16584
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Quanto vale a parte desejada?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Elaboração de um modelo de resolução de problemas semelhantes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabricio Eduardo Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_29NUM03

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - grupo de alunos no Whatsapp
     - Guia de Intervenção, Clique no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztKsZWZKpUFNMvbRj4Vse2TzUXh2pMMJkrYcNUNujR6xhwBehRnJkrFRnphS/guia-de-intervencoes-mat7-29num03.pdf

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet
     - Zoom
     - Padlet
     - Jamboard
     - Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Atividade principal
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema e os vídeos “Introdução às frações“ - Khan Academy, disponível no link: https://youtu.be/WyV_CgtoBls (acesso em 29 de jun 2020) e
Porcentagem de um número inteiro“ - Khan Academy, disponível no link: https://youtu.be/2dsV6pp_yFE (acesso em 29 de jun 2020). Professor, esses vídeos abordam a função das partes fracionárias em relação ao todo, esclarecendo conceitos básicos relacionados aos problemas dessa Atividade. Caso não tenham acesso a computador ou Tablet, envie uma foto dos problemas via WhatsApp e solicite que os alunos reproduzam no caderno. Nessa Atividade você vai trabalhar com duas situações-problema, o que favorece o trabalho em grupos colaborativos, com 3 ou 4 participantes, a interação pode ser feita via chamada de grupo pelo whatsapp, Meet ou Zoom. Oriente os alunos para que leiam os problemas do Paulinho e da Patrícia, discutam sobre o que entenderam das situações e elaborem uma estratégia para ajudar os personagens a solucionar seus problemas. Eles poderão desenhar uma figura, utilizar um diagrama ou até mesmo efetuar algumas operações se assim desejarem. Solicite aos que alunos que fotografem ou filmem suas estratégias e respostas, nas suas diversas etapas, para compartilhar com a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
Professor, as orientações feitas na 2ª parte do Guia de Intervenção serão úteis na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que os alunos compartilhem sua respostas, seja por áudio, vídeo ou fotos se a aula for síncrona, ou por meio de um painel interativo, utilizando o Padlet ou o Jamboard, por exemplo, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias que podem ser utilizadas para chegar às soluções, é um momento favorável para interação e troca de conhecimentos visto que os problemas envolvem situações comuns ao dia-a-dia das famílias. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem não ser professores de matemática e estarem envolvidos com outros preocupações.

Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet


Código: MAT7_29NUM03

(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas