Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: As lutas pelas resistências coloniais na África por meio de alianças no século XIX
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao imperialismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26 Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Esta aula tem como objetivo analisar as formas de resistência por meio de acordos diplomáticos entre líderes africanos e europeus. Para isso, é preciso ter Dicionários da Língua Portuguesa e expor o conteúdo desse plano aos slides, seja projetando os slides ou os materiais imprimíveis a seguir:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F5FBx3TYXQkjxwERGDqZpG5qSZrZFUHErNZmxAY9cYB6ZzyGKmP7ZR4uzGuX/his8-26und02-problematizacao-fonte.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wE4sa8NGhxP3jRFmbXw9CcMQ9GSNu8evbwwVZEgvH7jeZXjUAdeeQZ2fHzYV/his8-26und02-sistematizacao.pdf
É importante que o professor organize a turma em grupos de no máximo três integrantes. Assim, poderá entregar cópias impressas das etapas desta aula para cada grupo.
Para a Sistematização é preciso disponibilizar aos alunos folha A4, lápis para desenho ou comum, lápis de cor, hidrocor, canetinhas coloridas, giz de cera, revistas e jornais para recorte, régua, cola branca e tesoura sem ponta, bem como materiais que achar necessário para a elaboração do cartaz.
Material complementar:
O que é Relações Internacionais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zcputiZY72w Acesso em: 26 de nov. de 2018. Este vídeo explica de forma dinâmica a função de um internacionalista, ou seja, a profissão de quem exerce
Relações Internacionais.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Para apresentar o objetivo desta aula, você poderá projetar, escrever no quadro ou ler a proposta do objetivo para os alunos.
É importante apresentar o objetivo da aula para que os alunos compreendam o que farão e entendam aonde a proposta da aula quer chegar.
É significativo que a turma compreenda o tema da aula que será desenvolvida.
Oriente os alunos a se organizar em trios. É importante que o professor considere que os grupos sejam formados entre alunos que possam colaborar entre si.
Como alternativa para estimular a curiosidade dos alunos, com base no objetivo da aula, você poderá reformular o modo de abordagem do objetivo, como: “A diplomacia como ferramenta de resistência frente à dominação europeia na África do século XIX”.
Para você saber mais:
Nesta aula você trabalhará as relações diplomáticas que existiram como forma de resistência de comunidades na África, diante do domínio imperialista europeu. Desta forma, é interessante compreender a importância das ações de políticas externas como forma das diferentes nacionalidades/comunidades se relacionam diante de seus interesses. Para isso, sugerimos a leitura do texto, “O que é política externa?”, disponível no site: https://www.politize.com.br/politica-externa-o-que-e-e-por-que-e-importante/ Acesso em: 25 de nov. de 2018.
Vídeo: O que é diplomacia?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S3BdQiaK1PY Acesso em: 25 de nov. de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: De modo a estimular a autonomia dos alunos, sugerimos que você insira de forma direta o trabalho de Contextualização com as imagens e textos apresentados. Lembre-se que os alunos deverão estar organizados em trios, para que possam observar e analisar as fontes apresentadas e realizar a Contextualização.
Projete ou imprima as imagens e textos - faça uma cópia de cada imagem para cada trio: a primeira imagem é a de Wangari Maathai, condecorada em 2004 como Mensageira da Paz pela ONU, e a segunda é a bandeira da ONU, ambas as imagens possuem breves explicações, que deverão ser lidas pela turma, os demais slides fazem trazem um panorama explicativo sobre os significados de Mensageiro da Paz e Nobel da Paz - sugerimos que o professor promova uma leitura dinâmica, onde alguns alunos leiam, em voz alta, os textos sugeridos.
Esse material pode ser impresso no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3cGm3ESj3jjvkvShssPMFUANG2599sFSjz9MNDjucz42XQPBDM2Jm2nWr9FB/hst8-24und-contextualizacao.pdf
Nesse mesmo link há os endereços das repostagens e textos originais, completos, de onde foram tirados os excertos apresentados aqui. Se preferir, imprima os textos completos.
Na proposta de debate sobre o Contexto, é importante que os alunos compreendam que há diversos meios de relações internacionais que promovem figuras/personalidades que lutam por acordos de forma pacífica e buscam melhorias sociais por meio da paz mundial. O exemplo de Wangari Maathai, bem como a posição de Mensageiro da Paz, Nobel da Paz e a ONU, deve ser relacionado com a ideia de que muitos acordos não são resolvidos por meio de guerras, conflitos violentos, mas que podem ser dar de modo pacífico, por meio do diálogo.
Para você saber mais: O que é Relações Internacionais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zcputiZY72w Acesso em: 26 de nov. de 2018. Este vídeo explica de forma dinâmica a função de um internacionalista, ou seja, a profissão de quem exerce Relações Internacionais. Sugerimos que você assista ao vídeo para compreender que as práticas de diálogos e concessões entre os diferentes grupos na história passaram por políticas e um certo “jogo de cintura” entre aqueles que buscavam dominar territórios e/ou populações e aqueles que estavam sendo dominados. Se de um lado a Europa dominou a África por meio de embates, geralmente violentos, como os povos africanos resistiram em combate, a diplomacia também foi usada tanto como ferramenta de dominação quanto de resistência de domínio.
Sugerimos que você apresente aos alunos a cena do filme Pantera Negra, em que a família do heróis, em um momento de crise, pede ajuda ao líder da tribo rival, o Grande Gorila M’baku. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t5Q18hYP8WU
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: De modo a estimular a autonomia dos alunos, sugerimos que você insira de forma direta o trabalho de Contextualização com as imagens e textos apresentados. Lembre-se que os alunos deverão estar organizados em trios, para que possam observar e analisar as fontes apresentadas e realizar a Contextualização.
Projete ou imprima as imagens e textos - faça uma cópia de cada imagem para cada trio: a primeira imagem é a de Wangari Maathai, condecorada em 2004 como Mensageira da Paz pela ONU, e a segunda é a bandeira da ONU, ambas as imagens possuem breves explicações, que deverão ser lidas pela turma, os demais slides fazem trazem um panorama explicativo sobre os significados de Mensageiro da Paz e Nobel da Paz - sugerimos que o professor promova uma leitura dinâmica, onde alguns alunos leiam, em voz alta, os textos sugeridos.
Esse material pode ser impresso no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3cGm3ESj3jjvkvShssPMFUANG2599sFSjz9MNDjucz42XQPBDM2Jm2nWr9FB/hst8-24und-contextualizacao.pdf
Nesse mesmo link há os endereços das repostagens e textos originais, completos, de onde foram tirados os excertos apresentados aqui. Se preferir, imprima os textos completos.
Na proposta de debate sobre o Contexto, é importante que os alunos compreendam que há diversos meios de relações internacionais que promovem figuras/personalidades que lutam por acordos de forma pacífica e buscam melhorias sociais por meio da paz mundial. O exemplo de Wangari Maathai, bem como a posição de Mensageiro da Paz, Nobel da Paz e a ONU, deve ser relacionado com a ideia de que muitos acordos não são resolvidos por meio de guerras, conflitos violentos, mas que podem ser dar de modo pacífico, por meio do diálogo.
Para você saber mais: O que é Relações Internacionais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zcputiZY72w Acesso em: 26 de nov. de 2018. Este vídeo explica de forma dinâmica a função de um internacionalista, ou seja, a profissão de quem exerce Relações Internacionais. Sugerimos que você assista ao vídeo para compreender que as práticas de diálogos e concessões entre os diferentes grupos na história passaram por políticas e um certo “jogo de cintura” entre aqueles que buscavam dominar territórios e/ou populações e aqueles que estavam sendo dominados. Se de um lado a Europa dominou a África por meio de embates, geralmente violentos, como os povos africanos resistiram em combate, a diplomacia também foi usada tanto como ferramenta de dominação quanto de resistência de domínio.
Sugerimos que você apresente aos alunos a cena do filme Pantera Negra, em que a família do heróis, em um momento de crise, pede ajuda ao líder da tribo rival, o Grande Gorila M’baku. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t5Q18hYP8WU
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: De modo a estimular a autonomia dos alunos, sugerimos que você insira de forma direta o trabalho de Contextualização com as imagens e textos apresentados. Lembre-se que os alunos deverão estar organizados em trios, para que possam observar e analisar as fontes apresentadas e realizar a Contextualização.
Projete ou imprima as imagens e textos - faça uma cópia de cada imagem para cada trio: a primeira imagem é a de Wangari Maathai, condecorada em 2004 como Mensageira da Paz pela ONU, e a segunda é a bandeira da ONU, ambas as imagens possuem breves explicações, que deverão ser lidas pela turma, os demais slides fazem trazem um panorama explicativo sobre os significados de Mensageiro da Paz e Nobel da Paz - sugerimos que o professor promova uma leitura dinâmica, onde alguns alunos leiam, em voz alta, os textos sugeridos.
Esse material pode ser impresso no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3cGm3ESj3jjvkvShssPMFUANG2599sFSjz9MNDjucz42XQPBDM2Jm2nWr9FB/hst8-24und-contextualizacao.pdf
Nesse mesmo link há os endereços das repostagens e textos originais, completos, de onde foram tirados os excertos apresentados aqui. Se preferir, imprima os textos completos.
Na proposta de debate sobre o Contexto, é importante que os alunos compreendam que há diversos meios de relações internacionais que promovem figuras/personalidades que lutam por acordos de forma pacífica e buscam melhorias sociais por meio da paz mundial. O exemplo de Wangari Maathai, bem como a posição de Mensageiro da Paz, Nobel da Paz e a ONU, deve ser relacionado com a ideia de que muitos acordos não são resolvidos por meio de guerras, conflitos violentos, mas que podem ser dar de modo pacífico, por meio do diálogo.
Para você saber mais: O que é Relações Internacionais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zcputiZY72w Acesso em: 26 de nov. de 2018. Este vídeo explica de forma dinâmica a função de um internacionalista, ou seja, a profissão de quem exerce Relações Internacionais. Sugerimos que você assista ao vídeo para compreender que as práticas de diálogos e concessões entre os diferentes grupos na história passaram por políticas e um certo “jogo de cintura” entre aqueles que buscavam dominar territórios e/ou populações e aqueles que estavam sendo dominados. Se de um lado a Europa dominou a África por meio de embates, geralmente violentos, como os povos africanos resistiram em combate, a diplomacia também foi usada tanto como ferramenta de dominação quanto de resistência de domínio.
Sugerimos que você apresente aos alunos a cena do filme Pantera Negra, em que a família do heróis, em um momento de crise, pede ajuda ao líder da tribo rival, o Grande Gorila M’baku. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t5Q18hYP8WU
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: De modo a estimular a autonomia dos alunos, sugerimos que você insira de forma direta o trabalho de Contextualização com as imagens e textos apresentados. Lembre-se que os alunos deverão estar organizados em trios, para que possam observar e analisar as fontes apresentadas e realizar a Contextualização.
Projete ou imprima as imagens e textos - faça uma cópia de cada imagem para cada trio: a primeira imagem é a de Wangari Maathai, condecorada em 2004 como Mensageira da Paz pela ONU, e a segunda é a bandeira da ONU, ambas as imagens possuem breves explicações, que deverão ser lidas pela turma, os demais slides fazem trazem um panorama explicativo sobre os significados de Mensageiro da Paz e Nobel da Paz - sugerimos que o professor promova uma leitura dinâmica, onde alguns alunos leiam, em voz alta, os textos sugeridos.
Esse material pode ser impresso no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3cGm3ESj3jjvkvShssPMFUANG2599sFSjz9MNDjucz42XQPBDM2Jm2nWr9FB/hst8-24und-contextualizacao.pdf
Nesse mesmo link há os endereços das repostagens e textos originais, completos, de onde foram tirados os excertos apresentados aqui. Se preferir, imprima os textos completos.
Na proposta de debate sobre o Contexto, é importante que os alunos compreendam que há diversos meios de relações internacionais que promovem figuras/personalidades que lutam por acordos de forma pacífica e buscam melhorias sociais por meio da paz mundial. O exemplo de Wangari Maathai, bem como a posição de Mensageiro da Paz, Nobel da Paz e a ONU, deve ser relacionado com a ideia de que muitos acordos não são resolvidos por meio de guerras, conflitos violentos, mas que podem ser dar de modo pacífico, por meio do diálogo.
Para você saber mais: O que é Relações Internacionais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zcputiZY72w Acesso em: 26 de nov. de 2018. Este vídeo explica de forma dinâmica a função de um internacionalista, ou seja, a profissão de quem exerce Relações Internacionais. Sugerimos que você assista ao vídeo para compreender que as práticas de diálogos e concessões entre os diferentes grupos na história passaram por políticas e um certo “jogo de cintura” entre aqueles que buscavam dominar territórios e/ou populações e aqueles que estavam sendo dominados. Se de um lado a Europa dominou a África por meio de embates, geralmente violentos, como os povos africanos resistiram em combate, a diplomacia também foi usada tanto como ferramenta de dominação quanto de resistência de domínio.
Sugerimos que você apresente aos alunos a cena do filme Pantera Negra, em que a família do heróis, em um momento de crise, pede ajuda ao líder da tribo rival, o Grande Gorila M’baku. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t5Q18hYP8WU
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: De modo a estimular a autonomia dos alunos, sugerimos que você insira de forma direta o trabalho de Contextualização com as imagens e textos apresentados. Lembre-se que os alunos deverão estar organizados em trios, para que possam observar e analisar as fontes apresentadas e realizar a Contextualização.
Projete ou imprima as imagens e textos - faça uma cópia de cada imagem para cada trio: a primeira imagem é a de Wangari Maathai, condecorada em 2004 como Mensageira da Paz pela ONU, e a segunda é a bandeira da ONU, ambas as imagens possuem breves explicações, que deverão ser lidas pela turma, os demais slides fazem trazem um panorama explicativo sobre os significados de Mensageiro da Paz e Nobel da Paz - sugerimos que o professor promova uma leitura dinâmica, onde alguns alunos leiam, em voz alta, os textos sugeridos.
Esse material pode ser impresso no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3cGm3ESj3jjvkvShssPMFUANG2599sFSjz9MNDjucz42XQPBDM2Jm2nWr9FB/hst8-24und-contextualizacao.pdf
Nesse mesmo link há os endereços das repostagens e textos originais, completos, de onde foram tirados os excertos apresentados aqui. Se preferir, imprima os textos completos.
Na proposta de debate sobre o Contexto, é importante que os alunos compreendam que há diversos meios de relações internacionais que promovem figuras/personalidades que lutam por acordos de forma pacífica e buscam melhorias sociais por meio da paz mundial. O exemplo de Wangari Maathai, bem como a posição de Mensageiro da Paz, Nobel da Paz e a ONU, deve ser relacionado com a ideia de que muitos acordos não são resolvidos por meio de guerras, conflitos violentos, mas que podem ser dar de modo pacífico, por meio do diálogo.
Para você saber mais: O que é Relações Internacionais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zcputiZY72w Acesso em: 26 de nov. de 2018. Este vídeo explica de forma dinâmica a função de um internacionalista, ou seja, a profissão de quem exerce Relações Internacionais. Sugerimos que você assista ao vídeo para compreender que as práticas de diálogos e concessões entre os diferentes grupos na história passaram por políticas e um certo “jogo de cintura” entre aqueles que buscavam dominar territórios e/ou populações e aqueles que estavam sendo dominados. Se de um lado a Europa dominou a África por meio de embates, geralmente violentos, como os povos africanos resistiram em combate, a diplomacia também foi usada tanto como ferramenta de dominação quanto de resistência de domínio.
Sugerimos que você apresente aos alunos a cena do filme Pantera Negra, em que a família do heróis, em um momento de crise, pede ajuda ao líder da tribo rival, o Grande Gorila M’baku. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t5Q18hYP8WU
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça para que os alunos se mantenham em trios, então projete a fonte para a Problematização. O texto apresentado é parte do capítulo “A luta para manter a independência: era de confronto e aliança”. O trecho analisa as formas de resistências que ocorreram no período de imposição europeia durante o século XIX no neocolonialismo. É importante que os alunos compreendam que as resistências não ocorreram apenas no embate físico e percebam o protagonismo das populações africanas nas tomadas de decisões.
Apresente a fonte (slides 8 e 9) aos alunos e sugira que a turma faça uma leitura coletiva, escolha alguns alunos para que cada um leia um trecho da fonte, assim, a maioria poderá realizar a leitura da fonte. Sugerimos que disponibilize alguns dicionários da Língua Portuguesa para auxiliá-los, caso haja dúvidas com alguns conceitos ou palavras.
Se não for usar o projetor, você pode providenciar uma cópia impressa para cada trio, a partir do link:
Para você saber mais: Sugerimos que faça a leitura completa do capítulo de onde foi extraída a fonte: A luta para manter a independência: era de confronto e aliança. In: História geral da África VII: África sob dominação colonial, 1880 - 1935.- p. 196-197. Editor: Albert Adu Boahen, 2010. Disponível no site: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190255POR.pdf Acesso em: 26 de nov. de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça para que os alunos se mantenham em trios, então projete a fonte para a Problematização. O texto apresentado é parte do capítulo “A luta para manter a independência: era de confronto e aliança”. O trecho analisa as formas de resistências que ocorreram no período de imposição europeia durante o século XIX no neocolonialismo. É importante que os alunos compreendam que as resistências não ocorreram apenas no embate físico e percebam o protagonismo das populações africanas nas tomadas de decisões.
Apresente a fonte (slides 8 e 9) aos alunos e sugira que a turma faça uma leitura coletiva, escolha alguns alunos para que cada um leia um trecho da fonte, assim, a maioria poderá realizar a leitura da fonte. Sugerimos que disponibilize alguns dicionários da Língua Portuguesa para auxiliá-los, caso haja dúvidas com alguns conceitos ou palavras.
Se não for usar o projetor, você pode providenciar uma cópia impressa para cada trio, a partir do link:
Para você saber mais: Sugerimos que faça a leitura completa do capítulo de onde foi extraída a fonte: A luta para manter a independência: era de confronto e aliança. In: História geral da África VII: África sob dominação colonial, 1880 - 1935.- p. 196-197. Editor: Albert Adu Boahen, 2010. Disponível no site: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190255POR.pdf Acesso em: 26 de nov. de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Professor, após a leitura da fonte, projete o slide ou entregue uma cópia impressa dessas questões para cada trio. É importante que os alunos associem estes povos com a realidade atual do continente africano e para isso eles precisam ter acesso a um mapa da África.
Problematização
Orientações: Peça que os alunos leiam as orientações da atividade e anotem em seus cadernos. Você poderá projetar as orientações, escrevê-las no quadro ou, se achar pertinente, poderá ditá-las aos alunos. Você pode também imprimi-las aqui:
A questão número 1 tem como objetivo estimular os alunos a construir a relação entre as práticas diplomáticas atuais com as ações de resistência durante o neocolonialismo do século XIX. Como expectativa de resposta, espera-se que os alunos apresentem análises similares, tais como:
1. Podemos estabelecer a relação entre o papel de Wangari, a missão dos Mensageiros da Paz, o Prêmio Nobel e a ONU como exemplos atuais de relações diplomáticas entre os diferentes interesses das nações, com suas particularidades culturais, bem como muitas vezes conflituosas. A ONU, por exemplo, busca estabelecer o diálogo entre estas nações e suas diferenças. No passado, durante o período de dominação de países europeus sobre a África, no século XIX, muitos povos buscaram formas diplomáticas de resistência, como forma de evitar o combate direto, pois sabiam da superioridade de armas da Europa.
A questão número 2 tem como objetivo levar aos alunos uma noção sobre o protagonismo dos povos africanos nas relações diplomáticas de resistência durante o período neocolonialista, no século XIX. Desta maneira, espera-se que os alunos apresentem análises como: 2. Não, pois, de acordo com o texto os povos da África resistiram de forma a se colocar como grandes sujeitos diplomáticos diante do domínio europeu, como por exemplo: “[...] Nos casos extremos, Estados como o dos Quintangona, do norte de Mocambique, ou os impérios Chikunda, do vale do Zambeze, até chegaram a reconhecer de bom grado a autoridade nominal dos portugueses, desde que estes não se esforçassem a sério para impor-lhes a dominação colonial”. Neste caso podemos observar que, apesar de alguns povos aceitarem algumas imposições dos europeus, ainda sim havia resistência por parte dos impérios africanos que defendiam seus limites e vontades.
A questão 3 tem como objetivo identificar dois exemplos diferentes de resistência com base na leitura do texto. Desta forma, os alunos poderão apontar: 1. O caso do líder dos chewa, Mwase Kasungu, que se colocou à frente de seu povo na vã luta contra os britânicos e acabou por se suicidar em 1896 para não capitular (para não se entregar) e 2. O caso da família real barué, que desenvolveu uma política de conquistar o apoio de Karl Peters, aventureiro alemão que ela imaginava estreitamente ligado ao governo de Bismarck, apresentando, assim, uma prática mais diplomática.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: O objetivo da Sistematização é fazer com que os alunos desenvolvam na prática a ideia de resistência com propósito de refletir o combate à violência. Desta maneira, você poderá projetar o slide, ou escrever no quadro as orientações desta atividade. Caso, seja necessário, o professor poderá ditar as orientações.
Nesta etapa, é importante disponibilizar aos alunos folha A4, lápis para desenho ou comum, lápis de cor, hidrocor, canetinhas coloridas, giz de cera, revistas e jornais para recorte, régua, cola branca e tesoura sem ponta, bem como materiais que achar necessário para a elaboração do cartaz.
No final, escolha dois trios para que expliquem seus cartazes, é importante que os grupos apresentem temas pertinentes ao combate à violência de modo pacífico. É interessante expor estes cartazes em um local onde toda a escola possa visualizar o resultado desta atividade.
Caso os alunos não consigam terminar os cartazes em sala, dê a possibilidade de finalizarem em casa para entregar na aula seguinte.
Se você preferir e achar pertinente, entregue as orientações no formato impresso, o arquivo está disponível no endereço eletrônico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wE4sa8NGhxP3jRFmbXw9CcMQ9GSNu8evbwwVZEgvH7jeZXjUAdeeQZ2fHzYV/his8-26und02-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: Como forma de auxiliá-lo na orientação para a elaboração dos cartazes, sugerimos que veja o site: https://www.hypeness.com.br/2013/06/designers-criam-cartazes-criativos-para-serem-usados-nos-protestos-pelo-brasil/ .
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula e o documento do contexto com as fontes e proponha que os alunos debatam sobre quem foi Wangari Maathai e qual a importância para as relações internacionais. Você pode encaminhar o link para o site ou a capturas (prints) da página, para que os alunos conheçam um pouco mais sobre a história de Maathai (disponível aqui). Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Peça para que os alunos reflitam sobre as fontes, leiam a matéria e discutam com os colegas sobre a importância de Wangari Maathai para as relações internacionais. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os documentos da problematização com a fonte proposta e o os questionamentos, para que os alunos ou grupos respondam. Envie, junto, a captura (print) do slide 10 que contém o mapa político da África e algumas informações sobre povos citados no texto.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou realizá-los virtualmente, em aplicativos ou softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem os cartazes, ou eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
O vídeo da série “Mulheres Fantásticas” do programa Fantástico, da rede Globo, que apresenta rapidamente a história de Wangari Maathai, está disponível no canal do Youtube da emissora (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX
Objeto(s) de conhecimento: O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI26 Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e na Ásia
Palavras-chave: Resistência, diplomacia, África século XIX, domínio e liderança
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