16574
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Descobrindo a história do calendário

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Descobrindo a história do calendário

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, impressão da atividade para a Problematização, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem calendários antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem do calendário e a importância do estudo das noções de temporalidade em História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre quando surgiu a necessidade de registrar os acontecimentos e a invenção do calendário.
  • Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
  • Para que serve um calendário?
  • Como surgiu o calendário?
  • Hoje todo mundo utiliza o calendário?

  • Nos questionamentos, explique para as crianças a importância do calendário e as noções temporais que serão trabalhadas no decorrer da aula.

  • Esta aula proporcionará material adequado para trabalhar com os alunos as noções temporais: dias da semana, mês, ano, ontem/hoje/amanhã, cronologia, calendário. Portanto serão termos (expressões) que deverão permear todos os momentos de conversação/discussão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Faça aos alunos os seguintes questionamentos (escreva as respostas no quadro):
  • Em que ano estamos?
  • Em que mês estamos?
  • Que dia é hoje?
  • Que dia da semana é hoje?
  • Como podemos conferir se estas informações estão corretas?

  • Ouça as hipóteses dos alunos e diga que o calendário é um dos instrumentos onde podemos visualizar estas informações e que ele é de grande importância para o nosso dia a dia e para a sociedade.

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Após contar a história apresente um calendário aos alunos.

  • Caso você tenha calendários de formatos diferentes, de outros anos ou até mesmo antigos leve para a sala de aula e apresente aos alunos instigando as observações sobre: tamanhos, formatos, onde são colocados/encontrados (mesa, parede, geladeira, agenda, celulares).

  • Mostre aos alunos a disposição dos meses, semanas, dias da semana e dias no calendário.

  • Saliente para o fato de que os meses não têm a mesma quantidade de dias: meses com 28 (ou 29), 30 e 31 dias.

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para iniciar a atividade.

  • Proponha aos alunos a confecção de um calendário para a sala de aula.

  • Divida a turma em 12 grupos (a quantidade de alunos por grupo dependerá do número de alunos da turma).

  • Diga aos alunos que cada grupo ficará responsável pela montagem de um mês do ano.

  • Faça a impressão em maior quantidade para caso seja necessário fazer alguma substituição.

  • Distribua a folha impressa para cada grupo.

  • Faça a explicação da disposição do mês: o espaço onde vem escrito o mês, cite os nomes dos dias da semana e onde ficam escritos os dias.
  • Explique como será o preenchimento:
  • Diga que você sorteará os meses para cada grupo.
  • Que eles deverão escrever o nome do mês destinado a eles no primeiro retângulo da folha (mostre o local).
  • Que eles completarão os espaços em branco utilizando os números de 1 a 31.

  • Ao informar o mês ao grupo, mostre novamente onde deverão escrever o nome do mês e informe (indicando) em qual dia da semana aquele mês começa.

  • Circule pelos grupos e faça as intervenções que se fizerem necessárias.

  • Após o preenchimento do mês , peça aos alunos que escrevam os seus nomes no espaço destinado para este registro e deixe-os decorarem a borda externa da folha, personalizando assim cada mês.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.

  • Fixe o calendário confeccionado em um local de fácil visualização por todos da turma.

  • Questione os alunos, pedindo que eles observem o calendário :
  • Quantos meses têm 30 dias e quais são?
  • Quantos meses têm 31 dias e quais são?
  • Qual mês tem 28(29) dias e qual é?
  • Quais são os dias da semana em que temos aula?
  • Quais dias não devo ir a escola?
  • Em que mês estamos?
  • Qual o dia de hoje?
  • Qual o dia da semana?
  • Que dia foi ontem?
  • Que dia será amanhã?
  • Qual a importância do calendário no nosso dia a dia? (Será de grande valia para a fixação do tema que você faça o registro desta pergunta e das respostas dos alunos em uma folha e fixe-a ao lado do calendário feito pela turma).

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas: dias da semana, mês, ano, ontem/hoje/amanhã, cronologia, calendário.

Para você saber mais:

  • A concretização do aprendizado através de uma dinâmica de questionamentos é uma boa ferramenta para que se possa avaliar o que o aluno aprendeu e o que será necessário ampliar em explicação.

Fonte da imagem:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, impressão da atividade para a Problematização, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem calendários antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem do calendário e a importância do estudo das noções de temporalidade em História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre quando surgiu a necessidade de registrar os acontecimentos e a invenção do calendário.
  • Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
  • Para que serve um calendário?
  • Como surgiu o calendário?
  • Hoje todo mundo utiliza o calendário?

  • Nos questionamentos, explique para as crianças a importância do calendário e as noções temporais que serão trabalhadas no decorrer da aula.

  • Esta aula proporcionará material adequado para trabalhar com os alunos as noções temporais: dias da semana, mês, ano, ontem/hoje/amanhã, cronologia, calendário. Portanto serão termos (expressões) que deverão permear todos os momentos de conversação/discussão.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Faça aos alunos os seguintes questionamentos (escreva as respostas no quadro):
  • Em que ano estamos?
  • Em que mês estamos?
  • Que dia é hoje?
  • Que dia da semana é hoje?
  • Como podemos conferir se estas informações estão corretas?

  • Ouça as hipóteses dos alunos e diga que o calendário é um dos instrumentos onde podemos visualizar estas informações e que ele é de grande importância para o nosso dia a dia e para a sociedade.

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Após contar a história apresente um calendário aos alunos.

  • Caso você tenha calendários de formatos diferentes, de outros anos ou até mesmo antigos leve para a sala de aula e apresente aos alunos instigando as observações sobre: tamanhos, formatos, onde são colocados/encontrados (mesa, parede, geladeira, agenda, celulares).

  • Mostre aos alunos a disposição dos meses, semanas, dias da semana e dias no calendário.

  • Saliente para o fato de que os meses não têm a mesma quantidade de dias: meses com 28 (ou 29), 30 e 31 dias.

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para iniciar a atividade.

  • Proponha aos alunos a confecção de um calendário para a sala de aula.

  • Divida a turma em 12 grupos (a quantidade de alunos por grupo dependerá do número de alunos da turma).

  • Diga aos alunos que cada grupo ficará responsável pela montagem de um mês do ano.

  • Faça a impressão em maior quantidade para caso seja necessário fazer alguma substituição.

  • Distribua a folha impressa para cada grupo.

  • Faça a explicação da disposição do mês: o espaço onde vem escrito o mês, cite os nomes dos dias da semana e onde ficam escritos os dias.
  • Explique como será o preenchimento:
  • Diga que você sorteará os meses para cada grupo.
  • Que eles deverão escrever o nome do mês destinado a eles no primeiro retângulo da folha (mostre o local).
  • Que eles completarão os espaços em branco utilizando os números de 1 a 31.

  • Ao informar o mês ao grupo, mostre novamente onde deverão escrever o nome do mês e informe (indicando) em qual dia da semana aquele mês começa.

  • Circule pelos grupos e faça as intervenções que se fizerem necessárias.

  • Após o preenchimento do mês , peça aos alunos que escrevam os seus nomes no espaço destinado para este registro e deixe-os decorarem a borda externa da folha, personalizando assim cada mês.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.

  • Fixe o calendário confeccionado em um local de fácil visualização por todos da turma.

  • Questione os alunos, pedindo que eles observem o calendário :
  • Quantos meses têm 30 dias e quais são?
  • Quantos meses têm 31 dias e quais são?
  • Qual mês tem 28(29) dias e qual é?
  • Quais são os dias da semana em que temos aula?
  • Quais dias não devo ir a escola?
  • Em que mês estamos?
  • Qual o dia de hoje?
  • Qual o dia da semana?
  • Que dia foi ontem?
  • Que dia será amanhã?
  • Qual a importância do calendário no nosso dia a dia? (Será de grande valia para a fixação do tema que você faça o registro desta pergunta e das respostas dos alunos em uma folha e fixe-a ao lado do calendário feito pela turma).

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas: dias da semana, mês, ano, ontem/hoje/amanhã, cronologia, calendário.

Para você saber mais:

  • A concretização do aprendizado através de uma dinâmica de questionamentos é uma boa ferramenta para que se possa avaliar o que o aluno aprendeu e o que será necessário ampliar em explicação.

Fonte da imagem:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano