16563
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Nossas infâncias contadas em retrospectiva

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Nossas infâncias contadas em retrospectiva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_05UND07

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, Padlet.

Contexto

Neste plano, o objetivo é compreender a passagem do tempo em nossas vidas por meio dos nossos brinquedos e brincadeiras. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Crie no Padlet (veja como criar um mural em https://youtu.be/ahrXd0Kqwso) uma timeline com a sua trajetória de vida, conforme sugerido neste modelo (acesse aqui). Compartilhe a sua timeline com os alunos e repasse em um áudio de 1 minuto as instruções sobre trajetória de vida contida no plano. Se dispuser de momento síncrono, você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) e fazer um momento no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200).

Problematização

Peça que os estudantes, em duplas, se comuniquem em chats privados e produzam as suas linhas do tempo. Um colega vai fazer a do outro, desenhando ou escrevendo arquivos marcantes da vida. Você pode usar o arquivo de problematização (disponível aqui), ou se preferir, produzir um e compartilhar com os estudantes. Dê um tempo para que eles realizem a atividade. Depois, peça que eles gravem vídeos para socializarem suas produções.

Sistematização

Agora, cada estudante vai produzir a sua linha do tempo somente com brinquedos. Você pode usar o mesmo arquivo da etapa anterior. Eles devem fazer a linha do tempo com desenhos de brinquedos usados ao longo de suas vidas. Por exemplo, iniciando por chocalho (quando eram bebês bem pequenos), passando por pato de borracha (bebês maiores), bonecos variados (crianças), videogame (atualmente). Em arquivo de áudio, repasse a solicitação de que eles devem compartilhar as produções com fotografias postadas no grupo da turma, ou solicite que compartilhem no Padlet.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (assista em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs).

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.

 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_05UND07

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas