Resolução das atividades
Plano de Aula
Plano de aula: Variações de temperatura e o aquecimento global
Plano 7 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ler, interpretar e representar dados em gráficos e tabelas
Por: Eliane Zanin
Descrição
Sobre o Plano - MAT4_27PES07 / Variações de temperatura e o aquecimento global
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.
Objetivos específicos
- Comparar a temperatura em diferentes regiões brasileiras e reconhecer o impacto ambiental ocasionado pelo seu aumento.
- Compreender símbolos e conceitos de calor, sensação térmica, e de temperatura mínima e máxima;
- Interpretar dados de variações de temperatura em tabela.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Comparar a temperatura em diferentes regiões brasileiras e reconhecer o impacto ambiental ocasionado pelo seu aumento.
- Compreender símbolos e conceitos de calor, sensação térmica, e de temperatura mínima e máxima;
- Interpretar dados de variações de temperatura em tabela.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete esta imagem ou imprima-a para os alunos. A impressão do mapa, é desejável somente em caso de você não tiver a disponibilidade de projetor. Esta atividade de retomada é somente oral. Pergunte se eles já viram a previsão de tempo pela televisão. Diga que é comum a transmissão em jornais e noticiários da previsão do tempo e da temperatura pelas principais cidades do Brasil. Aproveite as perguntas sugeridas abaixo, explore a imagem e promova um diálogo acerca dos conceitos que envolvem temperatura. Aqui não é esperado que os alunos saibam tudo sobre os conceitos. Diga-lhes que nesta aula, serão abordados novos conceitos que envolvem temperatura.
Propósito: Retomar conceitos que envolvem temperatura.
Discuta com a turma:
- Você já viu a previsão do tempo na TV?
- É importante sabermos a previsão do tempo em nossa região? Para que serve essa informação?
- O que a repórter quer dizer com “faz muito calor”?
- E o que ela quer dizer com “as temperaturas ficam abaixo de zero”?
- O que significa estes símbolos que aparecem no mapa? E estas letras?
- Onde está localizado o nosso estado? Em que região fica? É possível identificar como está o tempo aqui, olhando este mapa?
- Qual é o instrumento usado para medir a temperatura do ambiente?
- Você já ouviu falar em sensação térmica?
- E temperatura mínima? E máxima?
Materiais complementares:
Atividade retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hfBt4M3qvRvDM6VdmPErb3JZcXFmeyZCm5qHS6PVrt8RDV59z8paBVgfxCT2/atividade-retomada-mat4-27pes07.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientações:
Para abordar a linguagem usual e a simbologia que envolvem a temperatura e previsão do tempo, projete o slide 4 ou desenhe o conteúdo no quadro e verbalize a fala do personagem. Faça as perguntas abaixo e ouça o que sabem sobre o assunto. Esclareça que a seta vermelha para cima indica a temperatura máxima e a seta cinza para baixo indica a temperatura mínima.
Explique que a temperatura máxima, é a temperatura mais alta que pode chegar no dia, e a mínima é a mais baixa. Sobre a sensação térmica explique que é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, e que pode diferir da temperatura real. Isto ocorre pela transferência de calor entre o corpo e o ar, envolvendo a umidade, a densidade e a velocidade do vento. Essa sensação aparente acontece na pele.
De uma maneira bem simples, dê exemplo de após um banho, onde é normal que se sinta um pouco de frio, pois a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que há sensação de frio quando estamos molhados.
Depois de trabalhar os conceitos de temperatura mínima e máxima, ensine-os a calcular a variação, encontrando a diferença entre elas Você pode consultar as temperaturas da sua cidade e exemplificar à partir delas, usando os dados reais da sua região região.
Depois, divida os alunos em duplas e entregue as atividades impressas (slides 5 e 6). Eles devem analisar as temperaturas na tabela e calcular a variação, para preencher a segunda tabela. A última pergunta da atividade servirá para iniciar um debate sobre a influência do aquecimento global na variação da temperatura no mundo, especificamente nas regiões brasileiras, fazendo uma ponte com os conteúdos de Ciências.
Por isso, peça que as duplas conversem entre si e diga que na discussão das soluções, apresentarão suas ideias. Enquanto eles realizam a atividade, caminhe entre as duplas, perceba o desempenho de cada uma, para depois aproveitar as ideias na discussão.
Consulte o guia de intervenções e use as sugestões conforme a necessidade da sua turma.
Propósito: Familiarizar os alunos com a linguagem usual e simbologia que envolve a temperatura e previsão de tempo, e calcular variação de temperatura.
Discuta com a turma:
- O que quer dizer temperatura máxima? E mínima?
- O que significam as setas?
- O que quer dizer sensação térmica?
- O que significa os símbolos, a nuvem, o raio e o sol?
- Vocês já viram outros tipos de símbolos que são usados para falar sobre o tempo meteorológico?
- Como podemos calcular a variação de temperatura?
- Como está a temperatura da nossa região hoje?
- Você acha que o modo como o ser humano lida com o meio ambiente pode afetar o clima?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2R3Z47TS7ABhVfBxhN8Kjshze5dcpfXpHAjjt7jzMejgntYAvSVZy3c6VPEF/atividade-principal-mat4-27pes07.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pNfMRvG499pN55S5Rk6SyAeAzbSSGf6dHa5bH4sWW4dwu8RyFxfA56ZD3q2T/resolucao-das-atividades-mat4-27pes07.pdf
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sxpQGZ7hTkrVCx49R8Y3P7rXpgbGFNMzQvyjuXYSXtfSSKHHGpWCepQE8uWc/guia-de-intervencao-mat4-27pes07.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientações:
Para abordar a linguagem usual e a simbologia que envolvem a temperatura e previsão do tempo, projete o slide 4 ou desenhe o conteúdo no quadro e verbalize a fala do personagem. Faça as perguntas abaixo e ouça o que sabem sobre o assunto. Esclareça que a seta vermelha para cima indica a temperatura máxima e a seta cinza para baixo indica a temperatura mínima.
Explique que a temperatura máxima, é a temperatura mais alta que pode chegar no dia, e a mínima é a mais baixa. Sobre a sensação térmica explique que é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, e que pode diferir da temperatura real. Isto ocorre pela transferência de calor entre o corpo e o ar, envolvendo a umidade, a densidade e a velocidade do vento. Essa sensação aparente acontece na pele.
De uma maneira bem simples, dê exemplo de após um banho, onde é normal que se sinta um pouco de frio, pois a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que há sensação de frio quando estamos molhados.
Depois de trabalhar os conceitos de temperatura mínima e máxima, ensine-os a calcular a variação, encontrando a diferença entre elas Você pode consultar as temperaturas da sua cidade e exemplificar à partir delas, usando os dados reais da sua região região.
Depois, divida os alunos em duplas e entregue as atividades impressas (slides 5 e 6). Eles devem analisar as temperaturas na tabela e calcular a variação, para preencher a segunda tabela. A última pergunta da atividade servirá para iniciar um debate sobre a influência do aquecimento global na variação da temperatura no mundo, especificamente nas regiões brasileiras, fazendo uma ponte com os conteúdos de Ciências.
Por isso, peça que as duplas conversem entre si e diga que na discussão das soluções, apresentarão suas ideias. Enquanto eles realizam a atividade, caminhe entre as duplas, perceba o desempenho de cada uma, para depois aproveitar as ideias na discussão.
Consulte o guia de intervenções e use as sugestões conforme a necessidade da sua turma.
Propósito: Familiarizar os alunos com a linguagem usual e simbologia que envolve a temperatura e previsão de tempo, e calcular variação de temperatura.
Discuta com a turma:
- O que quer dizer temperatura máxima? E mínima?
- O que significam as setas?
- O que quer dizer sensação térmica?
- O que significa os símbolos, a nuvem, o raio e o sol?
- Vocês já viram outros tipos de símbolos que são usados para falar sobre o tempo meteorológico?
- Como podemos calcular a variação de temperatura?
- Como está a temperatura da nossa região hoje?
- Você acha que o modo como o ser humano lida com o meio ambiente pode afetar o clima?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientações:
Para abordar a linguagem usual e a simbologia que envolvem a temperatura e previsão do tempo, projete o slide 4 ou desenhe o conteúdo no quadro e verbalize a fala do personagem. Faça as perguntas abaixo e ouça o que sabem sobre o assunto. Esclareça que a seta vermelha para cima indica a temperatura máxima e a seta cinza para baixo indica a temperatura mínima.
Explique que a temperatura máxima, é a temperatura mais alta que pode chegar no dia, e a mínima é a mais baixa. Sobre a sensação térmica explique que é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, e que pode diferir da temperatura real. Isto ocorre pela transferência de calor entre o corpo e o ar, envolvendo a umidade, a densidade e a velocidade do vento. Essa sensação aparente acontece na pele.
De uma maneira bem simples, dê exemplo de após um banho, onde é normal que se sinta um pouco de frio, pois a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que há sensação de frio quando estamos molhados.
Depois de trabalhar os conceitos de temperatura mínima e máxima, ensine-os a calcular a variação, encontrando a diferença entre elas Você pode consultar as temperaturas da sua cidade e exemplificar à partir delas, usando os dados reais da sua região região.
Depois, divida os alunos em duplas e entregue as atividades impressas (slides 5 e 6). Eles devem analisar as temperaturas na tabela e calcular a variação, para preencher a segunda tabela. A última pergunta da atividade servirá para iniciar um debate sobre a influência do aquecimento global na variação da temperatura no mundo, especificamente nas regiões brasileiras, fazendo uma ponte com os conteúdos de Ciências.
Por isso, peça que as duplas conversem entre si e diga que na discussão das soluções, apresentarão suas ideias. Enquanto eles realizam a atividade, caminhe entre as duplas, perceba o desempenho de cada uma, para depois aproveitar as ideias na discussão.
Consulte o guia de intervenções e use as sugestões conforme a necessidade da sua turma.
Propósito: Familiarizar os alunos com a linguagem usual e simbologia que envolve a temperatura e previsão de tempo, e calcular variação de temperatura.
Discuta com a turma:
- O que quer dizer temperatura máxima? E mínima?
- O que significam as setas?
- O que quer dizer sensação térmica?
- O que significa os símbolos, a nuvem, o raio e o sol?
- Vocês já viram outros tipos de símbolos que são usados para falar sobre o tempo meteorológico?
- Como podemos calcular a variação de temperatura?
- Como está a temperatura da nossa região hoje?
- Você acha que o modo como o ser humano lida com o meio ambiente pode afetar o clima?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientações:
Para abordar a linguagem usual e a simbologia que envolvem a temperatura e previsão do tempo, projete o slide 4 ou desenhe o conteúdo no quadro e verbalize a fala do personagem. Faça as perguntas abaixo e ouça o que sabem sobre o assunto. Esclareça que a seta vermelha para cima indica a temperatura máxima e a seta cinza para baixo indica a temperatura mínima.
Explique que a temperatura máxima, é a temperatura mais alta que pode chegar no dia, e a mínima é a mais baixa. Sobre a sensação térmica explique que é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, e que pode diferir da temperatura real. Isto ocorre pela transferência de calor entre o corpo e o ar, envolvendo a umidade, a densidade e a velocidade do vento. Essa sensação aparente acontece na pele.
De uma maneira bem simples, dê exemplo de após um banho, onde é normal que se sinta um pouco de frio, pois a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que há sensação de frio quando estamos molhados.
Depois de trabalhar os conceitos de temperatura mínima e máxima, ensine-os a calcular a variação, encontrando a diferença entre elas Você pode consultar as temperaturas da sua cidade e exemplificar à partir delas, usando os dados reais da sua região região.
Depois, divida os alunos em duplas e entregue as atividades impressas (slides 5 e 6). Eles devem analisar as temperaturas na tabela e calcular a variação, para preencher a segunda tabela. A última pergunta da atividade servirá para iniciar um debate sobre a influência do aquecimento global na variação da temperatura no mundo, especificamente nas regiões brasileiras, fazendo uma ponte com os conteúdos de Ciências.
Por isso, peça que as duplas conversem entre si e diga que na discussão das soluções, apresentarão suas ideias. Enquanto eles realizam a atividade, caminhe entre as duplas, perceba o desempenho de cada uma, para depois aproveitar as ideias na discussão.
Consulte o guia de intervenções e use as sugestões conforme a necessidade da sua turma.
Propósito: Familiarizar os alunos com a linguagem usual e simbologia que envolve a temperatura e previsão de tempo, e calcular variação de temperatura.
Discuta com a turma:
- O que quer dizer temperatura máxima? E mínima?
- O que significam as setas?
- O que quer dizer sensação térmica?
- O que significa os símbolos, a nuvem, o raio e o sol?
- Vocês já viram outros tipos de símbolos que são usados para falar sobre o tempo meteorológico?
- Como podemos calcular a variação de temperatura?
- Como está a temperatura da nossa região hoje?
- Você acha que o modo como o ser humano lida com o meio ambiente pode afetar o clima?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientações:
Peça que alguma dupla apresente as respostas fechadas. Faça comparações e veja se tem alguma resposta diferente na turma. Aproveite esse momento e as resoluções da atividade para abordar as diferentes temperaturas entre as regiões do Brasil. O ideal é usar um mapa político como apoio à localização das regiões brasileiras.
Aproveite a pergunta da questão e aborde diálogos que envolvam problemas oriundos do aquecimento global. Fale especiallmente sobre os impactos do aquecimento global nas temperaturas brasileiras. Siga as perguntas sugeridas abaixo. No guia de intervenções, você encontra links para saber mais sobre o assunto. É importante também que você pesquise a temperatura do dia na sua cidade, para fazer analogia.
Propósito: Apresentar as respostas das questões e discutir sobre o aquecimento global e o condições climáticas nas diferentes regiões do país.
Discuta com a turma:
- De acordo com a tabela, qual a região brasileira que fez mais frio?
- O que quer dizer temperatura negativa?
- Que tipo de agasalho devemos usar nesta circunstância? Se você estivesse em Curitiba neste dia, qual roupa estaria vestindo?
- Nas outras regiões do país, isso ocorre também? Qual foi a temperatura máxima encontrada?
- Qual dessas temperaturas da tabela mais se assemelha com a nossa de hoje?
- Quais são as regiões mais quentes do nosso país?
- E as mais frias? Por que acontece essa diferença de temperatura?
- Como pode Curitiba apresentar temperatura negativa no verão?
- Você acha que o modo como o ser humano lida com o meio ambiente pode afetar o clima?
- O que o aquecimento global interfere nas temperaturas das regiões brasileiras?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sxpQGZ7hTkrVCx49R8Y3P7rXpgbGFNMzQvyjuXYSXtfSSKHHGpWCepQE8uWc/guia-de-intervencao-mat4-27pes07.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pNfMRvG499pN55S5Rk6SyAeAzbSSGf6dHa5bH4sWW4dwu8RyFxfA56ZD3q2T/resolucao-das-atividades-mat4-27pes07.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientações:
Peça que alguma dupla apresente as respostas fechadas. Faça comparações e veja se tem alguma resposta diferente na turma. Aproveite esse momento e as resoluções da atividade para abordar as diferentes temperaturas entre as regiões do Brasil. O ideal é usar um mapa político como apoio à localização das regiões brasileiras.
Aproveite a pergunta da questão e aborde diálogos que envolvam problemas oriundos do aquecimento global. Fale especiallmente sobre os impactos do aquecimento global nas temperaturas brasileiras. Siga as perguntas sugeridas abaixo. No guia de intervenções, você encontra links para saber mais sobre o assunto. É importante também que você pesquise a temperatura do dia na sua cidade, para fazer analogia.
Propósito: Apresentar as respostas das questões e discutir sobre o aquecimento global e o condições climáticas nas diferentes regiões do país.
Discuta com a turma:
- De acordo com a tabela, qual a região brasileira que fez mais frio?
- O que quer dizer temperatura negativa?
- Que tipo de agasalho devemos usar nesta circunstância? Se você estivesse em Curitiba neste dia, qual roupa estaria vestindo?
- Nas outras regiões do país, isso ocorre também? Qual foi a temperatura máxima encontrada?
- Qual dessas temperaturas da tabela mais se assemelha com a nossa de hoje?
- Quais são as regiões mais quentes do nosso país?
- E as mais frias? Por que acontece essa diferença de temperatura?
- Como pode Curitiba apresentar temperatura negativa no verão?
- Você acha que o modo como o ser humano lida com o meio ambiente pode afetar o clima?
- O que o aquecimento global interfere nas temperaturas das regiões brasileiras?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o seu conteúdo no quadro. Leia com eles, retome os conceitos e depois peça que copiem em seus cadernos.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Como é medida a temperatura dos ambientes?
- As condições climáticas são iguais em todas regiões do Brasil?
- O que quer dizer temperatura mínima? E máxima?
- O que quer dizer sensação térmica?
- Como podemos calcular a variação de temperatura?
- Quais impactos ambientais são ocasionados pelo aumento da temperatura?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12)
Orientações: Imprima e entregue a atividade para os alunos. Deixe que resolvam sozinhos, pois este é o momento de você avaliar a aprendizagem do dia. Você encontra neste plano, atividades complementares, para retomar este conteúdo..
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fa2rH4wr2HVz4qJhFUuCpxAutt8xdZX5FeFR28kWTqX4mSkm5scUCB5K6vXe/raio-x-mat4-27pes07.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pNfMRvG499pN55S5Rk6SyAeAzbSSGf6dHa5bH4sWW4dwu8RyFxfA56ZD3q2T/resolucao-das-atividades-mat4-27pes07.pdf
Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xA2YZnaXvqa7XKCC72CYBMC8rKc9mZMDVGJxZxQDhZ4Zam8a8uyderGJCVjt/atividades-complementares-mat4-27pes07.pdf
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12)
Orientações: Imprima e entregue a atividade para os alunos. Deixe que resolvam sozinhos, pois este é o momento de você avaliar a aprendizagem do dia. Você encontra neste plano, atividades complementares, para retomar este conteúdo.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_27PES_07
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Documentos, Google Planilhas.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Apresente a imagem presente no slide seguida das questões que estão nas orientações ao professor usando o Google Formulários. Caso a turma não tenha acesso à internet você pode fazer o mesmo movimento usando folha impressa.
Atividade principal
Organize o texto contendo as informações e as questões, incluindo a tabela a ser preenchida, em um arquivo via Google Documentos para que os alunos façam uma cópia do mesmo e respondam ao que se pede.
Caso não tenham acesso aos recursos digitais, você pode propor que eles respondam em folha impressa. Lembre-se de inserir as questões presentes nas orientações ao professor visando uma problematização antes do problema principal.
Discussão das soluções
Proponha um segundo momento de resolução usando o Google Formulários, baseando-se nas questões apresentadas nas orientações ao professor. Caso os alunos não possam recorrer à ferramenta, peça para que respondam às questões em folha impressa.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Proponha que os alunos registrem no caderno uma definição, usando as próprias palavras, para os termos e conceitos aprendidos nesta aula: temperatura máxima, temperatura mínima, escala Celsius, condições climáticas, sensação térmica, aquecimento global e tudo mais que aprenderam.
Raio X
Proponha que os alunos utilizem o Google Planilhas para organizar os dados da tabela que irá conter a resposta ao problema, construindo inclusive um gráfico de linhas com os dados apresentados (caso tenham domínio suficiente para trabalhar com o recurso; caso contrário podem fazer a construção usando régua e folha quadriculada ou somente com linhas).
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliarem na construção da tabela e do gráfico proposto na etapa de Raio X, além de discutir com os alunos sobre os termos estudados que eles vieram a registrar as definições no caderno, na etapa de Encerramento.
Sobre o Plano - MAT4_27PES07 / Variações de temperatura e o aquecimento global
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.
Objetivos específicos
- Comparar a temperatura em diferentes regiões brasileiras e reconhecer o impacto ambiental ocasionado pelo seu aumento.
- Compreender símbolos e conceitos de calor, sensação térmica, e de temperatura mínima e máxima;
- Interpretar dados de variações de temperatura em tabela.