Quem nos ama em qualquer situação
Plano de Aula
Plano de aula: FAMÍLIA: IDENTIDADE E LAÇOS
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lembranças particulares, da família e da comunidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: “ O Livro Eu te amo” de Tood Paar, imagens variadas de diferentes composições familiares atuais. Folhas de ofício A4, lápis de cor, lápis cera, tinta guache, hidrocor, lápis preto.
Material complementar:
PAAR, Tood. O Livro Eu Te Amo. São Paulo: Panda Books, 2010.
https://indicalivros.com/pdf/o-livro-eu-te-amo-todd-parr#!
O Livro Eu Te Amo está disponível para projeção, leitura, ou impressão por você professor para desenvolvimento da aula com os alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gkrHBHRzk9QMmS2Em8zzBU3P8PmHB7W8j3BAe5PcApM6mtndvSf7VhdUcYFQ/his1-01und03-quem-nos-ama-em-qualquer-situacao.pdf
Imagens para impressão para análise dos alunos no segundo momento da aula:
Para você saber mais: Nesta aula como objetivo para o ensino de História, os alunos irão analisar que por meio de situações simples de afetividade da rotina familiar é possível perceber estruturas familiares diferentes da qual ele faz parte, como as relações afetivas permitem a construção da história da família.
Onde a compreensão sobre os que integram uma família não precisam ser iguais, nem desenvolver as mesmas atividades, nem pensar igual, ou manter a mesma rotina, com situações iguais, é de suma importância para a construção de uma identidade familiar no espaço e no tempo e assim a criança começa a localizar uma referência por meio da família que apoia seu processo de amadurecimento com o passar do tempo quando ele se recorda de situações vivenciadas em família quando era menor.
Ao perceber que famílias não são iguais e que mesmo diferentes uma das outras é possível manter uma estrutura, uma rotina de vivência que contribua para seu crescimento, a criança, terá a percepção sobre o tempo que viveu anos anteriores, quando ela era menor e perceberá que ao vivenciar: o tempo passa, ela cresce contribui para o contexto familiar, e aprende identificando fatores das mudanças que ocorrem em si mesmo, na sua vida, no seu corpo e no seu pensamento valorizando as lembranças que foram construídas ao longo do tempo, no ontem no hoje e no que ela vivenciar amanhã.
Para ampliação dos estudos: a leitura do livro “ O PAPAI É POP” de Marcos Piangers. O autor é jornalista e realiza palestras por todo país sobre relações familiares. Tal obra aborda que o que importa mesmo na relação familiar não é o ter, não é o dar, não é suprir os filhos com objetos, bens materiais. Aborda que para a história de uma família ser significativa e contribuir para o crescimento saudável dos filhos, construindo uma história familiar com boas relações afetivas, é preciso valorizar as vivências familiares construídas dia a dia e não o que se oferece às crianças materialmente. Que é importante viver a família, e está com os filhos entregue por inteiro, viver com eles cotidianamente de verdade. Uma leitura colaborativa para entender as relações e como estas contribuem para perceber os diferentes contextos familiares e as diferentes estruturas de família, a partir das relações afetivas construídas diariamente.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o objetivo aos alunos. Caso não disponha de projetor apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Convide os alunos para a analisar a imagem:
Na observação da imagem, que você pode imprimir ou projetar, peça que eles leiam o que está escrito ou você pode ler para eles. Pergunte aos alunos:
- Quem está ao nosso nos dias em que temos medo de dormir sozinhos?
- A quem pedimos autorização para sair quando é necessário?
- Quem nos orienta quando estamos perdidos?
- Quem nos leva ao médico quando estamos doentes?
Para imprimir essa imagem acesse esse documento:
A ideia é que os estudantes possam chegar a conclusão de que é a família, ou alguém desta, é a resposta para todas as questões.
A partir de então seguimos com outros questionamentos:
-O que você faz com sua família? (Com esse questionamento os alunos irão relatar situações do cotidiano vivenciadas com seus familiares. Atividades variadas que costumam fazer em casa com sua família que eles se recordam e que fazem parte do seu dia a dia.)
- Quem são as pessoas que você se relaciona com afetividade? (Com esse questionamento o aluno precisa perceber, que normalmente se possui uma ligação afetiva com quem se convive. Que essa ligação permite a construção de uma estrutura de família, por meio da afetividade desde o nascimento os integrantes de uma família constrói uma história que vai sendo traçada com o tempo. O momentos vividos no passado quando menores, ontem, há algumas horas atrás, são parte integrante da história familiar.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Apresente para os alunos as diferentes imagens, que são recortes de diferentes composições familiares atuais em diferentes situações de expressão de afeto para que as crianças visualizem, analisem, manuseiem.
Estas imagens devem ser apresentadas para os alunos ainda sentados na roda interativa. As imagens devem ser impressas e disponibilizadas para que os alunos manuseiem, observem, troquem, conversem sobre as mesmas.
Destine um tempo para que na roda os alunos possam passar as imagens de maneira que todos tenham acesso às mesmas, manuseando, visualizando e conversando sobre cada uma delas.
Imagens de Estruturas familiares:
Caso prefira, projete as imagens para as crianças, adaptando a atividade a melhor maneira disponível e possível em seu contexto. Concluída esta etapa de visualização das imagens, e expressões orais sobre as mesmas, permita que as crianças reflitam sobre com quem elas possuem uma relação afetiva:
- Quem são as pessoas que convivem diariamente com você?( Com essa pergunta o aluno analisará as imagens e trará como exemplo os personagens que pertencem a sua estrutura familiar, que preenchem a sua história, a sua vida diariamente.)
- Estas pessoas fazem parte da sua história? (Eles precisam perceber que estas pessoas auxiliam sim na construção da sua história enquanto indivíduo e sujeito, mesmo por meio das mais simples ações, atitudes, falas. Que ao longo do tempo ele está aprendendo, crescendo e amadurecendo com estas pessoas e construindo o seu caminho marcado por contribuições de situações que foram vividas em família. Situações que já passaram e que passam diariamente.)
- Nestas imagens quais pessoas aparecem? (Cada criança fará seu interpretação, eles irão citar, irmão, irmã, pai, mãe, tia, tio,avós, madrinha e padrinho, enfim, a resposta do aluno dependerá bastante da referência de família que possui e de com quais pessoas ele convive, sendo que cada resposta deve ser respeitada e valorizada.)
- Existem famílias com número diferente de pessoas na imagens. Em todas aparecem filhos, crianças? Ou existem famílias diferentes?( As crianças devem concluir que nem todas as imagens aparecem crianças, mas que isso não significa necessariamente que não existam filhos nas outras imagens. Isso vai desmistificar a idéia de que filho fica o tempo inteiro criança, ou pequeno, mas que os filhos crescem, fazem parte de estruturas diferentes de família e se relacionam afetivamente com seus familiares mesmo tendo maior idade.)
- Qual dessas imagens você identifica como sua família? (Essa é uma resposta muito pessoal. OS alunos irão resgatar a sua experiência, a estrutura da sua família e perceberão qual das imagens mais se aproximam da sua realidade familiar, seja pelo número de pessoas que constitui a família, seja por como a família está organizada, só com a mãe, só com o pai, com os tios e sobrinhos, avós e netos, enfim, ele tentará se aproximar e relacionar a realidade com a imagem)
- Quais sentimentos tem por elas? (Por meio deste questionamento as crianças precisam perceber que pelos sentimentos, elas se aproximam afetivamente dos seus familiares, estabelecem uma melhor e maior relação de confiança, diálogo. Assim, permitem que laços sejam estabelecidos, que sua identidade seja transformada, tocada, e que aumentam assim o número de vivências que mantém a estrutura familiar viva, ativa e rica de lembranças. Vivências estas que contribuirão para a formação da identidade do sujeito histórico, para contar a sua história no futuro.)
- Como quem melhor me relaciono na minha família? (Aqui é preciso estabelecer com o aluno uma associação relação afetiva x construção da história da família x identidade. Esses três aspectos estão ligados, colaboram um com o outro e favorecem a construção da memória histórica. A maneira como o aluno e seus familiares se tratam, se relacionam favorece a construção da memória histórica e afetiva da família, seja advinda de uma relação tranquila ou conflituosa. A estrutura da mesma advém de quanto maior os bons momentos, os momentos saudáveis, atendendo a realidade familiar de cada um, mais essas pessoas estarão satisfeitas em conviverem, aprenderem, ensinarem, viverem, colaborarem umas com as outras.
Feita esta intervenção oral com os alunos que devem se posicionar a cada questionamento feito por você, que deve organizar o tempo para tal. Após organize os alunos em seus assentos e solicite que escrevam uma palavra que represente as pessoas que que se relacionam afetivamente e que fazem parte da estrutura familiar a qual pertence. A palavra deve ser escrita em uma folha em branco, (considere toda forma de escrita do aluno e intervenha auxiliando no processo de escrita dos mesmos). Após a escrita dos alunos, convide as crianças para lerem a palavra escrita em num momento de partilha coletiva. Direcione este momento, caso os alunos não se disponibilizem, escolha, ou sorteie alguns alunos para participar desse momento. A palavra escrita pelos alunos devem ser expostas na sala, num espaço destinado por você para isso, pode ser o quadro branco, uma parede em específico intitulado: ”AS PESSOAS COM QUEM ME RELACIONAM SÃO?”
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Solicite que as crianças desenhem um momento vivenciado, vivido com alguma pessoa da sua família, ou com mais de uma pessoa da sua família, a quantidade de pessoas é livre e o aluno quem deve estipular, diante da cena, da situação que ele queira desenhar. Oriente o aluno a criar uma releitura por imagem da palavra que escreveu anteriormente, e uma situação familiar vivida, por ele que tenha lhe marcado, contribuído para a sua família, relacionando-os. Antes das produções crie uma legenda com as crianças para os desenhos. O desenho pode ter como legenda o título: “MINHA FAMÍLIA É ÚNICA!”. Essa é apenas uma sugestão. Os alunos podem sugerir e citar nova legenda para as produções do grupo. Após, a elaboração da imagem, os alunos devem trocar entre si as produções para que um possa visualizar a interpretação e significado das pessoas que possuem um vínculo afetivo e consequentemente uma história um do outro.
Como adequar a sua realidade: Como sugestão as produções dos alunos devem ser mantidas em exposição na sala de aula, para que os próprios alunos prestigiem a produção dos colegas, assim como convide os colegas de outras turmas para prestigiar, além de convidar os seus familiares no momento da chegada na escola ou no momento da saída, quando vierem pegar as crianças na escola, para estarem visitando o material produzido.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_01UND03
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, ferramentas de videochamadas.
Contexto
O objetivo deste plano é reconhecer diferentes tipos de família a partir das relações de afeto. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades em arquivos de áudio via WhatsApp ou utilizando outra ferramenta que por ventura esteja fazendo uso para as suas aulas, desde que priorize áudio. Inicie compartilhando a imagem que o plano apresenta (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gkrHBHRzk9QMmS2Em8zzBU3P8PmHB7W8j3BAe5PcApM6mtndvSf7VhdUcYFQ/his1-01und03-quem-nos-ama-em-qualquer-situacao.pdf), via WhatsApp ou um print da tela, e faça os questionamentos propostos.
Problematização
Compartilhe pela ferramenta que estiver usando as imagens que o plano apresenta (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RB2E4nVC9pcGYUt7WGj2hNfFQQq9ZAj6R6H5StnNPGrfHPpnuQpYdKT8DTqe/his1-01und03-imagens-de-estruturas-familiares.pdf). Oriente os estudantes a pensarem (adapte as questões para contemplar crianças com diferentes configurações familiares ou que vivem em abrigos):
- Quem são as pessoas que convivem diariamente com você?
- Estas pessoas fazem parte da sua história?
- Quais pessoas aparecem nestas imagens
- Existem famílias com número diferente de pessoas. Em todas elas aparecem filhos e crianças? Ou existem famílias diferentes?
- Qual dessas imagens você identifica como sua família?
- Quais sentimentos tem por elas?
- Com quem melhor me relaciono na minha família?
Solicite que, a partir das questões levantadas, os estudantes pensem e escrevam palavras que representem suas famílias. Você pode fazer isso via áudio de WhatsApp ou ferramentas síncronas. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (saiba como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200).
Sistematização
Peça aos estudantes que, a partir das palavras pensadas na etapa anterior, construam gêneros textuais que tenham como tema central o termo família. Pode ser, por exemplo, um conjunto de tags hierarquizadas como em uma nuvem de palavras (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RB2E4nVC9pcGYUt7WGj2hNfFQQq9ZAj6R6H5StnNPGrfHPpnuQpYdKT8DTqe/his1-01und03-imagens-de-estruturas-familiares.pdf), ou um acróstico (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RB2E4nVC9pcGYUt7WGj2hNfFQQq9ZAj6R6H5StnNPGrfHPpnuQpYdKT8DTqe/his1-01und03-imagens-de-estruturas-familiares.pdf), conforme sugestão do arquivo em anexo. Enfatize a importância das crianças perceberem que os grupos familiares são distintos e de formatos heterogêneos.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes propondo a leitura de “O Livro Eu Te Amo”(disponível em https://indicalivros.com/livros/o-livro-eu-te-amo-todd-parr#!). A obra mostra a importância da vida em família e a necessidade de reconhecermos as especificidades e diferenças de cada sujeito, além de trazer a importância da construção de boas relações afetivas. Esta é uma leitura colaborativa para entender as relações familiares e as suas diferentes estruturas.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI06, EF03HI02, EF04HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE01, EF15AR01, EF15AR02, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR09, EF15AR15, EF15AR23, EF69AR04, EF01CI04, EF01MA01, EF01ER01 e EF01ER05.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Midian Kelly Lessa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As fases da vida e a idéia de temporalidade (presente, passado e futuro)
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e /ou de sua comunidade.
Palavras-Chave: Afetividade,crescimento, relações, família
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