Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Peça para que um dos estudantes leiam o texto da atividade nos slides 4 e 5. Depois, oriente os alunos que eles deverão representar suas respostas de diferentes formas, que não sejam exclusivamente o uso dos algoritmos. Por exemplo, eles poderão usar tabelas, escrever um texto sobre como pensaram, fazer desenhos e esquemas, entre outras possibilidades.
Se necessário, divida a turma em grupos, para que cada um trabalhe com um tipo de representação da resolução da atividade. Entretanto, todos deverão respondê-la.
Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique se há dúvidas entre a turma. Caso hajam, busque não fornecer respostas prontas, faça questionamentos que levem os alunos a pensarem matematicamente e buscarem a resolução da atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenção.
Propósito:
Trabalhar com os estudantes a ideia que é possível utilizar diferentes recursos e estratégias para resolver problemas sobre números inteiros.
Discuta com a turma:
- O que significa “quitar o valor do carro novo”?
- Roberta fez certo em trocar o carro? Ela deveria ter consultado outras lojas? Por quê?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKnD7K8peAcJs6qTbVTuYdszBPVa2TzjVHetbrDPDEBEt3TqFZqE5DMDJE8k/atividade-principal-mat7-29num01.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kVGTcxtT8vcYAtkpJrbPNCtuWcpwXRmQ7SB4Tu5HfuzvHVHShwvP9ZCjAPnJ/resolucao-das-atividades-mat7-29num01.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Peça para que um dos estudantes leiam o texto da atividade nos slides 4 e 5. Depois, oriente os alunos que eles deverão representar suas respostas de diferentes formas, que não sejam exclusivamente o uso dos algoritmos. Por exemplo, eles poderão usar tabelas, escrever um texto sobre como pensaram, fazer desenhos e esquemas, entre outras possibilidades.
Se necessário, divida a turma em grupos, para que cada um trabalhe com um tipo de representação da resolução da atividade. Entretanto, todos deverão respondê-la.
Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique se há dúvidas entre a turma. Caso hajam, busque não fornecer respostas prontas, faça questionamentos que levem os alunos a pensarem matematicamente e buscarem a resolução da atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenção.
Propósito:
Trabalhar com os estudantes a ideia que é possível utilizar diferentes recursos e estratégias para resolver problemas sobre números inteiros.
Discuta com a turma:
- O que significa “quitar o valor do carro novo”?
- Roberta fez certo em trocar o carro? Ela deveria ter consultado outras lojas? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)
Orientações:
Apresente a situação do slide 6 e pergunte para a turma se há algo de errado na resolução do personagem. O mesmo esqueceu de subtrair o valor do carro atual em ambos os casos.
Depois, apresente o slide 7 e discuta com os estudantes se eles também responderam desta forma e se utilizaram outros meios para representar suas resoluções. A cada meio diferente que for levantado pelos alunos, peça para que mostre aos colegas e explique como ele fez.
Caso apareçam erros, deixe a turma à vontade para descobrí-los e discuti-los, de modo que os mesmos sejam valorizamos como chances de aprendizagem. Pergunte como os erros poderiam ter sido evitados e também como corrigí-los, de modo que toda a turma participe das discussões.
Propósito:
Discutir as diferentes resoluções trilhadas pelos alunos.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)
Orientações:
Apresente a situação do slide 6 e pergunte para a turma se há algo de errado na resolução do personagem. O mesmo esqueceu de subtrair o valor do carro atual em ambos os casos.
Depois, apresente o slide 7 e discuta com os estudantes se eles também responderam desta forma e se utilizaram outros meios para representar suas resoluções. A cada meio diferente que for levantado pelos alunos, peça para que mostre aos colegas e explique como ele fez.
Caso apareçam erros, deixe a turma à vontade para descobrí-los e discuti-los, de modo que os mesmos sejam valorizamos como chances de aprendizagem. Pergunte como os erros poderiam ter sido evitados e também como corrigí-los, de modo que toda a turma participe das discussões.
Propósito:
Discutir as diferentes resoluções trilhadas pelos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresente a fala da personagem e discuta com a turma o que acharam da aula, se apresentam dúvidas e se gostariam de mais atividades do tipo.
Propósito:
Retomar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos (slides 10 a 11)
Orientações:
Leia o texto do slide 10 com a turma e certifique-se que todos entenderam a situação. Depois, apresente o slide 11 e peça para que eles tentem resolver a atividade individualmente.
Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.
Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.
Propósito:
Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.