Slide do Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Quanto tempo leva para crescer?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, meia calça fina usada, terra ou serragem, alpiste ou painço, cola, papéis coloridos (olhinhos de plástico ou botões de camisa), canetas hidrocor, tintas (ou lã colorida), liguinhas de borracha, potinhos de iogurte vazios (somente a base de uma caixa de leite ou somente a base de uma garrafa pet).
Material complementar:
- Documento que contém o slide do Contexto: HIS2_07UND03 - Slide do Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pNhxxgB7awPBsFjHc5Kc6XFRZKDBF4rRCMcFHDmBz2RM7Fe9GMabk6hksBxP/his2-07und03-slide-do-contexto.pdf
- Fonte de mídia que descreve a origem do calendário : https://www.youtube.com/watch?v=0TogQs7gc64 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo imagens e um breve relato sobre a evolução dos calendários: HIS2_07UND03 - Evolução dos calendários: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bajmyR9RGZpDC7xg5gAfSmJxUpaWVGAxCSxyneYz3cnPS27EzCmz38RhmESN/his2-07und03-evolucao-dos-calendarios.pdf
- Documento que contém o slide da Poblematização: HIS2_07UND03 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MsJ9tjaxH54nzj36Yf3cM3mYZ7pkqnMM4G2C66rqQZjxDe4yuTbBQRbs5zCf/his2-07und03-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que contém o slide da Sistematização: HIS2_07UND03 - Slide da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sb7A52Tkf5MnbEffbDaXp538KnhH8MKyDFcdUacpjYC3PDWwqscvcY6SCfgB/his2-07und03-slide-da-sistematizacao.pdf
- Fonte de mídia que explica como como fazer o boneco de alpiste: https://www.youtube.com/watch?v=c0wRhnRmKrw . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que contém explicações de como fazer o boneco de alpiste: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/confeccionando-um-boneco-ecologico.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (calendário) para você se preparar para a aula:
- História do calendário: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-calendario . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Como e onde foi feito o primeiro calendário?: https://novaescola.org.br/conteudo/167/como-onde-feito-primeiro-calendario-babilonia-mesopotamia-sumerios-caldeus . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Outros calendários: chinês, islâmico e maia: https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Como foi definido que a semana teria 7 dias? https://m.megacurioso.com.br/cotidiano/102268-como-foi-definido-que-a-semana-teria-7-dias.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Origem do calendário: https://www.estudopratico.com.br/origem-do-calendario/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário Beleña do portal românico de sua igreja: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=52513844 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário de pedra asteca (Museu Zacatlán, Puebla, Mexico): https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category%3ACalendars&uselang=pt#/media/File:Cuauxicalli.JPG . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário hindu: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hindu_calendar_1871-72.jpg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário eterno da fase da lua (da última lua nova. Ele dá o número de horas e minutos que a lua é visível): https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category%3ACalendars&uselang=pt#/media/File:Csizio1.jpg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para executar esta aula, você proporá aos alunos vivenciarem experiências parecidas com as de povos antigos quando observavam o crescimento de alguma plantação, usando a observação dos elementos naturais.
Você fará com os alunos a confecção do boneco de alpiste com pelo menos 01 (uma) semana antes desta aula acontecer, para que se possa efetuar todas as etapas propostas:
- Veja como fazer o boneco de alpiste acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=c0wRhnRmKrw .
- Apresente os materiais para a confecção do boneco e confeccione-o com a ajuda dos alunos.
- Escolha um lugar onde bata sol e os alunos possam “visitá-lo” todos os dias.
- Proponha a construção de um diário (perguntar se sabem o que significa diário. Caso não saibam ou a explicação não esteja de acordo, explique o significado e estabeleça como será seu preenchimento). Este diário conterá a escrita das observações diárias e representações (desenhos) feitas pelos alunos.
- Escolham um nome para o diário e para o boneco de alpiste.
- Todos os dias, a partir da confecção do boneco, terá que ser escrito o que se observa - a sua função será a de escriba, mas é importante incentivar as narrações das observações.
- Você deverá escolher um aluno para representar através de desenho as observações do dia. Atente-se para que seja um aluno diferente a cada dia.
- Este diário culminará com o crescimento do alpiste.
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
- Esta aula proporcionará material adequado para trabalhar com os alunos as noções temporais: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário, rotina. Portanto serão termos (expressões) que deverão permear todos os momentos de conversação/discussão.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Comece a aula apresentando o slide. Caso não consiga apresentar o slide, você poderá usar o documento que contém esta imagem: HIS2_07UND03 - Slide do Contexto https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pNhxxgB7awPBsFjHc5Kc6XFRZKDBF4rRCMcFHDmBz2RM7Fe9GMabk6hksBxP/his2-07und03-slide-do-contexto.pdf
- Diga aos alunos que o desejo do homem em marcar o tempo e saber em que momento de sua existência ele se encontrava vem de muito tempo atrás. Com esse desejo, o homem foi criando maneiras de marcar o tempo: através dos fenômenos da natureza e de invenções que foram se aperfeiçoando com o passar dos anos.
Diga que principalmente na plantação de alimentos e nas caças de animais, os povos antigos observavam muito o sol e a chuva para poderem saber o que deveriam fazer (Por que será?).
E dessas marcações surgiram os calendários.
- Apresente aos alunos fonte de mídia que descreve a origem do calendário : https://www.youtube.com/watch?v=0TogQs7gc64 (Acesso em 28 de março de 2019)
- Discuta com os alunos sobre a necessidade e importância dos calendários para a humanidade:
- Conseguimos “guardar” na cabeça todas as atividades que temos para fazer e acontecimentos do nosso dia a dia: entrega de trabalhos, provas, aniversários dos familiares, lançamento do filme que se quer assistir?
- Conseguimos saber com precisão que dia da semana será o dia do aniversário dos nossos pais?
- Conseguimos saber com precisão que dia do mês foi o último domingo?
- Conseguimos saber com precisão que dia do mês será quinta-feira da semana que vem?
- Depois de pensarmos nessas questões o que podemos concluir sobre o uso do calendário: é útil e importante?
Como adequar à sua realidade:
- Caso você não consiga reproduzir o vídeo apresente as imagens que estão no documento HIS2_07UND03 - Evolução dos calendários, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bajmyR9RGZpDC7xg5gAfSmJxUpaWVGAxCSxyneYz3cnPS27EzCmz38RhmESN/his2-07und03-evolucao-dos-calendarios.pdf para conversar com os alunos sobre a sua utilização pela sociedade.
Fonte das imagens:
- Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário Beleña do portal românico de sua igreja: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=52513844 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário de pedra asteca (Museu Zacatlán, Puebla, Mexico): https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category%3ACalendars&uselang=pt#/media/File:Cuauxicalli.JPG . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário hindu: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hindu_calendar_1871-72.jpg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário eterno da fase da lua (da última lua nova ele dá o número de horas e minutos que a lua é visível): https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category%3ACalendars&uselang=pt#/media/File:Csizio1.jpg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente o slide. Caso não consiga apresentar o slide, você poderá usar o documento HIS2_07UND03 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MsJ9tjaxH54nzj36Yf3cM3mYZ7pkqnMM4G2C66rqQZjxDe4yuTbBQRbs5zCf/his2-07und03-slide-da-problematizacao.pdf que contém esta imagem.
- Retome o conteúdo do diário e faça, juntamente com os alunos, a contagem dos dias relacionado ao crescimento do alpiste.
- Relembre os acontecimentos e as circunstâncias da execução desta atividade.
- Converse com os alunos sobre (Registre estas perguntas e as respostas dos alunos em folhas sulfite para que sejam afixadas no mural juntamente com o material produzido na Sistematização):
- Como foi a experiência de observação do crescimento do “cabelo” do boneco?
- Quantos dias foram necessários para aparecer algum broto de alpiste?
- Seria possível usar o relógio para marcar quanto tempo demorou para o alpiste crescer?
- Como foi possível verificar que o tempo passou? (Espera-se que o aluno cite: pela quantidade de dias do diário; pelo crescimento do “cabelo”; pela quantidade de tempo que demorou para crescer o “cabelo”. Aproveite as respostas para retomar as noções de temporalidade trabalhadas nesta aula).
- Com esta nossa experiência, nós conseguimos fazer igual os povos antigos quando observavam o crescimento de alguma plantação, usando a observação dos elementos naturais?
- Para esta experiência foi importante usarmos as informações de um calendário, do diário?
Como adequar à sua realidade:
- Caso você não consiga assistir o vídeo com as explicações de como fazer o boneco de alpiste, acesse o link https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/confeccionando-um-boneco-ecologico.htm (Acesso em 28 de março de 2019) , que também estas explicações.
- Caso sua Escola possua uma horta ou um jardim, você poderá substituir a confecção e observação do boneco de alpiste pela observação do crescimento de alguma planta existente nestes espaços. A proposta do diário se mantém com as mesmas orientações.
- Você poderá também pedir que os alunos façam em casa seu próprio boneco de alpiste, anteriormente à aplicação desta aula, leve-o para sala e cada aluno faça o suas observações e registros em diários individuais.
Para você saber mais:
- A identificação, a comparação, a contextualização, a interpretação e a análise de um objeto estimulam o pensamento da criança, favorecendo desta forma o aprendizado de conteúdos.
- A utilização de um diário contribui para o reconhecimento da temporalidade linear, visto que diariamente os alunos registrarão fatos das observações feitas em determinados períodos, indicando a linearidade dos processos.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Apresente o slide. Caso não consiga apresentar o slide, você poderá usar o documento que contém esta imagem: HIS2_07UND03 - Slide da Sistematização -
- Distribua uma folha sulfite para cada aluno e peça a eles que desenhem ou escrevam sobre esta experiência.
- Após terminarem, afixe estas produções no mural da sala. Crie, juntamente com os alunos, um título para colocarem acima das atividades.
Neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de:
- reconhecer que os acontecimentos cotidianos possuem uma linearidade e uma temporalidade;
- reconhecer a importância da criação e utilização do calendário;
- se apropriarem das noções temporais trabalhadas: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário, rotina.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Youtube, Paint e Padlet.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer que os acontecimentos do dia a dia possuem uma sequência. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Tipos de relógio”. Se não for possível que assistam ao vídeo, envie um arquivo de áudio contando o que ele apresenta. Em seguida, mande os questionamentos a seguir:
- Conseguimos “guardar” na cabeça todas as atividades que temos para fazer e acontecimentos do nosso dia a dia: entrega de trabalhos, provas, aniversários dos familiares, lançamento do filme que se quer assistir?
- Conseguimos saber com precisão que dia da semana será o dia do aniversário dos nossos pais?
- Conseguimos saber com precisão que dia do mês foi o último domingo?
- Conseguimos saber com precisão que dia do mês será quinta-feira da semana que vem?
Os estudantes irão responder as questões por arquivo de áudio. Peça que compartilhem no grupo da turma.
Problematização
Peça aos estudantes que escolham a semente de uma planta que seja acessível a eles no contexto familiar. Nós sugerimos alpiste ou feijão. Essa semente será plantada e seu crescimento acompanhado pelos estudantes. À medida em que o tempo passar, peça, via audio, que os estudantes façam o registro das seguintes questões:
- Como foi a experiência de observação do crescimento da plantinha?
- Quantos dias foram necessários para aparecer algum broto?
- Seria possível usar o relógio para marcar quanto tempo demorou para o alpiste crescer?
- Como foi possível verificar que o tempo passou?.
- Para esta experiência foi importante usarmos as informações de um calendário, do diário?
Peça que os estudantes registrem as respostas no caderno ou possam responder via áudio. Você pode ampliar os questionamentos de acordo com as orientações do plano.
Sistematização
Os estudantes irão produzir um desenho em folha de A4 ou, se possível, no paint, sobre a experiência de plantar e acompanhar o crescimento da planta. Na sequência, as produções devem ser compartilhadas no grupo da escola ou no mural de um Padlet (veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF01LP20, EF12LP04, EF02MA18 e EF02CI07.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI07) Identificar e utilizar marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Palavras-Chave: Marcadores do tempo; Calendário; Temporalidade; Linearidade; Dia; Dias da semana; Diário; Evolução; Acontecimentos cotidianos; Tempo; Crescimento.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA