16561
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - Espaços sociais - Jogo de regras

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Espaços sociais - Jogo de regras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_04UND02

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp, YouTube.
- Optativas: Google Meet. Hangout, Zoom.

Contexto

Neste plano o objetivo é construir e perceber regras que ajudam a conviver em comunidade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Compartilhe com os estudantes o vídeo “Nervosinho” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MmIdhyncdT4&feature=youtu.be). Repasse via arquivo de áudio, vídeo ou em momento síncrono, as questões abaixo. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Questione:
- Por que você acha que o menino estava agitado?
- Você concorda com as posturas iniciais do menino? Por quê?
- Por que o pai de Fabinho disse que o peixe era parecido com ele?
- Quais eram os sentimentos que Fabinho demonstrava?
Solicite aos estudantes que produzam e depois compartilhem no grupo da turma um arquivo de áudio respondendo as seguintes questões:
- Você também já se sentiu nervosinho? Quando?
- Quais questões do desenho que representam sua família?
Peça que socializem no grupo da turma as impressões que elaboraram a partir dos questionamentos.

Problematização

Envie um arquivo de áudio aos estudantes perguntando aos mesmos sobre comportamentos inadequados em determinados ambientes, questione:
- Como devemos nos comportar em uma biblioteca? Podemos falar alto?
- Quais são as regras da sua sala de aula?
Outros exemplos podem ser usados, como hospitais, na prática de esportes, etc. Espere as respostas. Oriente para responderem em arquivo de áudio com duração máxima de 01 minuto.

Sistematização

Por áudio, vídeo ou videochamada, peça aos estudantes que respondam o arquivo de sistematização (disponível aqui) As crianças também poderão fazer ilustrações representando o comportamento nos referidos lugares, para melhor visualização e compreensão. Ao final, solicite que as crianças mandem fotos das produções para a socialização no grupo.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar as crianças lendo alguns livros e vendo filmes com os estudantes. O vídeo “Cidadania para crianças” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_59EhLcPppI) colabora para que as crianças observem a importância de alimentar bons comportamentos para uma convivência harmoniosa em sociedade.

Outras Sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03 e EF02HI02. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE03, EF01CI08, EF15AR05, EF15AR03, EF69AR15, EF01ER01 e EF01ER02.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_04UND02

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas