16587
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Uma sequência na torre de pares

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre sequência recursiva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Simone de Albuquerque,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_27ALG04

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, régua, WhatsApp
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen, Loon

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal

Aquecimento
Solicitar que os alunos criem uma sequência de 4 quadrados com o auxílio de uma malha quadriculada, indicando a regra que define tal sequência.

Atividade principal
Fotografe o triângulo de números pares da atividade principal e encaminhe para os alunos pelo WhatsApp. Indique que eles construam o fluxograma que calculem a soma dos elementos de cada linha do triângulo e postem uma foto de suas soluções. Para que os alunos escrevam a representação algébrica do próximo termo da sequência você pode propor as seguintes questões:
     1. Como cada novo termo da linha seguinte é formado?
     2. Este novo termo depende do termo anterior?
     3. Represente algebricamente o termo seguinte.
Você pode utilizar o arquivo de Apresentações dessa aula com os aplicativos Mobizen ou Loon para gravar as suas explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet, disponibilize esta adaptação impressa, a partir dos documentos de impressão deste plano de aula, e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.

Discussão das soluções
A partir dos registros compartilhados pelos alunos via WhatsApp, identifique mais de um tipo de solução demonstrando as duas possibilidades de resposta apresentadas na resolução desta atividade.

Sistematização
xxxxx

Encerramento
xxxxx

Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares. Ele pode ser utilizado também como monitoramento da aprendizagem dos alunos no decorrer desta unidade.

Convite às famílias
Nesta atividade indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Carina do Espirito Santo


Código: MAT8_27ALG04

(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas