16567
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - MEMÓRIAS DE ESTUDANTE

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre MEMÓRIAS DE ESTUDANTE

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças realizem uma entrevista com ex-alunos da escola, produzindo relatos e experiência destas pessoas e os comparem com as suas vivências atuais como alunos.

É importante que você busque previamente alguns ex-alunos da escola que poderiam fazer uma visita e compartilhar algumas histórias do tempo que estudaram na instituição. Se possível, que já sejam adultos ou jovens para possibilitar às crianças um maior recorte temporal.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Para você saber mais: Sobre o uso e tendências da história oral. Fonte: FERREIRA, M.M; FERNANDES, T.M. & ALBERTI, V. (orgs) História Oral: desafios para o século XXI. Capítulo 2. Avaliações e tendências da história oral Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz e Fundação Getúlio Vargas, 2000. Disponível em http://books.scielo.org/id/2k2mb . Acesso em 27 de fevereiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula realizarão uma entrevista com ex-alunos da escola a fim de conhecer, a partir de relatos de experiência, um pouco mais sobre a história da escola.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Em roda de conversa, resgate as memórias das crianças da turma referentes às suas experiências na escola:

  • Quem estuda aqui desde a Educação Infantil (caso haja na escola)? ou Como era a escola quando vocês estavam na Educação Infantil?
  • O que vocês mais gostavam?
  • O que vocês não gostavam?
  • O que está diferente agora, no 1º ano em relação a Educação Infantil?
  • Existe alguma coisa que vocês acham semelhante? O quê?
  • Quais práticas / atividades da Educação Infantil permaneceram iguais ou parecidas no 1º ano?
  • Quais práticas / atividades da Educação Infantil passaram por mudanças no 1º ano?
  • Após este breve resgate que poderá incluir outras perguntas que você julgar necessárias, solicite que cada criança expresse através do desenho alguns pontos da conversa:
  • Agora vamos fazer uma desenho de como éramos na Educação Infantil e como estamos agora. Não se esqueçam dos detalhes: o uniforme / farda de vocês mudou? Vocês estão exatamente iguais, ou mudaram algumas coisas?

Enfim a ideia é que se registre a memória escolar deles sob a forma de desenho.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Elabore com as crianças um roteiro que guiará a fala dos ex-alunos convidados, com as seguintes perguntas:

  • Há quanto tempo você estudou nesta escola?
  • O que você mais gostava de fazer quando estudava aqui?
  • Você sente saudades de algo que você costumava fazer? Ou de alguém que você não tem mais contato? Poderia nos contar a respeito?
  • Você estudou nesta escola por quanto tempo?
  • Existe algum professor(a) que te marcou positivamente? Por quê?
  • E quanto aos outros profissionais da escola, existe algum que você se lembre com carinho?
  • Você teria alguma história curiosa que aconteceu com você ou na escola enquanto você estudava aqui? Você poderia partilhar conosco?

O tempo da atividade foi estipulado para que aproximadamente três convidados pudessem falar. Sinta-se à vontade para mexer com o tempo a fim de contemplar a quantidade de convidados que você selecionou.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes (uma para cada visitante convidado). Oriente-as para que façam o registro das informações do convidado e que mais chamaram a atenção deles. Este registro poderá conter desenhos, palavras e pequenas frases a depender do nível de sua turma.

A proposta é que ao final desta atividade tenha-se uma espécie de álbum de recordação / memorial da escola. Junte a este memorial as produções das crianças realizadas durante a atividade de sistematização. Este memorial poderá ficar exposto em local de circulação da escola para que outras crianças, pais e funcionários possam apreciar a produção da turma. Não se esqueça de convidar os ex-alunos participantes da atividade de problematização para conhecer o trabalho pronto.

Durante a produção das crianças, alguns questionamentos podem nortear o trabalho:

  • O que vocês mais gostaram na história do ex-aluno “X”?
  • Como será que ele era? Será que ele era parecido com vocês?
  • Ele usava uniforme / farda?
  • Como será que era a sala onde ele estudou?
  • Vocês se lembram do que ele disse que gostava mais quando era estudante? Vamos desenhar este momento?
  • Escrevam o nome do convidado no desenho para que todos saibam quem é esta pessoa representada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças realizem uma entrevista com ex-alunos da escola, produzindo relatos e experiência destas pessoas e os comparem com as suas vivências atuais como alunos.

É importante que você busque previamente alguns ex-alunos da escola que poderiam fazer uma visita e compartilhar algumas histórias do tempo que estudaram na instituição. Se possível, que já sejam adultos ou jovens para possibilitar às crianças um maior recorte temporal.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Para você saber mais: Sobre o uso e tendências da história oral. Fonte: FERREIRA, M.M; FERNANDES, T.M. & ALBERTI, V. (orgs) História Oral: desafios para o século XXI. Capítulo 2. Avaliações e tendências da história oral Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz e Fundação Getúlio Vargas, 2000. Disponível em http://books.scielo.org/id/2k2mb . Acesso em 27 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula realizarão uma entrevista com ex-alunos da escola a fim de conhecer, a partir de relatos de experiência, um pouco mais sobre a história da escola.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Em roda de conversa, resgate as memórias das crianças da turma referentes às suas experiências na escola:

  • Quem estuda aqui desde a Educação Infantil (caso haja na escola)? ou Como era a escola quando vocês estavam na Educação Infantil?
  • O que vocês mais gostavam?
  • O que vocês não gostavam?
  • O que está diferente agora, no 1º ano em relação a Educação Infantil?
  • Existe alguma coisa que vocês acham semelhante? O quê?
  • Quais práticas / atividades da Educação Infantil permaneceram iguais ou parecidas no 1º ano?
  • Quais práticas / atividades da Educação Infantil passaram por mudanças no 1º ano?
  • Após este breve resgate que poderá incluir outras perguntas que você julgar necessárias, solicite que cada criança expresse através do desenho alguns pontos da conversa:
  • Agora vamos fazer uma desenho de como éramos na Educação Infantil e como estamos agora. Não se esqueçam dos detalhes: o uniforme / farda de vocês mudou? Vocês estão exatamente iguais, ou mudaram algumas coisas?

Enfim a ideia é que se registre a memória escolar deles sob a forma de desenho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Elabore com as crianças um roteiro que guiará a fala dos ex-alunos convidados, com as seguintes perguntas:

  • Há quanto tempo você estudou nesta escola?
  • O que você mais gostava de fazer quando estudava aqui?
  • Você sente saudades de algo que você costumava fazer? Ou de alguém que você não tem mais contato? Poderia nos contar a respeito?
  • Você estudou nesta escola por quanto tempo?
  • Existe algum professor(a) que te marcou positivamente? Por quê?
  • E quanto aos outros profissionais da escola, existe algum que você se lembre com carinho?
  • Você teria alguma história curiosa que aconteceu com você ou na escola enquanto você estudava aqui? Você poderia partilhar conosco?

O tempo da atividade foi estipulado para que aproximadamente três convidados pudessem falar. Sinta-se à vontade para mexer com o tempo a fim de contemplar a quantidade de convidados que você selecionou.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes (uma para cada visitante convidado). Oriente-as para que façam o registro das informações do convidado e que mais chamaram a atenção deles. Este registro poderá conter desenhos, palavras e pequenas frases a depender do nível de sua turma.

A proposta é que ao final desta atividade tenha-se uma espécie de álbum de recordação / memorial da escola. Junte a este memorial as produções das crianças realizadas durante a atividade de sistematização. Este memorial poderá ficar exposto em local de circulação da escola para que outras crianças, pais e funcionários possam apreciar a produção da turma. Não se esqueça de convidar os ex-alunos participantes da atividade de problematização para conhecer o trabalho pronto.

Durante a produção das crianças, alguns questionamentos podem nortear o trabalho:

  • O que vocês mais gostaram na história do ex-aluno “X”?
  • Como será que ele era? Será que ele era parecido com vocês?
  • Ele usava uniforme / farda?
  • Como será que era a sala onde ele estudou?
  • Vocês se lembram do que ele disse que gostava mais quando era estudante? Vamos desenhar este momento?
  • Escrevam o nome do convidado no desenho para que todos saibam quem é esta pessoa representada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano