16562
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Quem colabora na escola?

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Quem colabora na escola?

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes, cartolinas ou folhas de sulfite A4.

Para você saber mais: Um ambiente de aprendizagem precisa estar em harmonia em todas as áreas. Afinal, também aprendemos por meio do exemplo. Para conhecer exemplos importantes sobre um clima adequado entre os funcionários da escola acesse aqui: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2015/como-valorizar-os-funcionarios-de-apoio-da-escola. Acesso em 10 de março de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que significam as palavras colaborador e/ou funcionários.

O objetivo dessa aula é valorizar o trabalho dos funcionários da escola e cultivar valores como o reconhecimento, a cidadania e a reciprocidade. Os funcionários da escola são os sujeitos centrais desta unidade.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a aula com uma conversa perguntando sobre as pessoas que estão todos os dias na nossa escola. É provável que os alunos respondam de imediato professores e alunos. Continue a conversa, incentivando que os alunos pensem em mais funcionários.

  • Quem cuida dos documentos da escola?
  • Se alguém passar mal, tem uma pessoa responsável em ajudar?
  • Nós comemos na escola? Quem faz essa comida?
  • Quem cuida do lixo e da limpeza da nossa sala de aula?
  • Tem alguém incumbido de abrir e fechar o portão?
  • Quando alguma mesa quebra, quem será que conserta?

Você poderá ampliar as perguntas de acordo com os funcionários/funções que existem na sua escola.

Em um segundo momento, pergunte ao grupo quem sabe o que é uma entrevista. Acolha as respostas e vá além:

  • Quem já fez ou deu uma entrevista?
  • O que é entrevistador?
  • O que é entrevistado?
  • Será que podemos conhecer todos os funcionários da escola por meio de entrevistas?

Converse com os alunos sobre o ato de entrevistar. Essa é uma forma de incentivar a pesquisa, além de desenvolver atitudes respeitosas com relação a vivência do outro, fazendo perguntas pertinentes e registrando cuidadosamente as respostas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Agora os alunos irão virar detetives. Proponha ao grupo que circulem pela escola em grupos previamente estabelecidos e entrevistem os funcionários da escola.

Construa com o grupo um roteiro de entrevista. Para acessar um modelo clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yzMkP6FavVGXXke3aepdbPWJAcrct77dAMghMguYBjdYh5Gav6BVwFD4q9ap/roteiro-de-entrevistas.pdf

É importante sinalizar que o modelo não precisa ser seguido à risca, uma vez que as curiosidades sobre os funcionários podem variar a cada grupo ou região.

Prepare os alunos, diga que é importante que primeiramente eles expliquem para os entrevistados o motivo da entrevista.

Ao finalizar as entrevistas, peça que os alunos sentem em roda para analisá-las. Faça alguns questionamentos:

  • Quantos funcionários foram entrevistados?
  • Vocês conheciam todos esses funcionários pelo nome?
  • Tem algum funcionário entrevistado que vocês ainda não haviam conhecido?
  • Qual o total de funcionários que foram entrevistados?
  • Existe mais de um funcionário exercendo a mesma função? Por que você acha que isso acontece?
  • Você acha o trabalho desses funcionários importante? Por quê?
  • Algum entrevistado precisa de equipamentos de segurança? Se sim, por quê?
  • Quem será o funcionário mais antigo da escola? (Que trabalha a mais tempo)
  • E o funcionário que foi contratado mais recente?
  • Olhando para essas entrevistas, nós conseguimos conhecer as pessoas que colaboram na escola?

Agora, solicite que os alunos organizem as entrevistas em ordem crescente, ou seja do funcionário mais antigo ao mais recente.

Essa é uma forma divertida de propiciar atividades de comparação e ordenação (noções de anterioridade, posterioridade e simultaneidade). Ao finalizar, questione aos alunos:

  • Qual o critério vocês utilizaram para organizar essa ordem?
  • Qual dado da entrevista foi fundamental para utilizar esse critério?

Para você saber mais:

BAROM, Wilan. Entrevista mediada como estratégia metodológica no ensino de História. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11249/10017 Acesso em 09 de março de 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Construa com os alunos um mural com as entrevistas. Peça que os alunos façam retratos dos funcionários por meio de desenhos ou pinturas. E exponham o mural na entrada da escola. Escreva uma carta coletiva com o grupo em agradecimento a todos os funcionários da escola. Exponha junto com o mural.

Em sala de aula também pode-se propor uma divisão de funções. Por exemplo: Quem irá recolher o material? Quem será o responsável por apagar o quadro ou distribuir os cadernos?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes, cartolinas ou folhas de sulfite A4.

Para você saber mais: Um ambiente de aprendizagem precisa estar em harmonia em todas as áreas. Afinal, também aprendemos por meio do exemplo. Para conhecer exemplos importantes sobre um clima adequado entre os funcionários da escola acesse aqui: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2015/como-valorizar-os-funcionarios-de-apoio-da-escola. Acesso em 10 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que significam as palavras colaborador e/ou funcionários.

O objetivo dessa aula é valorizar o trabalho dos funcionários da escola e cultivar valores como o reconhecimento, a cidadania e a reciprocidade. Os funcionários da escola são os sujeitos centrais desta unidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a aula com uma conversa perguntando sobre as pessoas que estão todos os dias na nossa escola. É provável que os alunos respondam de imediato professores e alunos. Continue a conversa, incentivando que os alunos pensem em mais funcionários.

  • Quem cuida dos documentos da escola?
  • Se alguém passar mal, tem uma pessoa responsável em ajudar?
  • Nós comemos na escola? Quem faz essa comida?
  • Quem cuida do lixo e da limpeza da nossa sala de aula?
  • Tem alguém incumbido de abrir e fechar o portão?
  • Quando alguma mesa quebra, quem será que conserta?

Você poderá ampliar as perguntas de acordo com os funcionários/funções que existem na sua escola.

Em um segundo momento, pergunte ao grupo quem sabe o que é uma entrevista. Acolha as respostas e vá além:

  • Quem já fez ou deu uma entrevista?
  • O que é entrevistador?
  • O que é entrevistado?
  • Será que podemos conhecer todos os funcionários da escola por meio de entrevistas?

Converse com os alunos sobre o ato de entrevistar. Essa é uma forma de incentivar a pesquisa, além de desenvolver atitudes respeitosas com relação a vivência do outro, fazendo perguntas pertinentes e registrando cuidadosamente as respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Agora os alunos irão virar detetives. Proponha ao grupo que circulem pela escola em grupos previamente estabelecidos e entrevistem os funcionários da escola.

Construa com o grupo um roteiro de entrevista. Para acessar um modelo clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yzMkP6FavVGXXke3aepdbPWJAcrct77dAMghMguYBjdYh5Gav6BVwFD4q9ap/roteiro-de-entrevistas.pdf

É importante sinalizar que o modelo não precisa ser seguido à risca, uma vez que as curiosidades sobre os funcionários podem variar a cada grupo ou região.

Prepare os alunos, diga que é importante que primeiramente eles expliquem para os entrevistados o motivo da entrevista.

Ao finalizar as entrevistas, peça que os alunos sentem em roda para analisá-las. Faça alguns questionamentos:

  • Quantos funcionários foram entrevistados?
  • Vocês conheciam todos esses funcionários pelo nome?
  • Tem algum funcionário entrevistado que vocês ainda não haviam conhecido?
  • Qual o total de funcionários que foram entrevistados?
  • Existe mais de um funcionário exercendo a mesma função? Por que você acha que isso acontece?
  • Você acha o trabalho desses funcionários importante? Por quê?
  • Algum entrevistado precisa de equipamentos de segurança? Se sim, por quê?
  • Quem será o funcionário mais antigo da escola? (Que trabalha a mais tempo)
  • E o funcionário que foi contratado mais recente?
  • Olhando para essas entrevistas, nós conseguimos conhecer as pessoas que colaboram na escola?

Agora, solicite que os alunos organizem as entrevistas em ordem crescente, ou seja do funcionário mais antigo ao mais recente.

Essa é uma forma divertida de propiciar atividades de comparação e ordenação (noções de anterioridade, posterioridade e simultaneidade). Ao finalizar, questione aos alunos:

  • Qual o critério vocês utilizaram para organizar essa ordem?
  • Qual dado da entrevista foi fundamental para utilizar esse critério?

Para você saber mais:

BAROM, Wilan. Entrevista mediada como estratégia metodológica no ensino de História. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11249/10017 Acesso em 09 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Construa com os alunos um mural com as entrevistas. Peça que os alunos façam retratos dos funcionários por meio de desenhos ou pinturas. E exponham o mural na entrada da escola. Escreva uma carta coletiva com o grupo em agradecimento a todos os funcionários da escola. Exponha junto com o mural.

Em sala de aula também pode-se propor uma divisão de funções. Por exemplo: Quem irá recolher o material? Quem será o responsável por apagar o quadro ou distribuir os cadernos?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano