Objetivo
MAT7_29NUM05 / Um passo-a-passo para frações
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabricio Eduardo Ferreira
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF07MA07) Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.
Objetivos específicos
- Resolução de problemas semelhantes;
- Significado de parte de um todo (fração de um todo);
- Elaboração de fluxogramas.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Inicialmente organize os alunos em duplas para favorecer a troca de ideias e favorecer as demais atividades desta aula. Peça para um dos membros da dupla ler o primeiro balão de fala do slide 3 e para que o outro membro fazer a leitura do segundo balão. Verifique se ambos compreenderam a situação proposta e se apresentam alguma dúvida. Pode ocorrer que o aluno desconheça a função dos símbolos básicos do fluxograma.
Se for necessário repasse com os alunos a simbologia utilizada: retângulo para comandos de ação, losango para tomada de decisões e o símbolo com cantos arredondados para o final do processo. Dê alguns minutos para a dupla discutir como elaborar o fluxograma desejado (preparo do macarrão instantâneo).
Depois que os alunos finalizarem suas produções peça para que uma das duplas exponha seu fluxograma e questione sobre o uso adequado dos símbolos nele. Exiba (ou desenhe) no quadro o fluxograma do slide 4 e pergunte aos alunos se existe alguma semelhança entre o fluxograma mostrado e suas produções.
Propósito:
Familiarizar o aluno com os símbolos utilizados em um fluxograma a partir de uma situação cotidiana.
Discuta com a turma:
- Qual o primeiro passo no preparo do macarrão? E o segundo? (Vá repetindo a pergunta para que o aluno explique o procedimento esperado).
- Que tipo de símbolo podemos utilizar para representar uma ação? E uma tomada de decisão? Quando o processo estiver finalizado qual símbolo devemos usar?
- Pense numa decisão que devemos levar em consideração no preparo do macarrão instantâneo?
Materiais complementares:
Atividade aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jBvBZ7HPwvB9jKTaJnNdXnrWjUj5VRzeuzDnqGMaPFePwvFgfrbj26qgsxDG/atividade-aquecimento-mat7-29num05.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Inicialmente organize os alunos em duplas para favorecer a troca de ideias e favorecer as demais atividades desta aula. Peça para um dos membros da dupla ler o primeiro balão de fala do slide 3 e para que o outro membro fazer a leitura do segundo balão. Verifique se ambos compreenderam a situação proposta e se apresentam alguma dúvida. Pode ocorrer que o aluno desconheça a função dos símbolos básicos do fluxograma.
Se for necessário repasse com os alunos a simbologia utilizada: retângulo para comandos de ação, losango para tomada de decisões e o símbolo com cantos arredondados para o final do processo. Dê alguns minutos para a dupla discutir como elaborar o fluxograma desejado (preparo do macarrão instantâneo).
Depois que os alunos finalizarem suas produções peça para que uma das duplas exponha seu fluxograma e questione sobre o uso adequado dos símbolos nele. Exiba (ou desenhe) no quadro o fluxograma do slide 4 e pergunte aos alunos se existe alguma semelhança entre o fluxograma mostrado e suas produções.
Propósito:
Familiarizar o aluno com os símbolos utilizados em um fluxograma a partir de uma situação cotidiana.
Discuta com a turma:
- Qual o primeiro passo no preparo do macarrão? E o segundo? (Vá repetindo a pergunta para que o aluno explique o procedimento esperado).
- Que tipo de símbolo podemos utilizar para representar uma ação? E uma tomada de decisão? Quando o processo estiver finalizado qual símbolo devemos usar?
- Pense numa decisão que devemos levar em consideração no preparo do macarrão instantâneo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 7)
Orientações:
Solicite que um dos alunos faça a leitura dos balões do slide 5. Aproveite a oportunidade para verificar se os alunos compreenderam adequadamente a situação proposta. Caso algum aluno não tenha entendido algo da situação esclareça a dúvida sem resolvê-la para o aluno.
Em seguida peça para outro aluno fazer a leitura dos balões do slide 6. Pergunte a turma se existem semelhanças e diferenças entre as situações propostas. Vá refinando as perguntas pedindo para que os alunos detalhem tais diferenças.
Por último faça a leitura dos comandos do slide 7 esclarecendo que os alunos também farão dois fluxogramas: um referente à primeira situação e outro mostrando as etapas da segunda situação. Dê alguns minutos para que os alunos resolvam as etapas. Enquanto isso percorra as carteiras tentando identificar as principais dificuldades e/ou erros que os alunos poderão apresentar.
Propósito:
Resolver situações envolvendo o cálculo de uma parte conhecendo o todo, do todo a partir de uma de suas partes e elaborar fluxogramas mostrando as etapas envolvidas na resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos representar a quantia total de dinheiro? Em quantas partes devemos dividir a figura? E quantas partes iremos considerar nesta situação? Como podemos determinar o valor de cada pedaço? E como calcular o valor das partes que estamos considerando nesta situação?
- Como representar a fração envolvida nesta situação? Quantas partes estão sendo consideradas nesta situação? Qual o valor de todas estas partes? Como calcular o valor de cada uma das partes? Todas as partes têm o mesmo valor? E como calcular o valor total nesta situação?
- Na primeira situação qual foi a primeira ação que você efetuou? E a segunda ação? Qual símbolo devemos utilizar para representar uma ação a ser executada? E na segunda situação? O quê você fez primeiro? E depois? Como representar o final do processo?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jy4PtesAp2Kn3s5UTbEMUCsZREzz3NRcCYEQMaXaUQ8qWksQVK8pcUERPCjH/atividade-principal-mat7-29num05.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 7)
Orientações:
Solicite que um dos alunos faça a leitura dos balões do slide 5. Aproveite a oportunidade para verificar se os alunos compreenderam adequadamente a situação proposta. Caso algum aluno não tenha entendido algo da situação esclareça a dúvida sem resolvê-la para o aluno.
Em seguida peça para outro aluno fazer a leitura dos balões do slide 6. Pergunte a turma se existem semelhanças e diferenças entre as situações propostas. Vá refinando as perguntas pedindo para que os alunos detalhem tais diferenças.
Por último faça a leitura dos comandos do slide 7 esclarecendo que os alunos também farão dois fluxogramas: um referente à primeira situação e outro mostrando as etapas da segunda situação. Dê alguns minutos para que os alunos resolvam as etapas. Enquanto isso percorra as carteiras tentando identificar as principais dificuldades e/ou erros que os alunos poderão apresentar.
Propósito:
Resolver situações envolvendo o cálculo de uma parte conhecendo o todo, do todo a partir de uma de suas partes e elaborar fluxogramas mostrando as etapas envolvidas na resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos representar a quantia total de dinheiro? Em quantas partes devemos dividir a figura? E quantas partes iremos considerar nesta situação? Como podemos determinar o valor de cada pedaço? E como calcular o valor das partes que estamos considerando nesta situação?
- Como representar a fração envolvida nesta situação? Quantas partes estão sendo consideradas nesta situação? Qual o valor de todas estas partes? Como calcular o valor de cada uma das partes? Todas as partes têm o mesmo valor? E como calcular o valor total nesta situação?
- Na primeira situação qual foi a primeira ação que você efetuou? E a segunda ação? Qual símbolo devemos utilizar para representar uma ação a ser executada? E na segunda situação? O quê você fez primeiro? E depois? Como representar o final do processo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5 a 7)
Orientações:
Solicite que um dos alunos faça a leitura dos balões do slide 5. Aproveite a oportunidade para verificar se os alunos compreenderam adequadamente a situação proposta. Caso algum aluno não tenha entendido algo da situação esclareça a dúvida sem resolvê-la para o aluno.
Em seguida peça para outro aluno fazer a leitura dos balões do slide 6. Pergunte a turma se existem semelhanças e diferenças entre as situações propostas. Vá refinando as perguntas pedindo para que os alunos detalhem tais diferenças.
Por último faça a leitura dos comandos do slide 7 esclarecendo que os alunos também farão dois fluxogramas: um referente à primeira situação e outro mostrando as etapas da segunda situação. Dê alguns minutos para que os alunos resolvam as etapas. Enquanto isso percorra as carteiras tentando identificar as principais dificuldades e/ou erros que os alunos poderão apresentar.
Propósito:
Resolver situações envolvendo o cálculo de uma parte conhecendo o todo, do todo a partir de uma de suas partes e elaborar fluxogramas mostrando as etapas envolvidas na resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos representar a quantia total de dinheiro? Em quantas partes devemos dividir a figura? E quantas partes iremos considerar nesta situação? Como podemos determinar o valor de cada pedaço? E como calcular o valor das partes que estamos considerando nesta situação?
- Como representar a fração envolvida nesta situação? Quantas partes estão sendo consideradas nesta situação? Qual o valor de todas estas partes? Como calcular o valor de cada uma das partes? Todas as partes têm o mesmo valor? E como calcular o valor total nesta situação?
- Na primeira situação qual foi a primeira ação que você efetuou? E a segunda ação? Qual símbolo devemos utilizar para representar uma ação a ser executada? E na segunda situação? O quê você fez primeiro? E depois? Como representar o final do processo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 8 a 10)
Orientações:
Escolha algumas produções dos alunos (certas e erradas) para discutir com a sala como os alunos resolveram as situações propostas. Enquanto os alunos vão explicando suas produções aproveite a situação para questioná-los sobre o porquê tomaram certas atitudes. Por exemplo, se o aluno afirmar que desenhou uma barra, pergunte o quê aquela barra está representando; caso o aluno diga que dividiu a barra em 5 pedaços pergunte o quê ele desejava determinar com isto.
Caso os alunos apresentem resoluções incorretas faça perguntas que os levem a compreender qual foi o erro cometido e como corrigi-lo. Por exemplo, na segunda situação pode ocorrer que o aluno divida inicialmente 300 por 5. Neste caso algumas boas perguntas que podem ser feitas é: Você conhece o valor total nesta situação? Por quê você quis dividir 300 por 5? O quê você estava calculando com esta operação?
Lembre-se de questionar o aluno sobre os símbolos utilizados no fluxograma. Algumas perguntas que você pode fazer neste caso são: todas as ações são as mesmas? Qual o símbolo que devemos utilizar para representar esta ação? E para sinalizar o final do processo?
Propósito:
Analisar as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das situações propostas e elaboração dos fluxogramas.
Discuta com a turma:
- Você utilizou algum desenho para auxiliar sua resolução? Como era esta figura? Ela foi dividida em partes? Quantas partes?
- Como determinar o valor de cada parte? Que operação podemos fazer para calcular o valor de cada parte? E para saber o valor total?
- Qual foi a primeira ação que você realizou? Qual símbolo você poderá utilizar para representá-la? E a segunda ação?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Upde9nsHHDfgnJEehm68rnXKxkebnMjvKN6MWGcwhSxJMZbQqeh5rV57uuEM/guia-de-intervencoes-mat7-29num05.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 8 a 10)
Orientações:
Escolha algumas produções dos alunos (certas e erradas) para discutir com a sala como os alunos resolveram as situações propostas. Enquanto os alunos vão explicando suas produções aproveite a situação para questioná-los sobre o porquê tomaram certas atitudes. Por exemplo, se o aluno afirmar que desenhou uma barra, pergunte o quê aquela barra está representando; caso o aluno diga que dividiu a barra em 5 pedaços pergunte o quê ele desejava determinar com isto.
Caso os alunos apresentem resoluções incorretas faça perguntas que os levem a compreender qual foi o erro cometido e como corrigi-lo. Por exemplo, na segunda situação pode ocorrer que o aluno divida inicialmente 300 por 5. Neste caso algumas boas perguntas que podem ser feitas é: Você conhece o valor total nesta situação? Por quê você quis dividir 300 por 5? O quê você estava calculando com esta operação?
Lembre-se de questionar o aluno sobre os símbolos utilizados no fluxograma. Algumas perguntas que você pode fazer neste caso são: todas as ações são as mesmas? Qual o símbolo que devemos utilizar para representar esta ação? E para sinalizar o final do processo?
Propósito:
Analisar as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das situações propostas e elaboração dos fluxogramas.
Discuta com a turma:
- Você utilizou algum desenho para auxiliar sua resolução? Como era esta figura? Ela foi dividida em partes? Quantas partes?
- Como determinar o valor de cada parte? Que operação podemos fazer para calcular o valor de cada parte? E para saber o valor total?
- Qual foi a primeira ação que você realizou? Qual símbolo você poderá utilizar para representá-la? E a segunda ação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 8 a 10)
Orientações:
Escolha algumas produções dos alunos (certas e erradas) para discutir com a sala como os alunos resolveram as situações propostas. Enquanto os alunos vão explicando suas produções aproveite a situação para questioná-los sobre o porquê tomaram certas atitudes. Por exemplo, se o aluno afirmar que desenhou uma barra, pergunte o quê aquela barra está representando; caso o aluno diga que dividiu a barra em 5 pedaços pergunte o quê ele desejava determinar com isto.
Caso os alunos apresentem resoluções incorretas faça perguntas que os levem a compreender qual foi o erro cometido e como corrigi-lo. Por exemplo, na segunda situação pode ocorrer que o aluno divida inicialmente 300 por 5. Neste caso algumas boas perguntas que podem ser feitas é: Você conhece o valor total nesta situação? Por quê você quis dividir 300 por 5? O quê você estava calculando com esta operação?
Lembre-se de questionar o aluno sobre os símbolos utilizados no fluxograma. Algumas perguntas que você pode fazer neste caso são: todas as ações são as mesmas? Qual o símbolo que devemos utilizar para representar esta ação? E para sinalizar o final do processo?
Propósito:
Analisar as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das situações propostas e elaboração dos fluxogramas.
Discuta com a turma:
- Você utilizou algum desenho para auxiliar sua resolução? Como era esta figura? Ela foi dividida em partes? Quantas partes?
- Como determinar o valor de cada parte? Que operação podemos fazer para calcular o valor de cada parte? E para saber o valor total?
- Qual foi a primeira ação que você realizou? Qual símbolo você poderá utilizar para representá-la? E a segunda ação?
Sistematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Pergunte aos alunos quais foram os pontos principais realizados na aula. Depois que eles expuserem suas opiniões faça a leitura dos balões dos personagens do slide 11 e compare as respostas dos alunos com a dos personagens. Se julgar necessário peça para que os alunos anotem em seus cadernos os principais tópicos desenvolvidos na aula.
Propósito:
Formalizar as etapas desenvolvidas na aula mostrando como determinar parte de um todo e o todo a partir de uma das partes.
Discuta com a turma:
- Na sua opinião quais foram os principais pontos desenvolvidos nesta aula?
- Quais foram as etapas envolvidas na primeira situação? Você consegue me explicar cada uma das etapas que fizemos?
- Explique quais foram as etapas envolvidas na segunda situação.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Faça a leitura dos balões dos personagens no slide 12 mostrando aos alunos como os personagens (em conjunto) chegaram à conclusão da aula. Explique que um fluxograma é uma representação de uma sequência de ações que podem ser repetidas para obtermos um resultado semelhante. Aproveite o momento para comentar com os alunos que sempre que uma situação apresentar a mesma estrutura a sua resolução pode ser representada por meio de um fluxograma.
Propósito:
Refletir sobre a utilização de fluxograma para resolver grupos de problemas semelhantes.
Discuta com a turma:
- Quando podemos utilizar o fluxograma desenvolvido nesta aula?
- Quais são as condições necessárias para que utilizemos o primeiro fluxograma desta aula? E quando utilizar o segundo fluxograma?
- Se outra pessoa utilizar o fluxograma elaborado por você ela obterá um resultado semelhante ao seu?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Esta atividade deverá ser feita individualmente e recolhida para análise pelo professor. Entregue uma cópia do enunciado da situação para cada aluno, peça para que ele leia o comando envolvido e esclareça dúvidas que possam surgir relativas à compreensão do enunciado da situação. Assim que todos alunos tiverem compreendido a situação dê alguns minutos para que eles a resolvam utilizando qualquer estratégia desenvolvida ao longo da aula. Ao término do tempo sugerido recolha as produções para verificar quais alunos desenvolveram adequadamente o objetivo proposto na aula.
Propósito:
Verificar se o aluno consegue elaborar um fluxograma mostrando as etapas da resolução de uma situação envolvendo parte/todo.
Discuta com a turma:
- Que figura você pode utilizar para representar a quantidade total desta situação? Como a figura pode ser dividida? E quantas partes iremos considerar nesta situação?
- Como calcular o valor de cada parte da figura? Que tipo de operação você pode utilizar? Como determinar o valor gasto sabendo o valor de cada pedaço?
- Quais as etapas que você utilizou para resolver esta situação? Me explique cada uma das etapas. Qual símbolo você utilizará para a primeira ação? E para a segunda ação?
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFeSv4fZxYjdbrq49dkvEtT6vXGcWUDhAkt8VFYth6RnpH9qenMDZqP7YAB2/atividade-raio-x-mat7-29num05.pdf
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdG7xkrffjqxHFKn6CRxuKSUHB59VCCnPNZve3ZsvsqN3tsPHzydZnc6sx3J/atividade-complementar-mat7-29num05.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AtrBXm9k6nevSrUHXTXdp9n5bmC6CAUTvJ3Uz4dFw4bCS7NknaHh2g4ba8Sn/resolucao-das-atividades-mat7-29num05.pdf