16560
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - VIDA EM FAMÍLIA

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre VIDA EM FAMÍLIA

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Midian Kelly Carvalho Lessa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_02UND04

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp, print de tela.
- Optativas: Youtube, Padlet, Zoom, Skype ou demais aplicativos de videochamada.

Contexto

Neste plano o objetivo é compreender que cada família é construída por suas histórias. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades através de arquivos de áudio via WhatsApp, ou outra ferramenta que esteja utilizando em suas aulas, desde que priorize arquivos de áudio. Compartilhe com os estudantes a letra da música “Trem Bala” (disponível aqui), assim como o link do clipe (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY). Peça que os estudantes assistam o vídeo e/ou leiam a música. Repasse aos estudantes as seguintes perguntas (se os estudantes já forem alfabetizados repasse por escrito, e caso ainda não sejam, envie áudio ou vídeo via Whatsapp):
- Em que situações sua família cuida de você?
- Como se dá bem com seus familiares?
- Conte-nos um acontecimento que te marcou quando estava na companhia da sua família?
- Quando você e seus familiares costumam conversar?
Aos estudantes deve ser solicitado que respondam as perguntas também via áudio ou chamada de vídeo. A fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando, peça que as respostas tenham duração de, no máximo, 01 minuto.

Problematização

Compartilhe o arquivo de problematização (acesse aqui) e peça que os estudantes respondam as questões com desenhos. Dê um tempo para que os mesmos possam responder. Após isso, solicite que os estudantes mandem fotos das produções e indiquem uma palavra de afeição que represente a sua família.

Sistematização

Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (acesse aqui). Nele o estudante irá produzir um bilhete onde deve expressar o seu carinho pelos membros da família, seguindo as regras desse tipo de gênero. Nesta sistematização é possível articular as disciplinas de História e Língua Portuguesa.

Convite às famílias

Para que as famílias ajudem os estudantes no estudo desta temática, é possível realizar a leitura do livro “A família de Sara”, que conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada e que tem o desafio de fazer um desenho da sua família para o Dia dos Pais. É possível, também, que as famílias assistam o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI03 e EF01HI02. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01LP25), (EF12LP05), (EF12LP07), (EF02LP12), (EF15AR02), (EF15AR15), (EF02GE01), (EF04ER07) e (EF07ER01).

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_02UND04

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas