16576
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - E a escrita! Como vai?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre E a escrita! Como vai?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom. Google View e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é situar acontecimentos, documentos e objetos em ordem cronológica. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Compartilhe com os estudantes, via arquivo de áudio, as palavras abaixo:
- Lápis, caneta, hidrocor, giz, dentre outros instrumentos de escrita que os alunos possam ter contato (adapte à sua realidade).

Peça que, via áudio, façam comentários sobre os objetos. Anote as hipóteses levantadas pelos estudantes e dê um retorno. Explique que o ato de comunicar e expressar o que se deseja sempre foi uma necessidade humana que vem desde o tempo das cavernas. Com o passar dos tempos, o homem inventou a escrita e, juntamente com a evolução humana, o ato de se comunicar através da escrita também evoluiu.

Problematização
Peça que os estudantes se reúnam em grupos de chats privados. Acesse o arquivo de problematização e selecione uma foto para cada grupo. Encaminhe as seguintes questões:
- De que material é feito?
- Para que ele foi criado?
- Para que ele serve?
- Ele é novo ou antigo?
- Ainda é usado?
- Se ele não for mais usado: foi substituído por outro objeto? Ele poderia ser usado nos dias atuais?
- Vocês usam esse objeto aqui na sala de aula ou em suas casas?

Solicite que as duplas elejam um representante para que grave um vídeo mostrando o objeto pelo qual ficaram responsáveis por realizar a análise e responder às questões. O vídeo deve ser compartilhado no grupo.

Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Peça que, a partir dos vídeos dos colegas que foram produzidos, eles construam uma linha do tempo considerando as informações que os outros organizaram. Após a resolução, questione:
- É possível estabelecer uma ordem do objeto mais antigo para o mais novo (ordem cronológica)?
- Quais pistas do passado ou do presente podemos ter a partir desses objetos?
- Este objeto é mais novo ou mais antigo que o outro?
- Quais desses objetos poderiam ser utilizados hoje em dia?

Peça que escrevam as questões no caderno, respondam e compartilhem no grupo as respostas. Dê retorno das atividades aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “História da escrita”, “Construção da escrita” e “A História da Escrita”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aula da habilidades EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15LP01, EF15AR03, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR08.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_09UND03

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas