16560
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - VIDA EM FAMÍLIA

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre VIDA EM FAMÍLIA

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Midian Kelly Carvalho Lessa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: (Letra da música Trem bala impressa, papel A4, folhas de papel craft, tinta guache colorida, pincel, pincel piloto, fita adesiva, piloto para quadro branco)

Material complementar: Letra da música Trem Bala para impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K8HkvQhRxEYWeBvcmVZRwaGBNMzxAzKrM33n99updfRzWt6WrpkVRxhYeH56/his1-02und04-letra-da-musica-trem-bala.pdf

Trecho da música para realização da atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUQcfhkW8HUwj5GpbZdkEDCTa9Z627Ak6cys6a6jcWXAtJHk7Yk8fWwrbwPj/his1-02und04-trecho-da-musica-para-elaboracao-de-cartaz-coletivo.pdf

Para você saber mais:

O livro “A família de Sara”.

ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.

O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer um desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos de família, ele traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.

Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.

HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho

Leitura do relato: “O perigo de uma história única.”

Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.

Disponível em:

<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.

OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.

Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito amparam a formação familiar.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte se alguém sabe o que é cuidado e respeito.

Nesse momento é possível que as crianças lembrem de situações que já viveram em família, com pais ou responsáveis que expressem cuidado, respeito como: insistir para que eles se alimentem, acompanhar ao médico, a escola, não levantar a voz diante das pessoas com mais idade e relatem situações diversas durante esse momento.

Diga para a turma que, para todo mundo ter certeza sobre o que é cuidado e respeito, vocês vão realizar a leitura da letra de uma música que traz como mensagem esses valores para dar continuação à aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em círculo e se posicione no centro do mesmo para a leitura da música “Trem Bala” de Ana Vilela. Caso seja possível projete a mesma ou assista o clipe. Se preferir realize a impressão para distribuir para os alunos através do link:

Letra:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K8HkvQhRxEYWeBvcmVZRwaGBNMzxAzKrM33n99updfRzWt6WrpkVRxhYeH56/his1-02und04-letra-da-musica-trem-bala.pdf

Clipe musical através do link:

https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY

VILELA, Ana. Trem Bala. 2017.. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY> Acesso em: 23 de fev. de 2019

Após a leitura da música pergunte se os alunos conhecem a mesma, escute seus posicionamentos e apresente a pergunta para que eles respondam sobre a mensagem que a música traz para interpretação:

  • Quando é que sua família cuida de você?
  • Em quais momentos você se sente respeitado pela sua família?
  • Como é a sua convivência com a seus familiares?
  • Conte-nos uma acontecimento que te marcou quando estava na companhia da sua família?
  • Quando você e seus familiares costumam conversar?

Avalie a percepção do seu grupo e proponha ações como dançar ou representar trechos da música.

Para você saber mais: Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, um filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.

HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho

O livro “A família de Sara”.

ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.

O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer uma desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos da , traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.

OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.

Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito ampara a formação familiar.

Leitura do relato: “O perigo de uma história única.”

Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, e da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.

Disponível em:

<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de no máximo 4 crianças.

Crie um cartaz com o trecho da música sugerido através do link abaixo e fixe no quadro.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUQcfhkW8HUwj5GpbZdkEDCTa9Z627Ak6cys6a6jcWXAtJHk7Yk8fWwrbwPj/his1-02und04-trecho-da-musica-para-elaboracao-de-cartaz-coletivo.pdf

Releia e cante esse trecho da música com os alunos.

Destine um tempo para uma breve interpretação oral das crianças, iniciada com o questionamento:

  • O que vocês sentem quando são colocados no colo ou recebem algum tipo de carinho, afeto dos seus pais ou responsáveis?
  • Vocês tem o hábito de abraçar e sorrir para seus pais ou responsáveis quando estão com eles?
  • E seus pais ou responsáveis têm o hábito de sorrir quando estão na companhia de vocês?
  • O que vocês entendem pela expressão: “ A vida é um trem bala…”, vocês sabem o que é um trem bala?
  • Que atitude vocês realizariam hoje para demonstrar cuidado e respeito pelos seus pais ou responsáveis.

Em seguida, distribua para cada grupo uma folha de papel craft com a estrofe sugerida para o trabalho no link acima, colada no centro da folha de craft, formando assim um cartaz.

Solicite que ao redor da letra da música cada aluno crie uma imagem que represente quando a família cuida e respeita cada um deles.

Distribua para cada grupo tinta guache colorida para que criem uma imagem coletiva que represente a mensagem da estrofe sugerida para a produção do trabalho.

Após a criação das imagens coletivas pelos grupos, organize as produções de cada grupo em um espaço disponível na sala de aula.

Reorganize os alunos no centro da sala para a criação de uma coreografia coletiva do trecho da música orientados por você. Quando todos estiverem cientes da coreografia sugira uma apresentação breve para as famílias.

Para você saber mais: Leitura do relato “O perigo de uma história única.”

Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, e da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.

Disponível em:

<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.

O livro “A família de Sara”.

ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.

O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer uma desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos da , traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.

Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, um filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.

HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho

OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.

Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito ampara a formação familiar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Solicite que os grupos permaneçam formados para a próxima etapa da atividade. Oriente que cada grupo releia a estrofe da música que trabalhou anteriormente e retire dela duas palavras mais significativas, as duas palavras-chave da estrofe, escrevendo cada uma numa folha de papel A4. Oriente cada grupo a escolher palavras que façam parte do contexto da aula em desenvolvimento: “Cuidado e Respeito”.

Cada grupo deve escolher dois representantes para ler as palavras-chave escolhidas para os demais colegas da classe e colar no mural construído por você em forma de círculo, formando um círculo, uma “Ciranda com as palavras”.

Após todas as palavras estarem coladas pergunte aos alunos:

  • O que você aprendeu sobre o significado de cuidado e respeito?
  • Como as famílias podem demonstrar cuidado e respeito pelas crianças que dela fazem parte?
  • Como as crianças podem demonstrar respeito pelos seus pais ou responsáveis?

Divida o quadro em duas partes. De um lado do quadro escreva a palavra CUIDADO e do outro a palavra RESPEITO. Anote no quadro as falas dos alunos de acordo ao significado que elas expressam.

Solicite que os alunos anotem estas expressões em seus cadernos.

Para você saber mais:

OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.

Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito ampara a formação familiar.

O livro “A família de Sara”.

ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.

O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. É ma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer uma desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos da , traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.

Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, um filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.

HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho

Leitura do relato: “O perigo de uma história única.”

Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, e da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.

Disponível em:

<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: (Letra da música Trem bala impressa, papel A4, folhas de papel craft, tinta guache colorida, pincel, pincel piloto, fita adesiva, piloto para quadro branco)

Material complementar: Letra da música Trem Bala para impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K8HkvQhRxEYWeBvcmVZRwaGBNMzxAzKrM33n99updfRzWt6WrpkVRxhYeH56/his1-02und04-letra-da-musica-trem-bala.pdf

Trecho da música para realização da atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUQcfhkW8HUwj5GpbZdkEDCTa9Z627Ak6cys6a6jcWXAtJHk7Yk8fWwrbwPj/his1-02und04-trecho-da-musica-para-elaboracao-de-cartaz-coletivo.pdf

Para você saber mais:

O livro “A família de Sara”.

ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.

O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer um desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos de família, ele traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.

Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.

HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho

Leitura do relato: “O perigo de uma história única.”

Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.

Disponível em:

<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.

OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.

Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito amparam a formação familiar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte se alguém sabe o que é cuidado e respeito.

Nesse momento é possível que as crianças lembrem de situações que já viveram em família, com pais ou responsáveis que expressem cuidado, respeito como: insistir para que eles se alimentem, acompanhar ao médico, a escola, não levantar a voz diante das pessoas com mais idade e relatem situações diversas durante esse momento.

Diga para a turma que, para todo mundo ter certeza sobre o que é cuidado e respeito, vocês vão realizar a leitura da letra de uma música que traz como mensagem esses valores para dar continuação à aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em círculo e se posicione no centro do mesmo para a leitura da música “Trem Bala” de Ana Vilela. Caso seja possível projete a mesma ou assista o clipe. Se preferir realize a impressão para distribuir para os alunos através do link:

Letra:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K8HkvQhRxEYWeBvcmVZRwaGBNMzxAzKrM33n99updfRzWt6WrpkVRxhYeH56/his1-02und04-letra-da-musica-trem-bala.pdf

Clipe musical através do link:

https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY

VILELA, Ana. Trem Bala. 2017.. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY> Acesso em: 23 de fev. de 2019

Após a leitura da música pergunte se os alunos conhecem a mesma, escute seus posicionamentos e apresente a pergunta para que eles respondam sobre a mensagem que a música traz para interpretação:

  • Quando é que sua família cuida de você?
  • Em quais momentos você se sente respeitado pela sua família?
  • Como é a sua convivência com a seus familiares?
  • Conte-nos uma acontecimento que te marcou quando estava na companhia da sua família?
  • Quando você e seus familiares costumam conversar?

Avalie a percepção do seu grupo e proponha ações como dançar ou representar trechos da música.

Para você saber mais: Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, um filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.

HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho

O livro “A família de Sara”.

ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.

O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer uma desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos da , traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.

OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.

Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito ampara a formação familiar.

Leitura do relato: “O perigo de uma história única.”

Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, e da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.

Disponível em:

<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de no máximo 4 crianças.

Crie um cartaz com o trecho da música sugerido através do link abaixo e fixe no quadro.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZUQcfhkW8HUwj5GpbZdkEDCTa9Z627Ak6cys6a6jcWXAtJHk7Yk8fWwrbwPj/his1-02und04-trecho-da-musica-para-elaboracao-de-cartaz-coletivo.pdf

Releia e cante esse trecho da música com os alunos.

Destine um tempo para uma breve interpretação oral das crianças, iniciada com o questionamento:

  • O que vocês sentem quando são colocados no colo ou recebem algum tipo de carinho, afeto dos seus pais ou responsáveis?
  • Vocês tem o hábito de abraçar e sorrir para seus pais ou responsáveis quando estão com eles?
  • E seus pais ou responsáveis têm o hábito de sorrir quando estão na companhia de vocês?
  • O que vocês entendem pela expressão: “ A vida é um trem bala…”, vocês sabem o que é um trem bala?
  • Que atitude vocês realizariam hoje para demonstrar cuidado e respeito pelos seus pais ou responsáveis.

Em seguida, distribua para cada grupo uma folha de papel craft com a estrofe sugerida para o trabalho no link acima, colada no centro da folha de craft, formando assim um cartaz.

Solicite que ao redor da letra da música cada aluno crie uma imagem que represente quando a família cuida e respeita cada um deles.

Distribua para cada grupo tinta guache colorida para que criem uma imagem coletiva que represente a mensagem da estrofe sugerida para a produção do trabalho.

Após a criação das imagens coletivas pelos grupos, organize as produções de cada grupo em um espaço disponível na sala de aula.

Reorganize os alunos no centro da sala para a criação de uma coreografia coletiva do trecho da música orientados por você. Quando todos estiverem cientes da coreografia sugira uma apresentação breve para as famílias.

Para você saber mais: Leitura do relato “O perigo de uma história única.”

Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, e da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.

Disponível em:

<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.

O livro “A família de Sara”.

ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.

O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. Ela é uma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer uma desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos da , traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.

Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, um filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.

HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho

OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.

Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito ampara a formação familiar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Solicite que os grupos permaneçam formados para a próxima etapa da atividade. Oriente que cada grupo releia a estrofe da música que trabalhou anteriormente e retire dela duas palavras mais significativas, as duas palavras-chave da estrofe, escrevendo cada uma numa folha de papel A4. Oriente cada grupo a escolher palavras que façam parte do contexto da aula em desenvolvimento: “Cuidado e Respeito”.

Cada grupo deve escolher dois representantes para ler as palavras-chave escolhidas para os demais colegas da classe e colar no mural construído por você em forma de círculo, formando um círculo, uma “Ciranda com as palavras”.

Após todas as palavras estarem coladas pergunte aos alunos:

  • O que você aprendeu sobre o significado de cuidado e respeito?
  • Como as famílias podem demonstrar cuidado e respeito pelas crianças que dela fazem parte?
  • Como as crianças podem demonstrar respeito pelos seus pais ou responsáveis?

Divida o quadro em duas partes. De um lado do quadro escreva a palavra CUIDADO e do outro a palavra RESPEITO. Anote no quadro as falas dos alunos de acordo ao significado que elas expressam.

Solicite que os alunos anotem estas expressões em seus cadernos.

Para você saber mais:

OLTRAMARI, F. E RAZERA,B. 2013. O afeto e o cuidado nas relações familiares: construindo os alicerces de uma nova casa. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/138_347.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2019.

Destina-se a analisar como o afeto, o cuidado e o respeito ampara a formação familiar.

O livro “A família de Sara”.

ANDRADE, Gisele Gama. A família de Sara. Clube de Autor Ebook. Brasil. 2017.

O livro conta a história de Sara, uma menina que faz parte de uma família sem pai. É ma criança muito amada, cuidada e respeitada. E que tem o desafio de fazer uma desenho da sua família para o Dia dos Pais. Ao mesmo tempo que o livro apresenta a possibilidade de diferentes tipos da , traz as diferentes relações de afeto, cuidado e respeito entre os parentes da família da criança.

Assistir o filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, um filme que conta a história da vida do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história do jovem promove reflexões sobre a importância da interação familiar e social para o melhor desenvolvimento humano.

HERGOZ, Werner(direção). Alemanha 1974. (110min). Acesso em 09 de mar. 2019.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho

Leitura do relato: “O perigo de uma história única.”

Apresentação da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que trata da trajetória de vida dela saindo do seio familiar de cuidados e respeito para a vida fora de casa, na universidade. Ela conta da infância, e da descoberta da diversidade entre os povos e o preconceito.

Disponível em:

<https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?nolanguage=ptbr#t-618248>.Acesso em 01de mar. 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano