16575
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - A música através do tempo

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre A música através do tempo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom. Google View, Print e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é situar acontecimentos, documentos e objetos em ordem cronológica. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Solicite que os estudantes realizem uma entrevista com alguém do próprio convívio que tenha mais de 50 anos. Compartilhe com eles o roteiro de entrevista. Peça que gravem um vídeo e o envie para o grupo da turma.

Problematização
Apresente o arquivo de problematização ou mande prints das imagens. Peça que os alunos analisem as imagens e relacionem com a entrevista. Conte para os estudantes um pouco da história de cada aparelho e consulte este material. Peça que produzam um desenho, com o exemplo desse arquivo. O desenho será guiado pelas respostas das entrevistas

Sistematização
Peça que os estudantes pesquisem sobre as músicas escolhidas. Solicite que respondam no caderno:
- Quem é o cantor?
- Em que ano a música foi lançada?
- Parece com alguma música que você gosta?

Poste o link do Youtube com a música e peça para escutarem. Peça que as respostas sejam postadas no grupo da escola. Dê retorno das atividades aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “O Festival de música de 1966 - Jair Rodrigues - Disparada”, “Caetano Veloso - Alegria alegria - 1967” e “História do festival da canção”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15LP01, EF15AR03, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR08.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_09UND02

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas