16572
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Explorando uma tradição local

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Explorando uma tradição local

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp, YouTube.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, .

Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer a história de uma festa importante da nossa região. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Envie para seus alunos o vídeo “Festa de Parintins” (disponível aqui).
Envie um áudio, peça que os alunos assistam ao vídeo e pensem sobre as seguintes questões:
- O que é a Festa de Parintins?
- Quem já participou de uma? Quando? Onde? Com quem você foi?
- Como é uma Festa de Parintins?
- O que vocês mais gostam nessa festa?
- Vocês conheciam a origem dos dois bois?

Você pode mandar, ou ler, via áudio, este arquivo (disponível aqui) para os estudantes saberem mais. Solicite que gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.

Problematização
Solicite que os estudantes se reúnam em duplas nos chats privados, para produzirem um desenho em conjunto sobre a Festa de Parintins. O desenhos devem ser compartilhados no grupo da escola. Eleja estudantes para comentarem os desenhos dos colegas.

Sistematização
Peça que os estudantes gravem individualmente vídeos com os desenhos e comentários sobre a atividade produzida e enviem ao grupo. Atente para dar feedback aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar assistindo a vídeos com os estudantes, como o “Festival de Parintins” (disponível aqui) e “Festival de Parintins - TV RA TIM BUM” (disponível aqui), assim como lendo o livro “Brincando de Boi em Parintins”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_08UND09

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas