16575
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - A música através do tempo

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre A música através do tempo

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a impressão das atividades para a entrevista, gravação das músicas citadas nas entrevistas (pendrive, cd), pasta catálogo com pelo menos 60 plásticos, cartolina, fita adesiva, lápis de cor, giz de cera, a utilização de aparelho de som.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre Patrimônio para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

  • Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
  • Acervo pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite antecipadamente que os alunos façam uma entrevista com alguma pessoa que tenha mais de 50 anos para que esta aula cumpra com seu objetivo.
  • Faça a impressão do documento HIS2_09UND02 - Roteiro para entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UqCfsfvf6anm4MBcKBAmxr8c2U5paFCG4d6FK4c8fnB8m9neA3qkbXFgPTYC/his2-09und02-roteiro-para-entrevista.pdf e entregue aos alunos para que eles possam fazer os registros desta atividade - informe aos alunos que a execução desta atividade deverá ser acompanhada por um adulto para que este ajude-os nos registros.
  • Diga aos alunos que esta entrevista fará parte de um livro que a turma construirá, juntamente as músicas citadas pelos entrevistados e que por isso deverão ter muito cuidado com o material, não podendo nem dobrar e nem amassar.
  • Faça a impressão de cópias a mais do que o número de alunos para caso seja necessária a substituição de alguma atividade.
  • Você deverá agendar a entrega desta atividade com um prazo mínimo de 01 (uma) semana antes da execução desta aula, para que seja possível cumprir com todos os passos descritos.
  • Para que esse tema fique gravado no aprendizado dos alunos a sistematização para a aula é um Sarau Literário, que ficará ao seu critério o melhor horário para acontecer.
  • Elabore um convite a ser enviado às famílias, e principalmente à pessoa que foi entrevistada, para participarem do sarau literário da turma.
  • Esse convite deverá ser enviado para casa do aluno juntamente a entrevista.
  • Grave as músicas citadas nas entrevistas para você apresentar aos alunos e para serem usadas no Sarau Literário.
  • Organize as entrevistas, previamente, na pasta catalogo, deixando plásticos vazios (intercalando as entrevistas) para as produções de desenhos feitas pelos alunos.
  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre a importância das memórias de uma sociedade na construção de sua história, de seu passado.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide à turma. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_09UND02 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8dvUeHkucA4PwZGweGXYAt6yGYs46MEsDH3e5XctD7Qu35cWJzx2herDfzU5/his2-09und02-slide-da-contextualizacao.pdf
  • Inicie a aula dizendo aos alunos que as músicas são fontes riquíssimas que ajudam a reconstruir a história e a memória de um povo.
  • Diga que você gostou muito das entrevistas feitas e que gravou as músicas citadas para que eles as conhecessem.
  • Peça aos alunos - que queiram participar - que relatem sobre a experiência de entrevistar alguém:
  • Vocês gostaram de fazer esta atividade?
  • O que sentiu a pessoa que vocês entrevistaram (ficou feliz, emocionada)?
  • O que vocês sentiram quando fizeram a entrevista? (Anote estas falas, pois elas serão utilizadas para comporem a decoração do espaço onde acontecerá o Sarau literário)
  • O que vocês mais gostaram de saber com esta entrevista?

  • Escreva algumas das falas dos alunos com relação à experiência de terem feito as entrevistas (no quadro ou em folhas sulfite) e cole-as no mural, quadro e paredes da sala.
  • Selecione algumas entrevistas e leia para os alunos.
  • Comente sobre os tipos de músicas citadas e os aparelhos que eram usados para ouvir estas músicas.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_09UND02 - Slide da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HehuYTjxnADSDYAvtNXtGDrvFVcsd7AZg5wNck384xkhDgSUtR2RK2Mvr9kz/his2-09und02-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Diga que eles levarão para casa um convite para a família e com isso deverão fazer a montagem de um sarau literário para finalizar este momento de aprendizagem.
  • Explique aos alunos o que vem a ser um sarau literário.
  • Diga aos alunos que eles serão os mestres de cerimônia e que deverão receber com cordialidade os convidados e que, se desejarem, podem dançar e chamar para dançar os convidados.
  • Use e abuse da criatividade para arrumar o espaço onde acontecerá o Sarau:
  • Caso, você (ou a escola) tenha disco vinil ou fita K7 e aparelhos de som antigos, leve para a escola para fazer a decoração (coloque o disco vinil ou fita K7 sobre as mesas e até nas paredes).
  • Cubra as mesas utilizadas para esse momento com toalhas coloridas
  • Coloque o livro feito por vocês em lugar de destaque e de fácil acesso para os visitantes.

  • Deixe a sala previamente arrumada (as mesas cobertas, a utilização dos discos vinil e fitas K7 nas paredes, dentre outras formas), deixando para finalizar a decoração juntamente com os alunos.

Para você saber mais:

  • “Todo conhecimento sobre o passado é também um conhecimento do presente elaborado por distintos sujeitos.[...]

A relação passado/presente não se processa de forma automática, pois exige o conhecimento de referências teóricas capazes de trazer inteligibilidade aos objetos históricos selecionados. Um objeto só se torna documento quando apropriado por um narrador que a ele confere sentido, tornando-o capaz de expressar a dinâmica da vida das sociedades. Portanto, o que nos interessa no conhecimento histórico é perceber a forma como os indivíduos construíram, com diferentes linguagens, suas narrações sobre o mundo em que viveram e vivem, suas instituições e organizações sociais. [...] Para se pensar o ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e vestígios das mais diversas naturezas (mobiliário, instrumentos de trabalho, música etc.) deixados pelos indivíduos carregam em si mesmos a experiência humana, as formas específicas de produção, consumo e circulação, tanto de objetos quanto de saberes. Nessa dimensão, o objeto histórico transforma-se em exercício, em laboratório da memória voltado para a produção de um saber próprio da história.” (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Esse plano contribui para que o aluno perceba que há objetos e documentos ligados a determinados tempos e espaços, e que estes contam as histórias das pessoas, ativam suas lembranças e materializam vivências .

  • Sarau é uma reunião, normalmente noturna, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e o convívio social. Normalmente, um sarau é composto por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais.

A origem da palavra sarau deriva do latim seranus / serum, termos que fazem referência ao “entardecer” ou ao “pôr do sol”. Justamente por ter esta etimologia, convencionou-se realizar os saraus durante o fim da tarde ou noite.

Este tipo de evento era muito comum durante o século XIX, principalmente entre grupos de aristocratas e burgueses. Atualmente, escolas, universidades, associações artísticas e culturais são algumas das instituições que reavivaram o costume da realização dos saraus nos últimos anos, como um modo de promover o desenvolvimento cultural da população. (Disponível em: https://www.significados.com.br/sarau/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções de patrimônio, cultura, memória e preservação cultural e social.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a impressão das atividades para a entrevista, gravação das músicas citadas nas entrevistas (pendrive, cd), pasta catálogo com pelo menos 60 plásticos, cartolina, fita adesiva, lápis de cor, giz de cera, a utilização de aparelho de som.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre Patrimônio para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

  • Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
  • Acervo pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite antecipadamente que os alunos façam uma entrevista com alguma pessoa que tenha mais de 50 anos para que esta aula cumpra com seu objetivo.
  • Faça a impressão do documento HIS2_09UND02 - Roteiro para entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UqCfsfvf6anm4MBcKBAmxr8c2U5paFCG4d6FK4c8fnB8m9neA3qkbXFgPTYC/his2-09und02-roteiro-para-entrevista.pdf e entregue aos alunos para que eles possam fazer os registros desta atividade - informe aos alunos que a execução desta atividade deverá ser acompanhada por um adulto para que este ajude-os nos registros.
  • Diga aos alunos que esta entrevista fará parte de um livro que a turma construirá, juntamente as músicas citadas pelos entrevistados e que por isso deverão ter muito cuidado com o material, não podendo nem dobrar e nem amassar.
  • Faça a impressão de cópias a mais do que o número de alunos para caso seja necessária a substituição de alguma atividade.
  • Você deverá agendar a entrega desta atividade com um prazo mínimo de 01 (uma) semana antes da execução desta aula, para que seja possível cumprir com todos os passos descritos.
  • Para que esse tema fique gravado no aprendizado dos alunos a sistematização para a aula é um Sarau Literário, que ficará ao seu critério o melhor horário para acontecer.
  • Elabore um convite a ser enviado às famílias, e principalmente à pessoa que foi entrevistada, para participarem do sarau literário da turma.
  • Esse convite deverá ser enviado para casa do aluno juntamente a entrevista.
  • Grave as músicas citadas nas entrevistas para você apresentar aos alunos e para serem usadas no Sarau Literário.
  • Organize as entrevistas, previamente, na pasta catalogo, deixando plásticos vazios (intercalando as entrevistas) para as produções de desenhos feitas pelos alunos.
  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre a importância das memórias de uma sociedade na construção de sua história, de seu passado.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide à turma. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_09UND02 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8dvUeHkucA4PwZGweGXYAt6yGYs46MEsDH3e5XctD7Qu35cWJzx2herDfzU5/his2-09und02-slide-da-contextualizacao.pdf
  • Inicie a aula dizendo aos alunos que as músicas são fontes riquíssimas que ajudam a reconstruir a história e a memória de um povo.
  • Diga que você gostou muito das entrevistas feitas e que gravou as músicas citadas para que eles as conhecessem.
  • Peça aos alunos - que queiram participar - que relatem sobre a experiência de entrevistar alguém:
  • Vocês gostaram de fazer esta atividade?
  • O que sentiu a pessoa que vocês entrevistaram (ficou feliz, emocionada)?
  • O que vocês sentiram quando fizeram a entrevista? (Anote estas falas, pois elas serão utilizadas para comporem a decoração do espaço onde acontecerá o Sarau literário)
  • O que vocês mais gostaram de saber com esta entrevista?

  • Escreva algumas das falas dos alunos com relação à experiência de terem feito as entrevistas (no quadro ou em folhas sulfite) e cole-as no mural, quadro e paredes da sala.
  • Selecione algumas entrevistas e leia para os alunos.
  • Comente sobre os tipos de músicas citadas e os aparelhos que eram usados para ouvir estas músicas.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_09UND02 - Slide da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HehuYTjxnADSDYAvtNXtGDrvFVcsd7AZg5wNck384xkhDgSUtR2RK2Mvr9kz/his2-09und02-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Diga que eles levarão para casa um convite para a família e com isso deverão fazer a montagem de um sarau literário para finalizar este momento de aprendizagem.
  • Explique aos alunos o que vem a ser um sarau literário.
  • Diga aos alunos que eles serão os mestres de cerimônia e que deverão receber com cordialidade os convidados e que, se desejarem, podem dançar e chamar para dançar os convidados.
  • Use e abuse da criatividade para arrumar o espaço onde acontecerá o Sarau:
  • Caso, você (ou a escola) tenha disco vinil ou fita K7 e aparelhos de som antigos, leve para a escola para fazer a decoração (coloque o disco vinil ou fita K7 sobre as mesas e até nas paredes).
  • Cubra as mesas utilizadas para esse momento com toalhas coloridas
  • Coloque o livro feito por vocês em lugar de destaque e de fácil acesso para os visitantes.

  • Deixe a sala previamente arrumada (as mesas cobertas, a utilização dos discos vinil e fitas K7 nas paredes, dentre outras formas), deixando para finalizar a decoração juntamente com os alunos.

Para você saber mais:

  • “Todo conhecimento sobre o passado é também um conhecimento do presente elaborado por distintos sujeitos.[...]

A relação passado/presente não se processa de forma automática, pois exige o conhecimento de referências teóricas capazes de trazer inteligibilidade aos objetos históricos selecionados. Um objeto só se torna documento quando apropriado por um narrador que a ele confere sentido, tornando-o capaz de expressar a dinâmica da vida das sociedades. Portanto, o que nos interessa no conhecimento histórico é perceber a forma como os indivíduos construíram, com diferentes linguagens, suas narrações sobre o mundo em que viveram e vivem, suas instituições e organizações sociais. [...] Para se pensar o ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e vestígios das mais diversas naturezas (mobiliário, instrumentos de trabalho, música etc.) deixados pelos indivíduos carregam em si mesmos a experiência humana, as formas específicas de produção, consumo e circulação, tanto de objetos quanto de saberes. Nessa dimensão, o objeto histórico transforma-se em exercício, em laboratório da memória voltado para a produção de um saber próprio da história.” (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Esse plano contribui para que o aluno perceba que há objetos e documentos ligados a determinados tempos e espaços, e que estes contam as histórias das pessoas, ativam suas lembranças e materializam vivências .

  • Sarau é uma reunião, normalmente noturna, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e o convívio social. Normalmente, um sarau é composto por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais.

A origem da palavra sarau deriva do latim seranus / serum, termos que fazem referência ao “entardecer” ou ao “pôr do sol”. Justamente por ter esta etimologia, convencionou-se realizar os saraus durante o fim da tarde ou noite.

Este tipo de evento era muito comum durante o século XIX, principalmente entre grupos de aristocratas e burgueses. Atualmente, escolas, universidades, associações artísticas e culturais são algumas das instituições que reavivaram o costume da realização dos saraus nos últimos anos, como um modo de promover o desenvolvimento cultural da população. (Disponível em: https://www.significados.com.br/sarau/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.)

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções de patrimônio, cultura, memória e preservação cultural e social.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano