16567
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - MEMÓRIAS DE ESTUDANTE

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre MEMÓRIAS DE ESTUDANTE

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_06UND09

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.

Contexto

O objetivo deste plano é resgatar a memória da escola através de ex-alunos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Via arquivo de áudio, envie para os estudantes as seguintes questões:

- Quem estuda nesta escola desde a Educação Infantil? Ou, como era a escola quando vocês estavam na Educação Infantil?
- O que vocês mais gostavam?
- O que vocês não gostavam?
- O que está diferente agora, no 1º ano, em relação a Educação Infantil?

Solicite que eles respondam as questões via áudio. Peça que eles façam um desenho de como era a Educação Infantil, como eram os uniformes, cadernos, elementos que apontem mudanças e permanências. Peça que fotografem ou monte um mural no Padlet (veja como fazer um Padlet).

Problematização

Providencie vídeos com depoimentos de ex-alunos da escola. Solicite que eles respondam às questões postas no plano. Por áudio, informe aos estudantes que você realizou uma entrevista, sendo ela é uma ferramenta de coleta de informações históricas. Envie os vídeos para os estudantes e peça que visualizem e analisem os relatos.

Sistematização

Você irá produzir um Podcast (veja aqui como fazer). Peça, por áudio, que os alunos escolham o que mais chamou a atenção no relato dos ex-alunos, e gravem um áudio de, no máximo, 30 segundos. Selecione as partes mais interessantes que os alunos escolheram e grave um Podcast. Depois, compartilhe com os estudantes e com a própria escola, a fim de conhecerem um pouco mais das suas histórias.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as escolas do passado, os pais podem ver junto com as crianças os vídeos “As mudanças nas escolas do Brasil” (disponível aqui) e “Alunos descobrem como era as escolas do passado” (disponível aqui).

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06 e EF01ER01.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_06UND09

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas