Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_04NUM05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Pinos de boliche ou garrafas Pet coloridas, rolos de papel toalha, frascos de xampu... (podem ser pintados ou decorados com fitas coloridas).
Bola.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual
Jogo de boliche com garrafa pet
Jogo Online: Jogo da adição
Jogo Online: Jogo de somar e subtrair
Jogo Online: Mergulho dos números
Jogo Online: Serpente da Multiplicação
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é desenvolver estratégias de cálculo de adição, subtração e multiplicação. A atividade é um jogo de boliche que deveria ser realizado em grupo, entretanto, isso não será possível neste momento remoto. Os alunos devem ter acesso aos materiais e às regras do jogo. Você pode mandar a forma de construção do boliche com antecedência para que os alunos o construam e o tenham na hora da realização da atividade. A atividade pode ser realizada de forma síncrona por videoconferência ou síncrona/assíncrona por WhatsApp ou ferramenta similar. Grave um vídeo explicando as regras do jogo e jogando uma partida para que eles possam compreender melhor como se joga. Os alunos podem jogar sozinhos ou com alguém da família. Caso joguem sozinho, eles podem ser desafiados a marcar mais pontos a cada uma das rodadas. Peça que tirem fotografias jogando e do boliche. Essas fotografias podem ser compartilhadas em um álbum virtual para que todos tenham acesso.
Painel de soluções
Compartilhe ou fotografe os slides do painel de soluções e envie via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Apresente slide por slide para que os alunos podem observar as soluções encontradas, escrever, fotografar ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
O jogo é uma excelente forma de interação entre alunos e familiares. Eles podem montar o boliche juntos e jogá-lo também. Além disso, podem compartilhar estratégias para a contagem dos pontos.
Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta
Código: MAT3_04NUM05
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes