16576
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - E a escrita! Como vai?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre E a escrita! Como vai?

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, impressão da atividade para a Problematização, alfinete, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem objetos de escrita e para escrita antigos (canetas, lápis, cadernos, cadernetas, mata-borrão, caneta-tinteiro, dentre outros objetos) leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem e a evolução da escrita para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

  • Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
  • Wikimedia: Disponível em: www.wikimedia.org . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
  • Acervo pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa informando que todas as coisas, ou quase todas, possuem uma ordem de invenção e evolução, a qual se dá o nome de ordem cronológica.
  • Diga que nesta aula eles irão conhecer um pouco sobre a invenção e evolução da escrita.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o slide para os alunos.
  • Caso queira, utilize o documento com a formatação deste slide HIS2_09UND03 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2smpjwmBS8xT9wN4eGCWa3fDBHQaveTMaGPnMe3MBRKdRFpcH8Khq8hKKCAe/his2-09und03-slide-da-contextualizacao.pdf
  • Ao apresentar a pergunta às crianças, apresente os diversos objetos que usamos para escrever em sala de aula: lápis, caneta, canetão, giz, dentre outros que você possuir (ou os alunos).
  • Questione sobre o que todos esses objetos têm em comum, para que são usados e se eles sempre existiram.
  • Após as hipóteses levantadas diga que o que estes objetos que foram apresentados têm em comum é que eles são todos usados para escrever.
  • Informe que o ato de comunicar e expressar o que se deseja sempre foi uma necessidade humana e que vem desde o tempo das cavernas. Com o passar dos tempos o homem inventou a escrita e, juntamente com a evolução do homem, o ato de se comunicar através da escrita também evoluiu. Muitos objetos foram criados para facilitar o ato de escrever: produção de tintas usando frutos e plantas, utilização de pedras para deixarem os registros, invenção e fabricação do lápis, do giz, da caneta, do papel, do computador. Com a utilização desses objetos o homem deixou na História marcas da sua passagem pela Terra e pelo tempo. (Esse texto foi formado através das leituras indicadas para esta aula , caso queira, você, professor, poderá fazer seu próprio texto para iniciar o tema.)
  • Fale aos alunos que você trouxe um vídeo que explica um pouco como a escrita surgiu.
  • Apresente a fonte de mídia que traz uma breve história da escrita: A Escrita e o Alfabeto - A Mansão Maluca do Professor Ambrósio: https://www.youtube.com/watch?v=nOvLmDGE9BE . Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Caso não seja possível apresentar o vídeo, assista-o e, juntamente com as leituras indicadas para esta aula, elabore um texto ou uma história muda com as informações sobre a evolução da escrita e apresente aos alunos.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

HIS2_09UND03 Objetos usados para escrever - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bhpeqg2haAch7VpxvVqWuE68JdsrHe98d9Rh45sQyAVJpeh2nsaAsAK7BGba/his2-09und03-objetos-usados-para-escrever.pdf

  • Oriente os alunos com relação à esta etapa da atividade:

Vocês deverão observar o objeto e levantar hipóteses, entre vocês do grupo, sobre:

  • De que material é feito.
  • Para que ele foi criado.
  • Para que ele serve.
  • Ele é novo ou antigo.
  • Se ainda é usado.
  • Se ele não for mais usado: ele foi substituído por outro objeto? Ele poderia ser usado nos dias atuais?
  • Vocês usam esse objeto aqui na sala de aula ou em suas casas?

Para você saber mais:

  • Esta atividade é “um exemplo de uma das primeiras etapas deste processo de aprendizado (que, na verdade, pode se estender por vários anos do ensino fundamental) sobre documentos históricos. Ela introduz as crianças no exercício de observar sistematicamente um objeto que não conheciam antes: (1) definir suas características, (2) descobrir o que ele pode nos contar.” (FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. p.82. Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Caso queira, utilize o documento com a formatação deste slide HIS2_09UND03 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/heg3QVF5YukkFERz6e98QbvF8SyC64zduHCpfPnUkZZHaD6z3BjxGg4CcsUy/his2-09und03-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Apresente as folhas de fichamento dos objetos observados.
  • Diga que com as informações registradas pode-se conseguir fazer uma sequência de quando cada objeto foi criado e usado pelas pessoas.
  • Diga que esta sequência se chama linha do tempo.
  • Coloque as folhas à frente das crianças e levante hipóteses, juntamente com elas, sobre os objetos observados:
  • É possível estabelecer uma ordem do objeto mais antigo para o mais novo (ordem cronológica)?
  • Quais pistas do passado ou do presente podemos ter a partir desses objetos?
  • Este objeto é mais novo ou mais antigo que o outro?
  • Quais desses objetos poderiam ser utilizados hoje em dia?

  • Após as considerações feitas para a organização da linha do tempo monte-a no mural da sala.
  • Questione: A nossa “linha do tempo” está correta?

No momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções trabalhadas.

Para você saber mais:

“Antes, contudo, de colocar em prática atividades que envolvam a linha do tempo, o professor deve ter consciência que, dependendo da idade e das experiências escolares prévias de seus alunos, os resultados do trabalho podem sair um tanto distintos do esperado. Crianças pequenas, de 6 (ou 7) anos (ou mesmo mais velhas que ainda não tiveram a experiência escolar de observar, descrever e levantar hipóteses sob a orientação de um professor), por vezes, estabelecem ordenações de maneiras diferentes das de um adulto (por exemplo, começando do que é atual para o mais antigo, ou dispondo tudo em círculo). E ele deve estar preparado para lidar com isso, sem desqualificar e desestimular as alternativas encontradas pela criança; pode aproveitar a situação para mostrar aos alunos a existência de várias possibilidades relacionadas à linha de tempo.

A interpretação que o aluno faz da ordem temporal das imagens corresponde à compreensão que essa criança tem do mundo e aos sistemas lógicos construídos em cada nível de estrutura de pensamento. Mais que mostrar o “modo correto” de inserir dados em uma linha do tempo, o professor deve preocupar-se em fazer perguntas, questionando os critérios utilizados pelo aluno, e compreender a coerência de suas explicações (Cooper,2002). E, quando for apresentar aos alunos a linha do tempo tal qual utilizada pelos historiadores, o professor deve lhes explicar que ela é fruto de uma convenção social (e não de uma “verdade absoluta”) que se estabeleceu: linha reta, ordenação do mais antigo para o mais novo, da esquerda para a direita.” (FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. p. 43,44. Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, impressão da atividade para a Problematização, alfinete, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem objetos de escrita e para escrita antigos (canetas, lápis, cadernos, cadernetas, mata-borrão, caneta-tinteiro, dentre outros objetos) leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem e a evolução da escrita para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

  • Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
  • Wikimedia: Disponível em: www.wikimedia.org . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
  • Acervo pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa informando que todas as coisas, ou quase todas, possuem uma ordem de invenção e evolução, a qual se dá o nome de ordem cronológica.
  • Diga que nesta aula eles irão conhecer um pouco sobre a invenção e evolução da escrita.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o slide para os alunos.
  • Caso queira, utilize o documento com a formatação deste slide HIS2_09UND03 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2smpjwmBS8xT9wN4eGCWa3fDBHQaveTMaGPnMe3MBRKdRFpcH8Khq8hKKCAe/his2-09und03-slide-da-contextualizacao.pdf
  • Ao apresentar a pergunta às crianças, apresente os diversos objetos que usamos para escrever em sala de aula: lápis, caneta, canetão, giz, dentre outros que você possuir (ou os alunos).
  • Questione sobre o que todos esses objetos têm em comum, para que são usados e se eles sempre existiram.
  • Após as hipóteses levantadas diga que o que estes objetos que foram apresentados têm em comum é que eles são todos usados para escrever.
  • Informe que o ato de comunicar e expressar o que se deseja sempre foi uma necessidade humana e que vem desde o tempo das cavernas. Com o passar dos tempos o homem inventou a escrita e, juntamente com a evolução do homem, o ato de se comunicar através da escrita também evoluiu. Muitos objetos foram criados para facilitar o ato de escrever: produção de tintas usando frutos e plantas, utilização de pedras para deixarem os registros, invenção e fabricação do lápis, do giz, da caneta, do papel, do computador. Com a utilização desses objetos o homem deixou na História marcas da sua passagem pela Terra e pelo tempo. (Esse texto foi formado através das leituras indicadas para esta aula , caso queira, você, professor, poderá fazer seu próprio texto para iniciar o tema.)
  • Fale aos alunos que você trouxe um vídeo que explica um pouco como a escrita surgiu.
  • Apresente a fonte de mídia que traz uma breve história da escrita: A Escrita e o Alfabeto - A Mansão Maluca do Professor Ambrósio: https://www.youtube.com/watch?v=nOvLmDGE9BE . Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Caso não seja possível apresentar o vídeo, assista-o e, juntamente com as leituras indicadas para esta aula, elabore um texto ou uma história muda com as informações sobre a evolução da escrita e apresente aos alunos.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

HIS2_09UND03 Objetos usados para escrever - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bhpeqg2haAch7VpxvVqWuE68JdsrHe98d9Rh45sQyAVJpeh2nsaAsAK7BGba/his2-09und03-objetos-usados-para-escrever.pdf

  • Oriente os alunos com relação à esta etapa da atividade:

Vocês deverão observar o objeto e levantar hipóteses, entre vocês do grupo, sobre:

  • De que material é feito.
  • Para que ele foi criado.
  • Para que ele serve.
  • Ele é novo ou antigo.
  • Se ainda é usado.
  • Se ele não for mais usado: ele foi substituído por outro objeto? Ele poderia ser usado nos dias atuais?
  • Vocês usam esse objeto aqui na sala de aula ou em suas casas?

Para você saber mais:

  • Esta atividade é “um exemplo de uma das primeiras etapas deste processo de aprendizado (que, na verdade, pode se estender por vários anos do ensino fundamental) sobre documentos históricos. Ela introduz as crianças no exercício de observar sistematicamente um objeto que não conheciam antes: (1) definir suas características, (2) descobrir o que ele pode nos contar.” (FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. p.82. Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Caso queira, utilize o documento com a formatação deste slide HIS2_09UND03 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/heg3QVF5YukkFERz6e98QbvF8SyC64zduHCpfPnUkZZHaD6z3BjxGg4CcsUy/his2-09und03-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Apresente as folhas de fichamento dos objetos observados.
  • Diga que com as informações registradas pode-se conseguir fazer uma sequência de quando cada objeto foi criado e usado pelas pessoas.
  • Diga que esta sequência se chama linha do tempo.
  • Coloque as folhas à frente das crianças e levante hipóteses, juntamente com elas, sobre os objetos observados:
  • É possível estabelecer uma ordem do objeto mais antigo para o mais novo (ordem cronológica)?
  • Quais pistas do passado ou do presente podemos ter a partir desses objetos?
  • Este objeto é mais novo ou mais antigo que o outro?
  • Quais desses objetos poderiam ser utilizados hoje em dia?

  • Após as considerações feitas para a organização da linha do tempo monte-a no mural da sala.
  • Questione: A nossa “linha do tempo” está correta?

No momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções trabalhadas.

Para você saber mais:

“Antes, contudo, de colocar em prática atividades que envolvam a linha do tempo, o professor deve ter consciência que, dependendo da idade e das experiências escolares prévias de seus alunos, os resultados do trabalho podem sair um tanto distintos do esperado. Crianças pequenas, de 6 (ou 7) anos (ou mesmo mais velhas que ainda não tiveram a experiência escolar de observar, descrever e levantar hipóteses sob a orientação de um professor), por vezes, estabelecem ordenações de maneiras diferentes das de um adulto (por exemplo, começando do que é atual para o mais antigo, ou dispondo tudo em círculo). E ele deve estar preparado para lidar com isso, sem desqualificar e desestimular as alternativas encontradas pela criança; pode aproveitar a situação para mostrar aos alunos a existência de várias possibilidades relacionadas à linha de tempo.

A interpretação que o aluno faz da ordem temporal das imagens corresponde à compreensão que essa criança tem do mundo e aos sistemas lógicos construídos em cada nível de estrutura de pensamento. Mais que mostrar o “modo correto” de inserir dados em uma linha do tempo, o professor deve preocupar-se em fazer perguntas, questionando os critérios utilizados pelo aluno, e compreender a coerência de suas explicações (Cooper,2002). E, quando for apresentar aos alunos a linha do tempo tal qual utilizada pelos historiadores, o professor deve lhes explicar que ela é fruto de uma convenção social (e não de uma “verdade absoluta”) que se estabeleceu: linha reta, ordenação do mais antigo para o mais novo, da esquerda para a direita.” (FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. p. 43,44. Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano