Imagens do contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Dia do Professor (15/10)
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Data show, quadro, sulfites e materiais para escrita e desenho.
Material complementar:
Imagens do contexto
Texto: Você sabe a origem do Dia do Professor?-
Para você saber mais:
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro. Portal do Governo. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/voce-sabe-a-origem-do-dia-do-professor-conheca-a-historia-por-tras-do-15-de-outubro/ Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte se sabiam que existia um dia para os professores e por que/como eles acham que esse dia foi criado.
Nesta aula, espera-se que eles percebam o quanto a profissão do professor é antiga, o que mudou e o que permaneceu com o passar do tempo. Que eles também notem a importância dessa profissão e, consequentemente, de comemorar esse dia. Além disso, eles devem notar que as datas comemorativas são criadas a partir de determinados acontecimentos que marcam aquele dia e, assim, continuam sendo lembradas e celebradas ao longo dos anos.
O trabalho com as datas comemorativas serve para enfatizar que os povos criam mecanismos de perpetuação de uma memória. É importante que as crianças percebam que as sociedades determinam datas específicas para celebrar um fato que consideram relevante e que querem perenizar, fazendo com que as futuras gerações continuem a recordar e a valorizar o que aquele dia representa.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre a função do professor: o que faz, onde trabalha, como é sua rotina, como seria o mundo se ele não existisse. Estimule que eles opinem e se expressem a partir de sua própria realidade e experiência.
Pergunte se sabem como e por que foi criado um dia para o professor. Deixe que levantem hipóteses para responder a essas questões.
Leia o texto "Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro"
Texto: Você sabe a origem do Dia do Professor?-
Depois de ler, discuta o documento com os alunos. Pergunte se entenderam o texto e faça as explicações de vocabulário necessárias. Questionamentos para ajudar na discussão:
- Como surgiu o Dia do Professor?
- Por que ele é comemorado no dia 15 de outubro?
- O Dia do Professor sempre teve o mesmo significado?
- O que mudou?
- O que vocês pensam sobre a ideia daquele grupo de professores?
Releia o último parágrafo do texto: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. Discuta com os alunos:
- O que quer dizer enaltecer?
- Por que o professor deve ser enaltecido?
- O Dia do Professor continua a ser comemorado desse jeito?
- Na nossa escola é feito algum tipo de homenagem para os professores?
- O que poderia ser feito para "enaltecer o professor"?
Pergunte aos alunos se sabem por que costumamos separar um dia para que todos comemorem certos "fatos marcantes", como o Dia do Professor, o Dia do Meio Ambiente, o Dia do Livro Infantil, etc. Ouça suas opiniões, reflita com a turma sobre elas, problematize suas conclusões e esclareça que essas datas possibilitam que as sociedades mantenham vivas suas memórias e que as transmitam de uma geração para a outra. As sociedades, em geral, têm necessidade de constituir seus marcos de memória, sendo as datas comemorativas um exemplo disso. Neste caso, o marco de memória social coletiva é o Dia do Professor, assim pessoas de diferentes tempos e lugares continuam a comemorar essa data, lembrando e valorizando sua história e o que ela representa.
Como adequar à sua realidade: Se houver alguma comemoração para o Dia do Professor na sua escola, fale sobre ela com os alunos, pergunte se participaram dessa comemoração em outros anos e relembre com eles como foi. Aproveite também para compartilhar sua experiência como professor, conte aos alunos por que você escolheu essa profissão, o que você mais gosta, conte algumas experiências, algumas mudanças que ocorreram desde que você começou a trabalhar e o que você espera para o futuro.
Para você saber mais:
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/voce-sabe-a-origem-do-dia-do-professor-conheca-a-historia-por-tras-do-15-de-outubro/ Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente este e os próximos slides para os alunos com fotos antigas e recentes de professores exercendo sua profissão. Se preferir, imprima as imagens, sente-se com os alunos em roda e mostre-as para eles.
Imagens do contexto-
Observe as imagens com os alunos e estimule-os a assumir uma atitude historiadora diante delas, ou seja, a desenvolver um olhar atento, que observa, que questiona, que compara, que interpreta e que busca significados. Esse tipo de atitude deve ser sempre estimulada nas aulas de história. As fontes históricas, sejam elas imagens, textos, produções culturais ou objetos, devem despertar no aluno sempre uma postura investigativa.
"Por todas as razões apresentadas, espera-se que o conhecimento histórico seja tratado como uma forma de pensar, entre várias; uma forma de indagar sobre as coisas do passado e do presente, de construir explicações, desvendar significados, compor e decompor interpretações, em movimento contínuo ao longo do tempo e do espaço. Enfim, trata-se de transformar a história em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive.
Retornando ao ambiente escolar, a BNCC pretende estimular ações nas quais professores e alunos sejam sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, eles próprios devem assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do Ensino Fundamental."
Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 18 de janeiro de 2019.
Para incentivar essa atitude historiadora, faça questionamentos como:
- O que podemos ver nestas fotos?
- Como o professor aparece em cada uma delas?
- Como os alunos aparecem em cada uma delas?
- Como é o ambiente em que eles estão?
- Como é a roupa que eles usam?
- Por meio da foto, como podemos imaginar que seja a relação desse professor com esses alunos?
- Como deve ser uma aula desse professor?
- O que será que deixa esse professor feliz?
- O que será que deixam esses alunos felizes?
- O que mudou com o passar do tempo?
- A profissão do professor existe faz tempo? Como podemos saber disso?
- Qual a função do professor? Será que isso mudou com o passar do tempo? (Reflita com os alunos que a função de ensinar é a mesma, mas mudou o contexto, alguns conteúdos, as relações e a forma como isso é feito.)
- Qual a importância do professor?
- Por que será que existe um dia para o professor?
- Essa data é comemorada em casa? E na escola? Por quê?
- Por que esse dia é importante?
- O que será que os professores de antigamente gostariam de ganhar nesse dia? E os professores de agora?
Como adequar à sua realidade: Além das imagens disponíveis aqui, você pode levar algumas fotos do seu arquivo pessoal ou da escola que também mostrem professores e alunos. Explore essas fotos com os alunos para que possam identificar algumas mudanças e permanências mais próximas da realidade deles.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente este e os próximos slides para os alunos com fotos antigas e recentes de professores exercendo sua profissão. Se preferir, imprima as imagens, sente-se com os alunos em roda e mostre-as para eles.
Imagens do contexto-
Observe as imagens com os alunos e estimule-os a assumir uma atitude historiadora diante delas, ou seja, a desenvolver um olhar atento, que observa, que questiona, que compara, que interpreta e que busca significados. Esse tipo de atitude deve ser sempre estimulada nas aulas de história. As fontes históricas, sejam elas imagens, textos, produções culturais ou objetos, devem despertar no aluno sempre uma postura investigativa.
"Por todas as razões apresentadas, espera-se que o conhecimento histórico seja tratado como uma forma de pensar, entre várias; uma forma de indagar sobre as coisas do passado e do presente, de construir explicações, desvendar significados, compor e decompor interpretações, em movimento contínuo ao longo do tempo e do espaço. Enfim, trata-se de transformar a história em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive.
Retornando ao ambiente escolar, a BNCC pretende estimular ações nas quais professores e alunos sejam sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, eles próprios devem assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do Ensino Fundamental."
Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 18 de janeiro de 2019.
Para incentivar essa atitude historiadora, faça questionamentos como:
- O que podemos ver nestas fotos?
- Como o professor aparece em cada uma delas?
- Como os alunos aparecem em cada uma delas?
- Como é o ambiente em que eles estão?
- Como é a roupa que eles usam?
- Por meio da foto, como podemos imaginar que seja a relação desse professor com esses alunos?
- Como deve ser uma aula desse professor?
- O que será que deixa esse professor feliz?
- O que será que deixam esses alunos felizes?
- O que mudou com o passar do tempo?
- A profissão do professor existe faz tempo? Como podemos saber disso?
- Qual a função do professor? Será que isso mudou com o passar do tempo? (Reflita com os alunos que a função de ensinar é a mesma, mas mudou o contexto, alguns conteúdos, as relações e a forma como isso é feito.)
- Qual a importância do professor?
- Por que será que existe um dia para o professor?
- Essa data é comemorada em casa? E na escola? Por quê?
- Por que esse dia é importante?
- O que será que os professores de antigamente gostariam de ganhar nesse dia? E os professores de agora?
Como adequar à sua realidade: Além das imagens disponíveis aqui, você pode levar algumas fotos do seu arquivo pessoal ou da escola que também mostrem professores e alunos. Explore essas fotos com os alunos para que possam identificar algumas mudanças e permanências mais próximas da realidade deles.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente este e os próximos slides para os alunos com fotos antigas e recentes de professores exercendo sua profissão. Se preferir, imprima as imagens, sente-se com os alunos em roda e mostre-as para eles.
Imagens do contexto-
Observe as imagens com os alunos e estimule-os a assumir uma atitude historiadora diante delas, ou seja, a desenvolver um olhar atento, que observa, que questiona, que compara, que interpreta e que busca significados. Esse tipo de atitude deve ser sempre estimulada nas aulas de história. As fontes históricas, sejam elas imagens, textos, produções culturais ou objetos, devem despertar no aluno sempre uma postura investigativa.
"Por todas as razões apresentadas, espera-se que o conhecimento histórico seja tratado como uma forma de pensar, entre várias; uma forma de indagar sobre as coisas do passado e do presente, de construir explicações, desvendar significados, compor e decompor interpretações, em movimento contínuo ao longo do tempo e do espaço. Enfim, trata-se de transformar a história em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive.
Retornando ao ambiente escolar, a BNCC pretende estimular ações nas quais professores e alunos sejam sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, eles próprios devem assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do Ensino Fundamental."
Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 18 de janeiro de 2019.
Para incentivar essa atitude historiadora, faça questionamentos como:
- O que podemos ver nestas fotos?
- Como o professor aparece em cada uma delas?
- Como os alunos aparecem em cada uma delas?
- Como é o ambiente em que eles estão?
- Como é a roupa que eles usam?
- Por meio da foto, como podemos imaginar que seja a relação desse professor com esses alunos?
- Como deve ser uma aula desse professor?
- O que será que deixa esse professor feliz?
- O que será que deixam esses alunos felizes?
- O que mudou com o passar do tempo?
- A profissão do professor existe faz tempo? Como podemos saber disso?
- Qual a função do professor? Será que isso mudou com o passar do tempo? (Reflita com os alunos que a função de ensinar é a mesma, mas mudou o contexto, alguns conteúdos, as relações e a forma como isso é feito.)
- Qual a importância do professor?
- Por que será que existe um dia para o professor?
- Essa data é comemorada em casa? E na escola? Por quê?
- Por que esse dia é importante?
- O que será que os professores de antigamente gostariam de ganhar nesse dia? E os professores de agora?
Como adequar à sua realidade: Além das imagens disponíveis aqui, você pode levar algumas fotos do seu arquivo pessoal ou da escola que também mostrem professores e alunos. Explore essas fotos com os alunos para que possam identificar algumas mudanças e permanências mais próximas da realidade deles.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente este e os próximos slides para os alunos com fotos antigas e recentes de professores exercendo sua profissão. Se preferir, imprima as imagens, sente-se com os alunos em roda e mostre-as para eles.
Imagens do contexto-
Observe as imagens com os alunos e estimule-os a assumir uma atitude historiadora diante delas, ou seja, a desenvolver um olhar atento, que observa, que questiona, que compara, que interpreta e que busca significados. Esse tipo de atitude deve ser sempre estimulada nas aulas de história. As fontes históricas, sejam elas imagens, textos, produções culturais ou objetos, devem despertar no aluno sempre uma postura investigativa.
"Por todas as razões apresentadas, espera-se que o conhecimento histórico seja tratado como uma forma de pensar, entre várias; uma forma de indagar sobre as coisas do passado e do presente, de construir explicações, desvendar significados, compor e decompor interpretações, em movimento contínuo ao longo do tempo e do espaço. Enfim, trata-se de transformar a história em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive.
Retornando ao ambiente escolar, a BNCC pretende estimular ações nas quais professores e alunos sejam sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, eles próprios devem assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do Ensino Fundamental."
Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 18 de janeiro de 2019.
Para incentivar essa atitude historiadora, faça questionamentos como:
- O que podemos ver nestas fotos?
- Como o professor aparece em cada uma delas?
- Como os alunos aparecem em cada uma delas?
- Como é o ambiente em que eles estão?
- Como é a roupa que eles usam?
- Por meio da foto, como podemos imaginar que seja a relação desse professor com esses alunos?
- Como deve ser uma aula desse professor?
- O que será que deixa esse professor feliz?
- O que será que deixam esses alunos felizes?
- O que mudou com o passar do tempo?
- A profissão do professor existe faz tempo? Como podemos saber disso?
- Qual a função do professor? Será que isso mudou com o passar do tempo? (Reflita com os alunos que a função de ensinar é a mesma, mas mudou o contexto, alguns conteúdos, as relações e a forma como isso é feito.)
- Qual a importância do professor?
- Por que será que existe um dia para o professor?
- Essa data é comemorada em casa? E na escola? Por quê?
- Por que esse dia é importante?
- O que será que os professores de antigamente gostariam de ganhar nesse dia? E os professores de agora?
Como adequar à sua realidade: Além das imagens disponíveis aqui, você pode levar algumas fotos do seu arquivo pessoal ou da escola que também mostrem professores e alunos. Explore essas fotos com os alunos para que possam identificar algumas mudanças e permanências mais próximas da realidade deles.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente este e os próximos slides para os alunos com fotos antigas e recentes de professores exercendo sua profissão. Se preferir, imprima as imagens, sente-se com os alunos em roda e mostre-as para eles.
Imagens do contexto-
Observe as imagens com os alunos e estimule-os a assumir uma atitude historiadora diante delas, ou seja, a desenvolver um olhar atento, que observa, que questiona, que compara, que interpreta e que busca significados. Esse tipo de atitude deve ser sempre estimulada nas aulas de história. As fontes históricas, sejam elas imagens, textos, produções culturais ou objetos, devem despertar no aluno sempre uma postura investigativa.
"Por todas as razões apresentadas, espera-se que o conhecimento histórico seja tratado como uma forma de pensar, entre várias; uma forma de indagar sobre as coisas do passado e do presente, de construir explicações, desvendar significados, compor e decompor interpretações, em movimento contínuo ao longo do tempo e do espaço. Enfim, trata-se de transformar a história em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive.
Retornando ao ambiente escolar, a BNCC pretende estimular ações nas quais professores e alunos sejam sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, eles próprios devem assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do Ensino Fundamental."
Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 18 de janeiro de 2019.
Para incentivar essa atitude historiadora, faça questionamentos como:
- O que podemos ver nestas fotos?
- Como o professor aparece em cada uma delas?
- Como os alunos aparecem em cada uma delas?
- Como é o ambiente em que eles estão?
- Como é a roupa que eles usam?
- Por meio da foto, como podemos imaginar que seja a relação desse professor com esses alunos?
- Como deve ser uma aula desse professor?
- O que será que deixa esse professor feliz?
- O que será que deixam esses alunos felizes?
- O que mudou com o passar do tempo?
- A profissão do professor existe faz tempo? Como podemos saber disso?
- Qual a função do professor? Será que isso mudou com o passar do tempo? (Reflita com os alunos que a função de ensinar é a mesma, mas mudou o contexto, alguns conteúdos, as relações e a forma como isso é feito.)
- Qual a importância do professor?
- Por que será que existe um dia para o professor?
- Essa data é comemorada em casa? E na escola? Por quê?
- Por que esse dia é importante?
- O que será que os professores de antigamente gostariam de ganhar nesse dia? E os professores de agora?
Como adequar à sua realidade: Além das imagens disponíveis aqui, você pode levar algumas fotos do seu arquivo pessoal ou da escola que também mostrem professores e alunos. Explore essas fotos com os alunos para que possam identificar algumas mudanças e permanências mais próximas da realidade deles.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Diga aos alunos que para surpreender os professores da escola vocês farão cartas para eles. Essa será uma forma de agradecê-los e de enaltecer sua função.
Explique que vocês escreverão uma parte juntos e depois cada um pode complementar do seu jeito, escrevendo mais alguma coisa e/ou fazendo um desenho. Cada um deverá pensar para que professor vai entregar aquela carta, pode ser um professor de outra sala, um professor que já deu aula para eles em outro ano, um professor de outra disciplina, um professor com quem ainda não tiveram aula, o professor de algum irmão etc. Sugira que escolham professores diferentes, em vez de muitos entregarem cartas para o mesmo professor, diga que seria melhor se vários professores recebessem uma carta.
Proponha que eles comecem a carta falando sobre o Dia do Professor (sobre a existência e a finalidade dessa data comemorativa) e que depois agradeçam pelo trabalho que ele faz. Dê a ideia inicial, mas deixe que os alunos criem o texto e que digam, com suas palavras, o que têm vontade de escrever. Como escriba, você pode perguntar se não falta uma palavra, se não está muito longo, se aquela palavra não vai ficar muito repetitiva etc, mas evite moldar o texto e direcionar os alunos. Enquanto você escreve no quadro, peça que cada um copie na sua carta.
Não deixe esse texto inicial ficar muito longo para que os alunos tenham tempo de trabalhar em suas produções individuais, seja sob a forma escrita ou de desenho.
Depois, ande com eles pela escola entregando as cartas que fizeram. Antes de sair da sala, estabeleça alguns combinados: ficar atento para não atrapalhar as outras turmas que estão em aula; os outros professores podem estar ocupados e, por isso, é importante que batam à porta da sala e que peçam licença antes de entregarem a carta ao professor. Se algum aluno não quiser entregar, pergunte se prefere entregar depois ou se quer que outro aluno o represente.
Quando voltarem à sala, conversem sobre a experiência.
Como adequar à sua realidade: Se houver uma celebração para os professores na sua escola, você pode combinar com os alunos de entregar as cartas neste outro momento.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, Print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano o objetivo é compreender a origem e o significado do dia do professor. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Pesquise sobre o dia do professor para falar sobre esta data para os estudantes. Grave um áudio sobre o tema e envie, junto com as questões abaixo:
- Por que o professor deve ser valorizado?
- Na nossa escola é feito algum tipo de homenagem para os professores?
- O que poderia ser feito para "valorizar o professor"?
Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.
Problematização
Envie aos estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui) ou prints das imagens. Via arquivo de áudio, envie as seguintes questões:
- O que podemos ver nestas fotos?
- Como o professor aparece em cada uma delas?
- O que será que deixa esse professor feliz?
- O que será que deixam esses alunos felizes?
- Qual a importância do professor?
- Por que será que existe um dia para o professor?
Peça que os estudantes falem sobre as questões em arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto. Siga as instruções de reflexão que o plano propõe.
Sistematização
Peça aos estudantes que escrevam cartas para os professores da escola. Se eles já foram alfabetizados, você pode fazer um texto coletivo no Google Docs (Veja como fazer um Google Docs, disponível aqui). Caso não seja possível, peça que gravem áudios para agradecer o trabalho dos professores e encaminhe-os a vários professores da escola. Peça que os professores enviem vídeos e áudios em agradecimento aos estudantes. Dê o feedback às crianças.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo obras literárias ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre o dia dos professores, é possível acessar “A história do dia dos professores” (disponível aqui) e “Dia dos professores” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Palavras Chave: Dia do professor; Professor; Data comemorativa
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA