16589
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Um passo-a-passo para frações

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Elaboração de um fluxograma para a resolução de problemas semelhantes

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabricio Eduardo Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

MAT7_29NUM05 / Um passo-a-passo para frações

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabricio Eduardo Ferreira

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA07) Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.

Objetivos específicos

  • Resolução de problemas semelhantes;
  • Significado de parte de um todo (fração de um todo);
  • Elaboração de fluxogramas.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Inicialmente organize os alunos em duplas para favorecer a troca de ideias e favorecer as demais atividades desta aula. Peça para um dos membros da dupla ler o primeiro balão de fala do slide 3 e para que o outro membro fazer a leitura do segundo balão. Verifique se ambos compreenderam a situação proposta e se apresentam alguma dúvida. Pode ocorrer que o aluno desconheça a função dos símbolos básicos do fluxograma.

Se for necessário repasse com os alunos a simbologia utilizada: retângulo para comandos de ação, losango para tomada de decisões e o símbolo com cantos arredondados para o final do processo. Dê alguns minutos para a dupla discutir como elaborar o fluxograma desejado (preparo do macarrão instantâneo).

Depois que os alunos finalizarem suas produções peça para que uma das duplas exponha seu fluxograma e questione sobre o uso adequado dos símbolos nele. Exiba (ou desenhe) no quadro o fluxograma do slide 4 e pergunte aos alunos se existe alguma semelhança entre o fluxograma mostrado e suas produções.

Propósito:

Familiarizar o aluno com os símbolos utilizados em um fluxograma a partir de uma situação cotidiana.

Discuta com a turma:

  • Qual o primeiro passo no preparo do macarrão? E o segundo? (Vá repetindo a pergunta para que o aluno explique o procedimento esperado).
  • Que tipo de símbolo podemos utilizar para representar uma ação? E uma tomada de decisão? Quando o processo estiver finalizado qual símbolo devemos usar?
  • Pense numa decisão que devemos levar em consideração no preparo do macarrão instantâneo?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jBvBZ7HPwvB9jKTaJnNdXnrWjUj5VRzeuzDnqGMaPFePwvFgfrbj26qgsxDG/atividade-aquecimento-mat7-29num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Inicialmente organize os alunos em duplas para favorecer a troca de ideias e favorecer as demais atividades desta aula. Peça para um dos membros da dupla ler o primeiro balão de fala do slide 3 e para que o outro membro fazer a leitura do segundo balão. Verifique se ambos compreenderam a situação proposta e se apresentam alguma dúvida. Pode ocorrer que o aluno desconheça a função dos símbolos básicos do fluxograma.

Se for necessário repasse com os alunos a simbologia utilizada: retângulo para comandos de ação, losango para tomada de decisões e o símbolo com cantos arredondados para o final do processo. Dê alguns minutos para a dupla discutir como elaborar o fluxograma desejado (preparo do macarrão instantâneo).

Depois que os alunos finalizarem suas produções peça para que uma das duplas exponha seu fluxograma e questione sobre o uso adequado dos símbolos nele. Exiba (ou desenhe) no quadro o fluxograma do slide 4 e pergunte aos alunos se existe alguma semelhança entre o fluxograma mostrado e suas produções.

Propósito:

Familiarizar o aluno com os símbolos utilizados em um fluxograma a partir de uma situação cotidiana.

Discuta com a turma:

  • Qual o primeiro passo no preparo do macarrão? E o segundo? (Vá repetindo a pergunta para que o aluno explique o procedimento esperado).
  • Que tipo de símbolo podemos utilizar para representar uma ação? E uma tomada de decisão? Quando o processo estiver finalizado qual símbolo devemos usar?
  • Pense numa decisão que devemos levar em consideração no preparo do macarrão instantâneo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que um dos alunos faça a leitura dos balões do slide 5. Aproveite a oportunidade para verificar se os alunos compreenderam adequadamente a situação proposta. Caso algum aluno não tenha entendido algo da situação esclareça a dúvida sem resolvê-la para o aluno.

Em seguida peça para outro aluno fazer a leitura dos balões do slide 6. Pergunte a turma se existem semelhanças e diferenças entre as situações propostas. Vá refinando as perguntas pedindo para que os alunos detalhem tais diferenças.

Por último faça a leitura dos comandos do slide 7 esclarecendo que os alunos também farão dois fluxogramas: um referente à primeira situação e outro mostrando as etapas da segunda situação. Dê alguns minutos para que os alunos resolvam as etapas. Enquanto isso percorra as carteiras tentando identificar as principais dificuldades e/ou erros que os alunos poderão apresentar.

Propósito:

Resolver situações envolvendo o cálculo de uma parte conhecendo o todo, do todo a partir de uma de suas partes e elaborar fluxogramas mostrando as etapas envolvidas na resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar a quantia total de dinheiro? Em quantas partes devemos dividir a figura? E quantas partes iremos considerar nesta situação? Como podemos determinar o valor de cada pedaço? E como calcular o valor das partes que estamos considerando nesta situação?
  • Como representar a fração envolvida nesta situação? Quantas partes estão sendo consideradas nesta situação? Qual o valor de todas estas partes? Como calcular o valor de cada uma das partes? Todas as partes têm o mesmo valor? E como calcular o valor total nesta situação?
  • Na primeira situação qual foi a primeira ação que você efetuou? E a segunda ação? Qual símbolo devemos utilizar para representar uma ação a ser executada? E na segunda situação? O quê você fez primeiro? E depois? Como representar o final do processo?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jy4PtesAp2Kn3s5UTbEMUCsZREzz3NRcCYEQMaXaUQ8qWksQVK8pcUERPCjH/atividade-principal-mat7-29num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que um dos alunos faça a leitura dos balões do slide 5. Aproveite a oportunidade para verificar se os alunos compreenderam adequadamente a situação proposta. Caso algum aluno não tenha entendido algo da situação esclareça a dúvida sem resolvê-la para o aluno.

Em seguida peça para outro aluno fazer a leitura dos balões do slide 6. Pergunte a turma se existem semelhanças e diferenças entre as situações propostas. Vá refinando as perguntas pedindo para que os alunos detalhem tais diferenças.

Por último faça a leitura dos comandos do slide 7 esclarecendo que os alunos também farão dois fluxogramas: um referente à primeira situação e outro mostrando as etapas da segunda situação. Dê alguns minutos para que os alunos resolvam as etapas. Enquanto isso percorra as carteiras tentando identificar as principais dificuldades e/ou erros que os alunos poderão apresentar.

Propósito:

Resolver situações envolvendo o cálculo de uma parte conhecendo o todo, do todo a partir de uma de suas partes e elaborar fluxogramas mostrando as etapas envolvidas na resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar a quantia total de dinheiro? Em quantas partes devemos dividir a figura? E quantas partes iremos considerar nesta situação? Como podemos determinar o valor de cada pedaço? E como calcular o valor das partes que estamos considerando nesta situação?
  • Como representar a fração envolvida nesta situação? Quantas partes estão sendo consideradas nesta situação? Qual o valor de todas estas partes? Como calcular o valor de cada uma das partes? Todas as partes têm o mesmo valor? E como calcular o valor total nesta situação?
  • Na primeira situação qual foi a primeira ação que você efetuou? E a segunda ação? Qual símbolo devemos utilizar para representar uma ação a ser executada? E na segunda situação? O quê você fez primeiro? E depois? Como representar o final do processo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que um dos alunos faça a leitura dos balões do slide 5. Aproveite a oportunidade para verificar se os alunos compreenderam adequadamente a situação proposta. Caso algum aluno não tenha entendido algo da situação esclareça a dúvida sem resolvê-la para o aluno.

Em seguida peça para outro aluno fazer a leitura dos balões do slide 6. Pergunte a turma se existem semelhanças e diferenças entre as situações propostas. Vá refinando as perguntas pedindo para que os alunos detalhem tais diferenças.

Por último faça a leitura dos comandos do slide 7 esclarecendo que os alunos também farão dois fluxogramas: um referente à primeira situação e outro mostrando as etapas da segunda situação. Dê alguns minutos para que os alunos resolvam as etapas. Enquanto isso percorra as carteiras tentando identificar as principais dificuldades e/ou erros que os alunos poderão apresentar.

Propósito:

Resolver situações envolvendo o cálculo de uma parte conhecendo o todo, do todo a partir de uma de suas partes e elaborar fluxogramas mostrando as etapas envolvidas na resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar a quantia total de dinheiro? Em quantas partes devemos dividir a figura? E quantas partes iremos considerar nesta situação? Como podemos determinar o valor de cada pedaço? E como calcular o valor das partes que estamos considerando nesta situação?
  • Como representar a fração envolvida nesta situação? Quantas partes estão sendo consideradas nesta situação? Qual o valor de todas estas partes? Como calcular o valor de cada uma das partes? Todas as partes têm o mesmo valor? E como calcular o valor total nesta situação?
  • Na primeira situação qual foi a primeira ação que você efetuou? E a segunda ação? Qual símbolo devemos utilizar para representar uma ação a ser executada? E na segunda situação? O quê você fez primeiro? E depois? Como representar o final do processo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 8 a 10)

Orientações:

Escolha algumas produções dos alunos (certas e erradas) para discutir com a sala como os alunos resolveram as situações propostas. Enquanto os alunos vão explicando suas produções aproveite a situação para questioná-los sobre o porquê tomaram certas atitudes. Por exemplo, se o aluno afirmar que desenhou uma barra, pergunte o quê aquela barra está representando; caso o aluno diga que dividiu a barra em 5 pedaços pergunte o quê ele desejava determinar com isto.

Caso os alunos apresentem resoluções incorretas faça perguntas que os levem a compreender qual foi o erro cometido e como corrigi-lo. Por exemplo, na segunda situação pode ocorrer que o aluno divida inicialmente 300 por 5. Neste caso algumas boas perguntas que podem ser feitas é: Você conhece o valor total nesta situação? Por quê você quis dividir 300 por 5? O quê você estava calculando com esta operação?

Lembre-se de questionar o aluno sobre os símbolos utilizados no fluxograma. Algumas perguntas que você pode fazer neste caso são: todas as ações são as mesmas? Qual o símbolo que devemos utilizar para representar esta ação? E para sinalizar o final do processo?

Propósito:

Analisar as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das situações propostas e elaboração dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Você utilizou algum desenho para auxiliar sua resolução? Como era esta figura? Ela foi dividida em partes? Quantas partes?
  • Como determinar o valor de cada parte? Que operação podemos fazer para calcular o valor de cada parte? E para saber o valor total?
  • Qual foi a primeira ação que você realizou? Qual símbolo você poderá utilizar para representá-la? E a segunda ação?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Upde9nsHHDfgnJEehm68rnXKxkebnMjvKN6MWGcwhSxJMZbQqeh5rV57uuEM/guia-de-intervencoes-mat7-29num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 8 a 10)

Orientações:

Escolha algumas produções dos alunos (certas e erradas) para discutir com a sala como os alunos resolveram as situações propostas. Enquanto os alunos vão explicando suas produções aproveite a situação para questioná-los sobre o porquê tomaram certas atitudes. Por exemplo, se o aluno afirmar que desenhou uma barra, pergunte o quê aquela barra está representando; caso o aluno diga que dividiu a barra em 5 pedaços pergunte o quê ele desejava determinar com isto.

Caso os alunos apresentem resoluções incorretas faça perguntas que os levem a compreender qual foi o erro cometido e como corrigi-lo. Por exemplo, na segunda situação pode ocorrer que o aluno divida inicialmente 300 por 5. Neste caso algumas boas perguntas que podem ser feitas é: Você conhece o valor total nesta situação? Por quê você quis dividir 300 por 5? O quê você estava calculando com esta operação?

Lembre-se de questionar o aluno sobre os símbolos utilizados no fluxograma. Algumas perguntas que você pode fazer neste caso são: todas as ações são as mesmas? Qual o símbolo que devemos utilizar para representar esta ação? E para sinalizar o final do processo?

Propósito:

Analisar as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das situações propostas e elaboração dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Você utilizou algum desenho para auxiliar sua resolução? Como era esta figura? Ela foi dividida em partes? Quantas partes?
  • Como determinar o valor de cada parte? Que operação podemos fazer para calcular o valor de cada parte? E para saber o valor total?
  • Qual foi a primeira ação que você realizou? Qual símbolo você poderá utilizar para representá-la? E a segunda ação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 8 a 10)

Orientações:

Escolha algumas produções dos alunos (certas e erradas) para discutir com a sala como os alunos resolveram as situações propostas. Enquanto os alunos vão explicando suas produções aproveite a situação para questioná-los sobre o porquê tomaram certas atitudes. Por exemplo, se o aluno afirmar que desenhou uma barra, pergunte o quê aquela barra está representando; caso o aluno diga que dividiu a barra em 5 pedaços pergunte o quê ele desejava determinar com isto.

Caso os alunos apresentem resoluções incorretas faça perguntas que os levem a compreender qual foi o erro cometido e como corrigi-lo. Por exemplo, na segunda situação pode ocorrer que o aluno divida inicialmente 300 por 5. Neste caso algumas boas perguntas que podem ser feitas é: Você conhece o valor total nesta situação? Por quê você quis dividir 300 por 5? O quê você estava calculando com esta operação?

Lembre-se de questionar o aluno sobre os símbolos utilizados no fluxograma. Algumas perguntas que você pode fazer neste caso são: todas as ações são as mesmas? Qual o símbolo que devemos utilizar para representar esta ação? E para sinalizar o final do processo?

Propósito:

Analisar as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das situações propostas e elaboração dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Você utilizou algum desenho para auxiliar sua resolução? Como era esta figura? Ela foi dividida em partes? Quantas partes?
  • Como determinar o valor de cada parte? Que operação podemos fazer para calcular o valor de cada parte? E para saber o valor total?
  • Qual foi a primeira ação que você realizou? Qual símbolo você poderá utilizar para representá-la? E a segunda ação?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Pergunte aos alunos quais foram os pontos principais realizados na aula. Depois que eles expuserem suas opiniões faça a leitura dos balões dos personagens do slide 11 e compare as respostas dos alunos com a dos personagens. Se julgar necessário peça para que os alunos anotem em seus cadernos os principais tópicos desenvolvidos na aula.

Propósito:

Formalizar as etapas desenvolvidas na aula mostrando como determinar parte de um todo e o todo a partir de uma das partes.

Discuta com a turma:

  • Na sua opinião quais foram os principais pontos desenvolvidos nesta aula?
  • Quais foram as etapas envolvidas na primeira situação? Você consegue me explicar cada uma das etapas que fizemos?
  • Explique quais foram as etapas envolvidas na segunda situação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Faça a leitura dos balões dos personagens no slide 12 mostrando aos alunos como os personagens (em conjunto) chegaram à conclusão da aula. Explique que um fluxograma é uma representação de uma sequência de ações que podem ser repetidas para obtermos um resultado semelhante. Aproveite o momento para comentar com os alunos que sempre que uma situação apresentar a mesma estrutura a sua resolução pode ser representada por meio de um fluxograma.

Propósito:

Refletir sobre a utilização de fluxograma para resolver grupos de problemas semelhantes.

Discuta com a turma:

  • Quando podemos utilizar o fluxograma desenvolvido nesta aula?
  • Quais são as condições necessárias para que utilizemos o primeiro fluxograma desta aula? E quando utilizar o segundo fluxograma?
  • Se outra pessoa utilizar o fluxograma elaborado por você ela obterá um resultado semelhante ao seu?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Esta atividade deverá ser feita individualmente e recolhida para análise pelo professor. Entregue uma cópia do enunciado da situação para cada aluno, peça para que ele leia o comando envolvido e esclareça dúvidas que possam surgir relativas à compreensão do enunciado da situação. Assim que todos alunos tiverem compreendido a situação dê alguns minutos para que eles a resolvam utilizando qualquer estratégia desenvolvida ao longo da aula. Ao término do tempo sugerido recolha as produções para verificar quais alunos desenvolveram adequadamente o objetivo proposto na aula.

Propósito:

Verificar se o aluno consegue elaborar um fluxograma mostrando as etapas da resolução de uma situação envolvendo parte/todo.

Discuta com a turma:

  • Que figura você pode utilizar para representar a quantidade total desta situação? Como a figura pode ser dividida? E quantas partes iremos considerar nesta situação?
  • Como calcular o valor de cada parte da figura? Que tipo de operação você pode utilizar? Como determinar o valor gasto sabendo o valor de cada pedaço?
  • Quais as etapas que você utilizou para resolver esta situação? Me explique cada uma das etapas. Qual símbolo você utilizará para a primeira ação? E para a segunda ação?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFeSv4fZxYjdbrq49dkvEtT6vXGcWUDhAkt8VFYth6RnpH9qenMDZqP7YAB2/atividade-raio-x-mat7-29num05.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdG7xkrffjqxHFKn6CRxuKSUHB59VCCnPNZve3ZsvsqN3tsPHzydZnc6sx3J/atividade-complementar-mat7-29num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


MAT7_29NUM05 / Um passo-a-passo para frações

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabricio Eduardo Ferreira

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA07) Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.

Objetivos específicos

  • Resolução de problemas semelhantes;
  • Significado de parte de um todo (fração de um todo);
  • Elaboração de fluxogramas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Inicialmente organize os alunos em duplas para favorecer a troca de ideias e favorecer as demais atividades desta aula. Peça para um dos membros da dupla ler o primeiro balão de fala do slide 3 e para que o outro membro fazer a leitura do segundo balão. Verifique se ambos compreenderam a situação proposta e se apresentam alguma dúvida. Pode ocorrer que o aluno desconheça a função dos símbolos básicos do fluxograma.

Se for necessário repasse com os alunos a simbologia utilizada: retângulo para comandos de ação, losango para tomada de decisões e o símbolo com cantos arredondados para o final do processo. Dê alguns minutos para a dupla discutir como elaborar o fluxograma desejado (preparo do macarrão instantâneo).

Depois que os alunos finalizarem suas produções peça para que uma das duplas exponha seu fluxograma e questione sobre o uso adequado dos símbolos nele. Exiba (ou desenhe) no quadro o fluxograma do slide 4 e pergunte aos alunos se existe alguma semelhança entre o fluxograma mostrado e suas produções.

Propósito:

Familiarizar o aluno com os símbolos utilizados em um fluxograma a partir de uma situação cotidiana.

Discuta com a turma:

  • Qual o primeiro passo no preparo do macarrão? E o segundo? (Vá repetindo a pergunta para que o aluno explique o procedimento esperado).
  • Que tipo de símbolo podemos utilizar para representar uma ação? E uma tomada de decisão? Quando o processo estiver finalizado qual símbolo devemos usar?
  • Pense numa decisão que devemos levar em consideração no preparo do macarrão instantâneo?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jBvBZ7HPwvB9jKTaJnNdXnrWjUj5VRzeuzDnqGMaPFePwvFgfrbj26qgsxDG/atividade-aquecimento-mat7-29num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Inicialmente organize os alunos em duplas para favorecer a troca de ideias e favorecer as demais atividades desta aula. Peça para um dos membros da dupla ler o primeiro balão de fala do slide 3 e para que o outro membro fazer a leitura do segundo balão. Verifique se ambos compreenderam a situação proposta e se apresentam alguma dúvida. Pode ocorrer que o aluno desconheça a função dos símbolos básicos do fluxograma.

Se for necessário repasse com os alunos a simbologia utilizada: retângulo para comandos de ação, losango para tomada de decisões e o símbolo com cantos arredondados para o final do processo. Dê alguns minutos para a dupla discutir como elaborar o fluxograma desejado (preparo do macarrão instantâneo).

Depois que os alunos finalizarem suas produções peça para que uma das duplas exponha seu fluxograma e questione sobre o uso adequado dos símbolos nele. Exiba (ou desenhe) no quadro o fluxograma do slide 4 e pergunte aos alunos se existe alguma semelhança entre o fluxograma mostrado e suas produções.

Propósito:

Familiarizar o aluno com os símbolos utilizados em um fluxograma a partir de uma situação cotidiana.

Discuta com a turma:

  • Qual o primeiro passo no preparo do macarrão? E o segundo? (Vá repetindo a pergunta para que o aluno explique o procedimento esperado).
  • Que tipo de símbolo podemos utilizar para representar uma ação? E uma tomada de decisão? Quando o processo estiver finalizado qual símbolo devemos usar?
  • Pense numa decisão que devemos levar em consideração no preparo do macarrão instantâneo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que um dos alunos faça a leitura dos balões do slide 5. Aproveite a oportunidade para verificar se os alunos compreenderam adequadamente a situação proposta. Caso algum aluno não tenha entendido algo da situação esclareça a dúvida sem resolvê-la para o aluno.

Em seguida peça para outro aluno fazer a leitura dos balões do slide 6. Pergunte a turma se existem semelhanças e diferenças entre as situações propostas. Vá refinando as perguntas pedindo para que os alunos detalhem tais diferenças.

Por último faça a leitura dos comandos do slide 7 esclarecendo que os alunos também farão dois fluxogramas: um referente à primeira situação e outro mostrando as etapas da segunda situação. Dê alguns minutos para que os alunos resolvam as etapas. Enquanto isso percorra as carteiras tentando identificar as principais dificuldades e/ou erros que os alunos poderão apresentar.

Propósito:

Resolver situações envolvendo o cálculo de uma parte conhecendo o todo, do todo a partir de uma de suas partes e elaborar fluxogramas mostrando as etapas envolvidas na resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar a quantia total de dinheiro? Em quantas partes devemos dividir a figura? E quantas partes iremos considerar nesta situação? Como podemos determinar o valor de cada pedaço? E como calcular o valor das partes que estamos considerando nesta situação?
  • Como representar a fração envolvida nesta situação? Quantas partes estão sendo consideradas nesta situação? Qual o valor de todas estas partes? Como calcular o valor de cada uma das partes? Todas as partes têm o mesmo valor? E como calcular o valor total nesta situação?
  • Na primeira situação qual foi a primeira ação que você efetuou? E a segunda ação? Qual símbolo devemos utilizar para representar uma ação a ser executada? E na segunda situação? O quê você fez primeiro? E depois? Como representar o final do processo?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jy4PtesAp2Kn3s5UTbEMUCsZREzz3NRcCYEQMaXaUQ8qWksQVK8pcUERPCjH/atividade-principal-mat7-29num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que um dos alunos faça a leitura dos balões do slide 5. Aproveite a oportunidade para verificar se os alunos compreenderam adequadamente a situação proposta. Caso algum aluno não tenha entendido algo da situação esclareça a dúvida sem resolvê-la para o aluno.

Em seguida peça para outro aluno fazer a leitura dos balões do slide 6. Pergunte a turma se existem semelhanças e diferenças entre as situações propostas. Vá refinando as perguntas pedindo para que os alunos detalhem tais diferenças.

Por último faça a leitura dos comandos do slide 7 esclarecendo que os alunos também farão dois fluxogramas: um referente à primeira situação e outro mostrando as etapas da segunda situação. Dê alguns minutos para que os alunos resolvam as etapas. Enquanto isso percorra as carteiras tentando identificar as principais dificuldades e/ou erros que os alunos poderão apresentar.

Propósito:

Resolver situações envolvendo o cálculo de uma parte conhecendo o todo, do todo a partir de uma de suas partes e elaborar fluxogramas mostrando as etapas envolvidas na resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar a quantia total de dinheiro? Em quantas partes devemos dividir a figura? E quantas partes iremos considerar nesta situação? Como podemos determinar o valor de cada pedaço? E como calcular o valor das partes que estamos considerando nesta situação?
  • Como representar a fração envolvida nesta situação? Quantas partes estão sendo consideradas nesta situação? Qual o valor de todas estas partes? Como calcular o valor de cada uma das partes? Todas as partes têm o mesmo valor? E como calcular o valor total nesta situação?
  • Na primeira situação qual foi a primeira ação que você efetuou? E a segunda ação? Qual símbolo devemos utilizar para representar uma ação a ser executada? E na segunda situação? O quê você fez primeiro? E depois? Como representar o final do processo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que um dos alunos faça a leitura dos balões do slide 5. Aproveite a oportunidade para verificar se os alunos compreenderam adequadamente a situação proposta. Caso algum aluno não tenha entendido algo da situação esclareça a dúvida sem resolvê-la para o aluno.

Em seguida peça para outro aluno fazer a leitura dos balões do slide 6. Pergunte a turma se existem semelhanças e diferenças entre as situações propostas. Vá refinando as perguntas pedindo para que os alunos detalhem tais diferenças.

Por último faça a leitura dos comandos do slide 7 esclarecendo que os alunos também farão dois fluxogramas: um referente à primeira situação e outro mostrando as etapas da segunda situação. Dê alguns minutos para que os alunos resolvam as etapas. Enquanto isso percorra as carteiras tentando identificar as principais dificuldades e/ou erros que os alunos poderão apresentar.

Propósito:

Resolver situações envolvendo o cálculo de uma parte conhecendo o todo, do todo a partir de uma de suas partes e elaborar fluxogramas mostrando as etapas envolvidas na resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar a quantia total de dinheiro? Em quantas partes devemos dividir a figura? E quantas partes iremos considerar nesta situação? Como podemos determinar o valor de cada pedaço? E como calcular o valor das partes que estamos considerando nesta situação?
  • Como representar a fração envolvida nesta situação? Quantas partes estão sendo consideradas nesta situação? Qual o valor de todas estas partes? Como calcular o valor de cada uma das partes? Todas as partes têm o mesmo valor? E como calcular o valor total nesta situação?
  • Na primeira situação qual foi a primeira ação que você efetuou? E a segunda ação? Qual símbolo devemos utilizar para representar uma ação a ser executada? E na segunda situação? O quê você fez primeiro? E depois? Como representar o final do processo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 8 a 10)

Orientações:

Escolha algumas produções dos alunos (certas e erradas) para discutir com a sala como os alunos resolveram as situações propostas. Enquanto os alunos vão explicando suas produções aproveite a situação para questioná-los sobre o porquê tomaram certas atitudes. Por exemplo, se o aluno afirmar que desenhou uma barra, pergunte o quê aquela barra está representando; caso o aluno diga que dividiu a barra em 5 pedaços pergunte o quê ele desejava determinar com isto.

Caso os alunos apresentem resoluções incorretas faça perguntas que os levem a compreender qual foi o erro cometido e como corrigi-lo. Por exemplo, na segunda situação pode ocorrer que o aluno divida inicialmente 300 por 5. Neste caso algumas boas perguntas que podem ser feitas é: Você conhece o valor total nesta situação? Por quê você quis dividir 300 por 5? O quê você estava calculando com esta operação?

Lembre-se de questionar o aluno sobre os símbolos utilizados no fluxograma. Algumas perguntas que você pode fazer neste caso são: todas as ações são as mesmas? Qual o símbolo que devemos utilizar para representar esta ação? E para sinalizar o final do processo?

Propósito:

Analisar as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das situações propostas e elaboração dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Você utilizou algum desenho para auxiliar sua resolução? Como era esta figura? Ela foi dividida em partes? Quantas partes?
  • Como determinar o valor de cada parte? Que operação podemos fazer para calcular o valor de cada parte? E para saber o valor total?
  • Qual foi a primeira ação que você realizou? Qual símbolo você poderá utilizar para representá-la? E a segunda ação?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Upde9nsHHDfgnJEehm68rnXKxkebnMjvKN6MWGcwhSxJMZbQqeh5rV57uuEM/guia-de-intervencoes-mat7-29num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 8 a 10)

Orientações:

Escolha algumas produções dos alunos (certas e erradas) para discutir com a sala como os alunos resolveram as situações propostas. Enquanto os alunos vão explicando suas produções aproveite a situação para questioná-los sobre o porquê tomaram certas atitudes. Por exemplo, se o aluno afirmar que desenhou uma barra, pergunte o quê aquela barra está representando; caso o aluno diga que dividiu a barra em 5 pedaços pergunte o quê ele desejava determinar com isto.

Caso os alunos apresentem resoluções incorretas faça perguntas que os levem a compreender qual foi o erro cometido e como corrigi-lo. Por exemplo, na segunda situação pode ocorrer que o aluno divida inicialmente 300 por 5. Neste caso algumas boas perguntas que podem ser feitas é: Você conhece o valor total nesta situação? Por quê você quis dividir 300 por 5? O quê você estava calculando com esta operação?

Lembre-se de questionar o aluno sobre os símbolos utilizados no fluxograma. Algumas perguntas que você pode fazer neste caso são: todas as ações são as mesmas? Qual o símbolo que devemos utilizar para representar esta ação? E para sinalizar o final do processo?

Propósito:

Analisar as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das situações propostas e elaboração dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Você utilizou algum desenho para auxiliar sua resolução? Como era esta figura? Ela foi dividida em partes? Quantas partes?
  • Como determinar o valor de cada parte? Que operação podemos fazer para calcular o valor de cada parte? E para saber o valor total?
  • Qual foi a primeira ação que você realizou? Qual símbolo você poderá utilizar para representá-la? E a segunda ação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 8 a 10)

Orientações:

Escolha algumas produções dos alunos (certas e erradas) para discutir com a sala como os alunos resolveram as situações propostas. Enquanto os alunos vão explicando suas produções aproveite a situação para questioná-los sobre o porquê tomaram certas atitudes. Por exemplo, se o aluno afirmar que desenhou uma barra, pergunte o quê aquela barra está representando; caso o aluno diga que dividiu a barra em 5 pedaços pergunte o quê ele desejava determinar com isto.

Caso os alunos apresentem resoluções incorretas faça perguntas que os levem a compreender qual foi o erro cometido e como corrigi-lo. Por exemplo, na segunda situação pode ocorrer que o aluno divida inicialmente 300 por 5. Neste caso algumas boas perguntas que podem ser feitas é: Você conhece o valor total nesta situação? Por quê você quis dividir 300 por 5? O quê você estava calculando com esta operação?

Lembre-se de questionar o aluno sobre os símbolos utilizados no fluxograma. Algumas perguntas que você pode fazer neste caso são: todas as ações são as mesmas? Qual o símbolo que devemos utilizar para representar esta ação? E para sinalizar o final do processo?

Propósito:

Analisar as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das situações propostas e elaboração dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Você utilizou algum desenho para auxiliar sua resolução? Como era esta figura? Ela foi dividida em partes? Quantas partes?
  • Como determinar o valor de cada parte? Que operação podemos fazer para calcular o valor de cada parte? E para saber o valor total?
  • Qual foi a primeira ação que você realizou? Qual símbolo você poderá utilizar para representá-la? E a segunda ação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Pergunte aos alunos quais foram os pontos principais realizados na aula. Depois que eles expuserem suas opiniões faça a leitura dos balões dos personagens do slide 11 e compare as respostas dos alunos com a dos personagens. Se julgar necessário peça para que os alunos anotem em seus cadernos os principais tópicos desenvolvidos na aula.

Propósito:

Formalizar as etapas desenvolvidas na aula mostrando como determinar parte de um todo e o todo a partir de uma das partes.

Discuta com a turma:

  • Na sua opinião quais foram os principais pontos desenvolvidos nesta aula?
  • Quais foram as etapas envolvidas na primeira situação? Você consegue me explicar cada uma das etapas que fizemos?
  • Explique quais foram as etapas envolvidas na segunda situação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Faça a leitura dos balões dos personagens no slide 12 mostrando aos alunos como os personagens (em conjunto) chegaram à conclusão da aula. Explique que um fluxograma é uma representação de uma sequência de ações que podem ser repetidas para obtermos um resultado semelhante. Aproveite o momento para comentar com os alunos que sempre que uma situação apresentar a mesma estrutura a sua resolução pode ser representada por meio de um fluxograma.

Propósito:

Refletir sobre a utilização de fluxograma para resolver grupos de problemas semelhantes.

Discuta com a turma:

  • Quando podemos utilizar o fluxograma desenvolvido nesta aula?
  • Quais são as condições necessárias para que utilizemos o primeiro fluxograma desta aula? E quando utilizar o segundo fluxograma?
  • Se outra pessoa utilizar o fluxograma elaborado por você ela obterá um resultado semelhante ao seu?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Esta atividade deverá ser feita individualmente e recolhida para análise pelo professor. Entregue uma cópia do enunciado da situação para cada aluno, peça para que ele leia o comando envolvido e esclareça dúvidas que possam surgir relativas à compreensão do enunciado da situação. Assim que todos alunos tiverem compreendido a situação dê alguns minutos para que eles a resolvam utilizando qualquer estratégia desenvolvida ao longo da aula. Ao término do tempo sugerido recolha as produções para verificar quais alunos desenvolveram adequadamente o objetivo proposto na aula.

Propósito:

Verificar se o aluno consegue elaborar um fluxograma mostrando as etapas da resolução de uma situação envolvendo parte/todo.

Discuta com a turma:

  • Que figura você pode utilizar para representar a quantidade total desta situação? Como a figura pode ser dividida? E quantas partes iremos considerar nesta situação?
  • Como calcular o valor de cada parte da figura? Que tipo de operação você pode utilizar? Como determinar o valor gasto sabendo o valor de cada pedaço?
  • Quais as etapas que você utilizou para resolver esta situação? Me explique cada uma das etapas. Qual símbolo você utilizará para a primeira ação? E para a segunda ação?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFeSv4fZxYjdbrq49dkvEtT6vXGcWUDhAkt8VFYth6RnpH9qenMDZqP7YAB2/atividade-raio-x-mat7-29num05.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdG7xkrffjqxHFKn6CRxuKSUHB59VCCnPNZve3ZsvsqN3tsPHzydZnc6sx3J/atividade-complementar-mat7-29num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano