16579
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Conhecendo diferentes estruturas aplicadas aos Fluxogramas

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Fluxogramas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano

MAT6_26NUM05/Conhecendo diferentes estruturas aplicadas aos Fluxogramas

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Allan Costa Jardim

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Identificar e utilizar estruturas de repetição e controle em Fluxogramas, além de utilizar Fluxogramas e Algoritmos já conhecidos para conceber novos e mais complexos procedimentos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Sugira aos alunos que executem os passos do Fluxograma utilizando algum número, para que fique viável o entendimento do objetivo do mesmo.

Propósito:

Apresentar aos alunos um Fluxograma com uma estrutura de controle de execução dos passos.

Discuta com a turma:

  • O que ocorrerá se for digitado o número 0?
  • Quando é que este Fluxograma termina de ser executado?

Materiais complementares:

Atividade retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DbbeBztqghWxzApzrrtRV7xYC28rQ7nh83G2z3ZKaTNwcH6Fvjmf9VcTafvR/atividade-retomada-mat6-26num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qZmu6h9W6sXmgk8fXKBwF4zGCHXyHHxJ6W3sQgaCyWd8dxrnTkkQkEyHGFja/resolucao-das-atividades-mat6-26num05-2.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Sugere-se que esta atividade seja realizada em duplas.

Enfatize o fato de que o computador é capaz de realizar as operações básicas, portanto, será necessário organizar as etapas ainda que a quantidade de cálculos seja relativamente grande.

Propósito:

Promover uma atividade em que seja necessário atuar com estruturas de repetição e controle em Fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • O que seria necessário fazer se este computador não soubesse realizar as operações básicas?
  • Que testes devem ser feitos a fim de descobrir se um número é primo ou não?
  • É possível que esses testes possam ser encerrados antes do previsto digitando-se um número que seja primo?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9WC2exsSfDy6JFVFBevdVw7kjuxYfAQ4tdRZJbtwWaVXPxCZjgy8UxCR26Gc/atividade-principal-mat6-26num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qZmu6h9W6sXmgk8fXKBwF4zGCHXyHHxJ6W3sQgaCyWd8dxrnTkkQkEyHGFja/resolucao-das-atividades-mat6-26num05-2.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Permita que as primeiras ideias venham dos alunos e, a partir delas, o Fluxograma solução possa ser construído em conjunto.

É sempre importante efetuar alguns testes com números críticos como o 2, 3 e números grandes para se validar o Fluxograma apresentado.

Propósito:

Discutir com a turma um exemplo de Fluxograma onde há estrutura de repetição e controle.

Discuta com a turma:

  • Como seria um algoritmo para se verificar se um número é ou não múltiplo de outro?
  • Qual é, nesse caso, o critério de parada do Fluxograma, ou seja, o ponto onde o Fluxograma encerra as ações?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Dxqn6xrBQSj7URcWsXY9GZxcSp8Dn5PvrButBJWYBFUCFsmTKehzpwM33ag/guia-de-intervencao-mat6-26num05-1.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qZmu6h9W6sXmgk8fXKBwF4zGCHXyHHxJ6W3sQgaCyWd8dxrnTkkQkEyHGFja/resolucao-das-atividades-mat6-26num05-2.pdf

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Leia o conteúdo do slide para a turma evidenciando que a quantidade de operações matemáticas realizadas torna-se grande à medida que números grandes são digitados.

Enfatize a necessidade das estruturas de repetição e controle. Sem elas, provavelmente o Fluxograma entraria em loop, ou seja, ficaria calculando eternamente e não encerraria as operações.

Evidencie também a maneira que foram estabelecidos incrementos: “no lugar de divisor coloque o seu sucessor” e “trocar início por seu valor adicionado de 2”.

Explique-os ainda, que Algoritmos e Fluxogramas utilizados para uma finalidade específica, podem ser utilizados em Algoritmos maiores. Por exemplo, na atividade Raio X a seguir, há um teste para se saber se um número é primo ou não. Neste caso, certamente há inserido naquela etapa, um Fluxograma como o utilizado na atividade principal.

Propósito:

Sintetizar a necessidade de estruturas de controle e repetição em Fluxogramas diversos.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreria se nesses Fluxogramas da aula de hoje não houvesse ponto de parada?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Oriente os alunos a executarem o Fluxograma passo a passo com números diversos, a fim de que compreendam as estruturas envolvidas e o objetivo a ser atingido.

Recorde os alunos que os condicionais “O 1° é primo?” e “2° número maior que o 1°?” contém em suas estruturas Fluxogramas já utilizados por eles em outras atividades. O Fluxograma para se determinar a primalidade do número, foi utilizado na atividade principal e os Fluxogramas de comparação entre números inteiros, foi utilizada em planos anteriores (Planos 3 e 4 desta unidade)

Esta atividade pode ser feita em grupos de até 3 alunos.

Propósito:

Alunos organizarem tarefas a fim de executarem um Fluxograma pronto e descobrirem qual o objetivo do mesmo.

Discuta com a turma:

  • Neste Fluxograma há estruturas de controle? Onde?
  • Como garantir que esse Fluxograma para em determinado ponto?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NF5cgU6nWTJQsWt4dWMs5gqZ8R3J3QQ6MaR6PJUCbF8dAXvzevsWC9xNrhh5/atividade-raio-x-mat6-26num05.pdf

Atividades complementares para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H2hWFrTZQscwBJdW7D4JwQ7Dz5fSGP7XjWNcfZCS8JG6wyn56uy5Ra2WJeHa/atividades-complementares-mat6-26num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qZmu6h9W6sXmgk8fXKBwF4zGCHXyHHxJ6W3sQgaCyWd8dxrnTkkQkEyHGFja/resolucao-das-atividades-mat6-26num05-2.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Sobre o plano

MAT6_26NUM05/Conhecendo diferentes estruturas aplicadas aos Fluxogramas

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Allan Costa Jardim

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Identificar e utilizar estruturas de repetição e controle em Fluxogramas, além de utilizar Fluxogramas e Algoritmos já conhecidos para conceber novos e mais complexos procedimentos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Sugira aos alunos que executem os passos do Fluxograma utilizando algum número, para que fique viável o entendimento do objetivo do mesmo.

Propósito:

Apresentar aos alunos um Fluxograma com uma estrutura de controle de execução dos passos.

Discuta com a turma:

  • O que ocorrerá se for digitado o número 0?
  • Quando é que este Fluxograma termina de ser executado?

Materiais complementares:

Atividade retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DbbeBztqghWxzApzrrtRV7xYC28rQ7nh83G2z3ZKaTNwcH6Fvjmf9VcTafvR/atividade-retomada-mat6-26num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qZmu6h9W6sXmgk8fXKBwF4zGCHXyHHxJ6W3sQgaCyWd8dxrnTkkQkEyHGFja/resolucao-das-atividades-mat6-26num05-2.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Sugere-se que esta atividade seja realizada em duplas.

Enfatize o fato de que o computador é capaz de realizar as operações básicas, portanto, será necessário organizar as etapas ainda que a quantidade de cálculos seja relativamente grande.

Propósito:

Promover uma atividade em que seja necessário atuar com estruturas de repetição e controle em Fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • O que seria necessário fazer se este computador não soubesse realizar as operações básicas?
  • Que testes devem ser feitos a fim de descobrir se um número é primo ou não?
  • É possível que esses testes possam ser encerrados antes do previsto digitando-se um número que seja primo?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9WC2exsSfDy6JFVFBevdVw7kjuxYfAQ4tdRZJbtwWaVXPxCZjgy8UxCR26Gc/atividade-principal-mat6-26num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qZmu6h9W6sXmgk8fXKBwF4zGCHXyHHxJ6W3sQgaCyWd8dxrnTkkQkEyHGFja/resolucao-das-atividades-mat6-26num05-2.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Permita que as primeiras ideias venham dos alunos e, a partir delas, o Fluxograma solução possa ser construído em conjunto.

É sempre importante efetuar alguns testes com números críticos como o 2, 3 e números grandes para se validar o Fluxograma apresentado.

Propósito:

Discutir com a turma um exemplo de Fluxograma onde há estrutura de repetição e controle.

Discuta com a turma:

  • Como seria um algoritmo para se verificar se um número é ou não múltiplo de outro?
  • Qual é, nesse caso, o critério de parada do Fluxograma, ou seja, o ponto onde o Fluxograma encerra as ações?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Dxqn6xrBQSj7URcWsXY9GZxcSp8Dn5PvrButBJWYBFUCFsmTKehzpwM33ag/guia-de-intervencao-mat6-26num05-1.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qZmu6h9W6sXmgk8fXKBwF4zGCHXyHHxJ6W3sQgaCyWd8dxrnTkkQkEyHGFja/resolucao-das-atividades-mat6-26num05-2.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Leia o conteúdo do slide para a turma evidenciando que a quantidade de operações matemáticas realizadas torna-se grande à medida que números grandes são digitados.

Enfatize a necessidade das estruturas de repetição e controle. Sem elas, provavelmente o Fluxograma entraria em loop, ou seja, ficaria calculando eternamente e não encerraria as operações.

Evidencie também a maneira que foram estabelecidos incrementos: “no lugar de divisor coloque o seu sucessor” e “trocar início por seu valor adicionado de 2”.

Explique-os ainda, que Algoritmos e Fluxogramas utilizados para uma finalidade específica, podem ser utilizados em Algoritmos maiores. Por exemplo, na atividade Raio X a seguir, há um teste para se saber se um número é primo ou não. Neste caso, certamente há inserido naquela etapa, um Fluxograma como o utilizado na atividade principal.

Propósito:

Sintetizar a necessidade de estruturas de controle e repetição em Fluxogramas diversos.

Discuta com a turma:

  • O que ocorreria se nesses Fluxogramas da aula de hoje não houvesse ponto de parada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Oriente os alunos a executarem o Fluxograma passo a passo com números diversos, a fim de que compreendam as estruturas envolvidas e o objetivo a ser atingido.

Recorde os alunos que os condicionais “O 1° é primo?” e “2° número maior que o 1°?” contém em suas estruturas Fluxogramas já utilizados por eles em outras atividades. O Fluxograma para se determinar a primalidade do número, foi utilizado na atividade principal e os Fluxogramas de comparação entre números inteiros, foi utilizada em planos anteriores (Planos 3 e 4 desta unidade)

Esta atividade pode ser feita em grupos de até 3 alunos.

Propósito:

Alunos organizarem tarefas a fim de executarem um Fluxograma pronto e descobrirem qual o objetivo do mesmo.

Discuta com a turma:

  • Neste Fluxograma há estruturas de controle? Onde?
  • Como garantir que esse Fluxograma para em determinado ponto?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NF5cgU6nWTJQsWt4dWMs5gqZ8R3J3QQ6MaR6PJUCbF8dAXvzevsWC9xNrhh5/atividade-raio-x-mat6-26num05.pdf

Atividades complementares para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H2hWFrTZQscwBJdW7D4JwQ7Dz5fSGP7XjWNcfZCS8JG6wyn56uy5Ra2WJeHa/atividades-complementares-mat6-26num05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qZmu6h9W6sXmgk8fXKBwF4zGCHXyHHxJ6W3sQgaCyWd8dxrnTkkQkEyHGFja/resolucao-das-atividades-mat6-26num05-2.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano