16569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Família do coração

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Família do coração

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube, Padlet.

Contexto
Neste plano, o objetivo é perceber diferentes formas de relações afetivas na formação das famílias. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o vídeo “A galinha que criava um ratinho”. Compartilhe, via arquivo de áudio ou em um momento de aula síncrono, as questões a seguir:
- Por que, quando percebeu o perigo, o ratinho foi procurar a mãe galinha?
- Que sentimento une os personagens desta família?
Você pode inserir outros questionamentos que achar pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as impressões sobre o vídeo, a partir dos questionamentos propostos. Siga as reflexões que o plano propõe.

Problematização
Disponibilize para os estudantes a definição da palavra adoção no dicionário. Solicite que contem alguma história de adoção que conhecem. Peça que a socializem com o grupo, via áudio de Whatsapp com, no máximo, 1 minuto de duração.

Sistematização
Solicite às crianças que criem representações da família. Pode ser um desenho ou uma modelagem na massa de modelar, para quem dispuser. Peça que compartilhem fotos das produções no grupo da turma no Whatsapp, ou crie um mural no Padlet (veja, aqui, como fazer), para que possam ver as produções dos colegas e comentar. Atente para dar um feedback para as produções.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver, junto com as crianças, os vídeos “A história de uma família”, o audiobook “A família do Marcelo” e “As famílias do mundinho”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12, EF04HI03.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_07UND08

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas