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Plano de aula - O mapa da fome

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre relacionar a situação de fome na África Subsaariana e na América Latina às situações de eventos climáticos catastróficos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Machado Leal

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é relacionar a situação de fome na África Subsaariana e na América Latina a eventos climáticos catastróficos. Comente com os alunos que nesta aula eles irão analisar a situação da fome na África Subsaariana e na América Latina por meio da leitura e interpretação de mapas temáticos, a fim de produzir um podcast sobre o tema. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos a imagem disponível aqui para iniciar esta etapa. Grave um áudio e pergunte à turma que situação a imagem evidencia. Após ouvir os comentários dos alunos, diga que se trata de um grupo de mulheres recebendo alimentos de algum programa internacional de ajuda humanitária, no Quênia. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Grave um áudio e pergunte aos alunos se eles sabem quais as principais causas da fome no mundo. Eles devem participar via WhatsApp. Ouça as respostas. Em seguida, envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Vale destacar que neste arquivo também estão listados os 39 países indicados pela ONU. Após a leitura do trecho selecionado, apresente o gráfico “Proporção de danos e perdas da agricultura em relação às perdas totais em cada evento catastrófico”, disponível aqui. Faça a interpretação do gráfico, começando pelo título da representação. Comente com os alunos que ele mostra qual a representatividade do setor agrícola/pecuária no cômputo geral de todas as perdas e danos registrados na ocorrência de cada um dos eventos catastróficos citados. Com essas informações, os alunos devem ser capazes de identificar que na ocorrência de uma tempestade, por exemplo, 23% de todas as perdas e danos registrados correspondem às atividades agrícolas. Para finalizar esta etapa, reflita com a turma sobre os impactos da ocorrência de eventos climáticos catastróficos – como as secas – na produção de alimentos. Nesse momento, você pode perguntar de que forma esses eventos impactam as atividades agrícolas e pecuárias, e também a pesca. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Para iniciar a Ação propositiva, organize a turma em grupos de 4 alunos e explique que, nesta etapa, eles irão interpretar diferentes representações cartográficas. Para tanto, irão relacionar o mapa da fome, elaborado a partir do Índice Global da Fome, com o mapa de desertificação do mundo e produzir um podcast sobre o tema. Antes do início da atividade, é importante reservar alguns minutos para explicar o que um é um podcast (veja o artigo disponível aqui) e como ele é um recurso educacional simples e efetivo. Envie aos alunos a comanda disponível aqui. Aproveite também para enviar o mapa político disponível aqui. Para a realização desta etapa, eles irão precisar do mapa do Índica Global de Fome, disponível aqui, e do mapa Zonas vulneráveis à desertificação, disponível aqui. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Após a realização da atividade da Ação propositiva, utilize o momento da Sistematização para que os grupos compartilhem suas produções. Para tanto, solicite que um grupo ouça o podcast (ou leia o roteiro) de outro. Após esse momento, os grupos devem comentar as produções dos colegas, verificando se a situação analisada nos países escolhidos se assemelham. Aproveite o encerramento da aula para perguntar à turma sobre a experiência de produzir esse material a partir das informações apreendidas nas representações cartográficas. Você também pode finalizar a aula discutindo com a turma como os mapas temáticos são importantes para se compreender e relacionar fenômenos. Tempo estimado: 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo disponível aqui, sobre a África. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_19UND05

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.


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