16559
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - FAMÍLIA: DIFERENTE?

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre FAMÍLIA: DIFERENTE?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Midian Kelly Carvalho Lessa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_02UND02

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Google Classroom, Google Meet, Padlet, Skype ou demais aplicativos de videochamadas.

Contexto

O objetivo deste plano é perceber a existência de diferenças na formação estrutural de cada família. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que você possa compartilhar as instruções para execução das atividades através de arquivos de áudio via WhatsApp, ou outra ferramenta à sua escolha, desde que priorize arquivos de áudio. Compartilhe com os estudantes o áudio da música “Família” (https://www.youtube.com/watch?v=EpDKjnRvWqM), assim como a sua letra (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pRvrZUxkxNe8TBADpUfRcVznzWBkDRpfPSVRfZPTvetWx23r3QrE4nSPGNgY/his1-02und02-letra-da-musica-familia-rita-rameh.pdf). Solicite que eles leiam a letra da música ou vejam o clipe. Questione via áudio:

- Sobre o que a música fala?
- Todas as famílias são iguais à família que aparece na música? Ou são diferentes?
- Com quem vocês moram?
- Quais as famílias que aparecem na música?
- Você conhece famílias que são diferentes da sua?

Solicite que respondam às perguntas também via áudio. A fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando, é importante que o arquivo não tenha mais de 01 minuto.

Problematização

Em trios peça, via áudio, que os estudantes falem das suas famílias. Dê um tempo para que eles possam fazer isso de modo privado no WhatsApp. Eleja um representante de cada trio para que externe o que foi percebido. Peça que esse representante responda as questões abaixo via vídeo ou áudio de, no máximo, 01 minuto:
- Sua família se parece com a dos seus colegas?
- O que foi visto de semelhante?
- O que foi visto de diferente?

A ideia aqui é fazer com que os estudantes reflitam sobre as diferenças existentes entre as famílias dos colegas e as suas próprias famílias.

Sistematização

Peça a cada aluno que desenhe uma família que seja diferente da sua. Via áudio, solicite que eles pensem em configurações familiares múltiplas: crianças que moram com mãe, pai e irmãos, ou que moram apenas com mãe, sem irmãos, com mãe e irmãos, com pai, com avô, com duas mães, dois pais, etc. Seja criativo nos exemplos, pois é preciso que criem desenhos de configurações diferentes das suas, que representem essas diversas configurações. Solicite que gravem um vídeo explicando o desenho ou que publiquem no mural do Padlet (veja aqui como fazer um: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso). Estimule o compartilhamento das produções, a ideia é fazer com que os estudantes percebam as diferenças entre as respostas, ou ainda, se for possível, exponham através de videochamada. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (como criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200).

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes com a pesquisa e leitura sobre livros que abordam a questão da diversidade entre as famílias. O canal “Varal de Histórias” traz várias contações de histórias, umas delas tem o título de “As famílias do mundinho” (https://www.youtube.com/watch?v=PAq8OTpIqX8) que fala sobre a diversidade das famílias ao redor do mundo. O canal “Quintal da cultura” também traz o vídeo “Minha família” (https://www.youtube.com/watch?v=1ZM5EUcv2js).

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01LP25), (EF12LP05), (EF12LP07), (EF02LP12) (EF15AR02), (EF15AR15), (EF02GE01), (EF04ER07), (EF07ER01). 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_02UND02

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas