10244
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Criando contornos no geoplano

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar as figuras não planas. Reconhecer contornos: quadrado, retângulo, triângulo e circunferência.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Nery,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.

Objetivos específicos

Identificar as figuras não planas. Reconhecer contornos: quadrado, retângulo, triângulo e circunferência.

Vocabulário

Regiões planas, contornos, circunferência.

Conceito-chave

Reconhecer as figuras planas. Diferenciar as regiões planas dos contornos. identificar e nomear uma circunferência.

Recursos necessários

  • Geoplano
  • elásticos coloridos
  • Folhas impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que vamos aprender na aula de hoje?
  • Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Chame a atenção dos seus alunos para os desenhos projetados. Estimule-os a perceber a diferença entre o desenho preenchido e o contorno. Se for necessário, peça leve um bambolê para exemplificar concretamente a diferença entre um círculo e uma circunferência.

Propósito: Explorar a região circular e nomear a circunferência.

Discuta com a turma:

  • A embalagem de presente lembra qual figura não plana?
  • Os desenhos feitos por Bruno são iguais ou diferentes?
  • O que é diferente?
  • Como se chama a figura plana representada no primeiro desenho de Bruno?

A partir dessa discussão, o professor poderá caracterizar, junto com a turma, as figuras trabalhadas.

É muito importante o uso das nomenclaturas corretas, não se esqueça que um dos objetivos da atividade é que os alunos consigam diferenciar a região circular da circunferência.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: converse com a turma sobre o geoplano, explique a finalidade deste objeto. Se possível leve-o para sua sala de aula e com elásticos coloridos deixe os alunos formarem vários contornos, depois, estimule-os a traçar alguns contornos especificados por você. Caso sua escola não possua um geoplano, existem algumas maneiras de construir esse objeto utilizando sucatas. Ele pode ser produzido, por exemplo, com tampinhas de garrafa pet, colando-as em uma superfície lisa e com elástico pode-se criar os contornos. Outra alternativa é o uso do geoplano virtual, caso haja computadores disponíveis para os alunos.

Propósito: Ampliar o conceito de figuras planas através do uso do geoplano

Discuta com a turma:

  • Você conhece um geoplano?
  • Imagina para que ele serve?
  • Que tal construírmos contornos?
  • Você também pode criar desenhos com os elásticos coloridos!

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Após a produção dos contornos no geoplano mostre as imagens acima para os alunos e estimule-os a fazer uma associação entre os contornos e suas nomenclaturas corretas.

Propósito: Ampliar o conceito de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Você conhece esses contornos?
  • Você produziu algum deles no geoplano? Qual?
  • Vamos relacionar cada contorno ao seu nome!
  • Você conseguiria fazer todas as figuras acima no geoplano?
  • Vamos tentar?
  • E aí, conseguiu?
  • Qual dessas figuras não poderia ser feita no geoplano? Por quê?

Neste momento, ressalta a impossibilidade de fazer uma circunferência no geoplano.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Mostre o contorno feito por Ana e comece dizendo como ela o nomeou. Leve-os a analisar o contorno e refletir sobre a resposta de Ana. Use os exemplos dos bambolês, estimule-os a diferenciar o círculo da circunferência. Se for necessário, desenhe no quadro uma circunferência e um círculo e vá perguntando que diferenças eles percebem entre as duas imagens.

Propósito: Discutir as diferentes respostas e permitir que o erro auxilie no processo de aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Você conhece esse contorno?
  • Ana deu o nome correto para ele?
  • Qual seria o nome ideal para esse contorno?
  • Se Ana quisesse, realmente, desenhar um círculo o que ela deveria ter feito?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.

Propósito: Encerrar a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já conseguem diferenciar contornos das regiões planas?
  • Qual é a diferença entre círculo e circunferência?

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Mostre o geoplano com os contornos acima, se possível peça para um aluno reproduzir o desenho da casa em um dos geoplanos utilizados na sala de aula. Oriente-os a observar cada parte da casa e faça uma associação com os contornos das figuras planas.

Propósito: Avaliar se objetivo da aula foi alcançado.

Discuta com a turma:

  • Que desenho Gabriel formou no geoplano?
  • Quantos contornos ele utilizou para formar esse desenho?
  • Você saberia dizer que contornos são esses?

Materiais complementres:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que vamos aprender na aula de hoje?
  • Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.

Objetivos específicos

Identificar as figuras não planas. Reconhecer contornos: quadrado, retângulo, triângulo e circunferência.

Vocabulário

Regiões planas, contornos, circunferência.

Conceito-chave

Reconhecer as figuras planas. Diferenciar as regiões planas dos contornos. identificar e nomear uma circunferência.

Recursos necessários

  • Geoplano
  • elásticos coloridos
  • Folhas impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Chame a atenção dos seus alunos para os desenhos projetados. Estimule-os a perceber a diferença entre o desenho preenchido e o contorno. Se for necessário, peça leve um bambolê para exemplificar concretamente a diferença entre um círculo e uma circunferência.

Propósito: Explorar a região circular e nomear a circunferência.

Discuta com a turma:

  • A embalagem de presente lembra qual figura não plana?
  • Os desenhos feitos por Bruno são iguais ou diferentes?
  • O que é diferente?
  • Como se chama a figura plana representada no primeiro desenho de Bruno?

A partir dessa discussão, o professor poderá caracterizar, junto com a turma, as figuras trabalhadas.

É muito importante o uso das nomenclaturas corretas, não se esqueça que um dos objetivos da atividade é que os alunos consigam diferenciar a região circular da circunferência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: converse com a turma sobre o geoplano, explique a finalidade deste objeto. Se possível leve-o para sua sala de aula e com elásticos coloridos deixe os alunos formarem vários contornos, depois, estimule-os a traçar alguns contornos especificados por você. Caso sua escola não possua um geoplano, existem algumas maneiras de construir esse objeto utilizando sucatas. Ele pode ser produzido, por exemplo, com tampinhas de garrafa pet, colando-as em uma superfície lisa e com elástico pode-se criar os contornos. Outra alternativa é o uso do geoplano virtual, caso haja computadores disponíveis para os alunos.

Propósito: Ampliar o conceito de figuras planas através do uso do geoplano

Discuta com a turma:

  • Você conhece um geoplano?
  • Imagina para que ele serve?
  • Que tal construírmos contornos?
  • Você também pode criar desenhos com os elásticos coloridos!

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Após a produção dos contornos no geoplano mostre as imagens acima para os alunos e estimule-os a fazer uma associação entre os contornos e suas nomenclaturas corretas.

Propósito: Ampliar o conceito de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Você conhece esses contornos?
  • Você produziu algum deles no geoplano? Qual?
  • Vamos relacionar cada contorno ao seu nome!
  • Você conseguiria fazer todas as figuras acima no geoplano?
  • Vamos tentar?
  • E aí, conseguiu?
  • Qual dessas figuras não poderia ser feita no geoplano? Por quê?

Neste momento, ressalta a impossibilidade de fazer uma circunferência no geoplano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Mostre o contorno feito por Ana e comece dizendo como ela o nomeou. Leve-os a analisar o contorno e refletir sobre a resposta de Ana. Use os exemplos dos bambolês, estimule-os a diferenciar o círculo da circunferência. Se for necessário, desenhe no quadro uma circunferência e um círculo e vá perguntando que diferenças eles percebem entre as duas imagens.

Propósito: Discutir as diferentes respostas e permitir que o erro auxilie no processo de aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Você conhece esse contorno?
  • Ana deu o nome correto para ele?
  • Qual seria o nome ideal para esse contorno?
  • Se Ana quisesse, realmente, desenhar um círculo o que ela deveria ter feito?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.

Propósito: Encerrar a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já conseguem diferenciar contornos das regiões planas?
  • Qual é a diferença entre círculo e circunferência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Mostre o geoplano com os contornos acima, se possível peça para um aluno reproduzir o desenho da casa em um dos geoplanos utilizados na sala de aula. Oriente-os a observar cada parte da casa e faça uma associação com os contornos das figuras planas.

Propósito: Avaliar se objetivo da aula foi alcançado.

Discuta com a turma:

  • Que desenho Gabriel formou no geoplano?
  • Quantos contornos ele utilizou para formar esse desenho?
  • Você saberia dizer que contornos são esses?

Materiais complementres:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano