16574
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Descobrindo a história do calendário

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Descobrindo a história do calendário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer e identificar as unidades de tempo presentes no calendário. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Compartilhe, via arquivo de áudio, as seguintes questões:
- Em que ano estamos?
- Em que mês estamos?
- Que dia é hoje?
- Que dia da semana é hoje?
- Como podemos conferir se estas informações estão corretas?

Dê um tempo para que os estudantes possam pensar. Peça que respondam via arquivo de áudio. Em seguida, compartilhe com eles um calendário do ano corrente ou peça para acessarem o de casa.

Problematização
Peça para os estudantes se reunirem em duplas de chats privados. Determine que cada dupla fique responsável por fazer o registro de um mês. Esclareça que os meses têm durações diferentes, iniciam e acabam em dias da semana diferentes. Assim, compartilhe com eles o arquivo de problematização. Peça que o arquivo seja reproduzido, caso seja possível imprimir, ou solicite que escrevam no caderno.

Sistematização
Envie as questões abaixo, via texto ou arquivo de áudio:
- Quantos meses têm 30 dias e quais são?
- Quantos meses têm 31 dias e quais são?
- Qual mês tem 28(29) dias e qual é?
- Quais são os dias da semana em que temos aula?
- Quais dias não devo ir a escola?
- Em que mês estamos?
- Qual o dia de hoje?
- Qual o dia da semana?
- Que dia foi ontem?
- Que dia será amanhã?

Os estudantes irão escrever as respostas no caderno ou responder via áudio. Atente para dar o feedback das respostas aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF01LP20, EF12LP04, EF02MA18 e EF02CI07.

 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_07UND04

(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas