Orientações:

Leia o texto do slide 10 com a turma e certifique-se que todos entenderam a situação. Depois, apresente o slide 11 e peça para que eles tentem resolver a atividade individualmente.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.

Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano