16557
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - A Reforma Protestante

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A Reforma Protestante

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Spiess Cardoso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender a Reforma Protestante a partir das teses de Lutero.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize o conjunto de imagens da Contextualização. Os alunos devem observá-las e apenas refletir:
- Para você, o que é ser fiel?
- Em quais momentos da vida humana a fidelidade está presente?
- Em cada uma das imagens, como a fidelidade é apresentada?
- É possível ser fiel a uma crença independente da fé que se pratica?

Para promover a interação entre a turma, organize um quiz virtual ou uma nuvem de palavras, mapeando as percepções iniciais dos alunos quanto ao tema.
- Como fazer quiz com o Mentimeter (disponível aqui - ative a tradução).
- Como fazer uma nuvem de palavras com o Mentimeter (disponível aqui).

Problematização
Disponibilize a imagem da pintura “Inferno” acompanhada do provérbio. Questões para refletir:
- O que o artista representa nesta obra?
- Qual relação entre a imagem e o provérbio?

Disponibilize as teses da Ficha 1 e o Quadro de registros. Eles devem fazer a leitura e depois anotar as informações que são solicitadas na ficha de registros no campo “Penitência”. As questões a serem analisadas são:
- Qual a visão de Penitência para Martinho Lutero?
- Para ele, a Penitência pode ser sacramental, feita com um padre ou bispo?
- A ideia de Penitência de Lutero vai contra a ideia do provérbio visto antes?

Disponibilize a imagem da Venda de indulgências e as teses da Ficha 2. Os alunos devem analisar ambos e registrar no campo “Indulgências”:
- Quem são os personagens retratados? O que estão fazendo?
- Qual é a definição de indulgência?
- Segundo Lutero, o que aconteceria com os fiéis e seus mestres que acreditassem estar salvos através da compra da indulgência?

Disponibilize as fotos da Basílica de São Pedro e as teses da Ficha 3. Os alunos devem analisar ambos e registrar no campo “críticas ao abuso papal”:
- Este é o local de onde o Papa comanda a Igreja Católica. O que chama sua atenção com relação a estrutura dele?
- Segundo Lutero, qual abuso cometido pelo Papa para construir a Basílica de São Pedro?

Para promover a interação entre os alunos, é interessante que você proponha um quiz virtual a respeito das ideias de Lutero. Ele pode ser elaborado no Mentimeter, por meio de grupos de Whatsapp ou durante uma videoconferência.

Sistematização
Disponibilize o infográfico para que observem o impacto causado pelas teses de Lutero, culminando no surgimento de novas vertentes religiosas. Oriente-os a criar 3 teses contestando ou propondo novas práticas para um sistema religioso ou político. Sugira que pesquisem notícias referentes às críticas a uma determinada vertente religiosa/política ou entrevistem pessoas da família para saber o que consideram como pontos que devem ser melhorados.

Para registrá-las e promover o compartilhamento, podem utilizar um mural virtual colaborativo, como o Padlet (veja aqui como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre Martinho Lutero e a Reforma Protestante, indique o vídeo educativo: 500 anos da Reforma Protestante. Nerdologia, 24/10/2017. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_05UND01

(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas