Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A relação entre a produção o consumo de carne bovina e a pegada hídrica na América e na África
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização com base em dados socioespaciais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Dados, impressão das cartas do jogo.
Material complementar:
Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b2BPF6fYPJZXZ4HWn8A5uHDDufNHbKshu6k4QbWsh2gWQ337m4RJNUAUcw3z/contextualizacao.pdf
Ação Propositiva - Cartas do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QhcQ6kVnYDKqyZby74tPxdCWHY6GWJuy5wTYuhVVYeKEmwgyA4GpZyVb4dN5/acao-propositiva-cartas-jogo-da-pegada-hidrica-consumo-de-carne.pdf
Regras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rQrvzm2WSEvBUHv3bcAqCx9qc9sAVJ2ng8xmMsGM8BdqMe3yFMxPZ6GhAhba/acao-propositiva-objetivo-e-regras-do-jogo.pdf
Fonte dos dados: FORMIGONI, Ivan. Dados da produção mundial de carne bovina e por país produtor. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/pproducao-mundial-de-carne-bovina/>. Acesso em: 18 jan 2019.
Para você saber mais:
Produção e exportação mundial de carnes deverá crescer em 2018. Disponível em: <https://www.cnabrasil.org.br/noticias/producao-e-exportacao-mundial-de-carnes-devera-crescer-em-2018>. Acesso em: 18 jan 2019
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Pegada Hídrica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/pegada-hidrica.htm>. Acesso em: 20 jan 2019.
Contextos prévios:
Importação: compra de produtos oriundo de outros países.
Exportação: venda de produtos para outros países.
Balança comercial: relação entre exportação e importação ao longo de um ano.
Pecuária Bovina: criação de gado para comercialização, dividido em pecuária de corte(produção de carne) e leiteira(produção de leite).
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Oriente os alunos, explique que para produzir qualquer produto é necessário o consumo de água. Assim a medida que as noções de sustentabilidade ganharam espaço no contexto da produtividade, surgiram apontamentos a fim de discutir a quantidade de água gasta ou consumida para produzir algo, também chamada de pegada hídrica. Este conceito envolve toda água usada em uma cadeia produtiva. Aliado a isso, à alimentação mundial é um desafio, pois a população cresceu e cresce chegando aproximadamente a 7,6 bilhões de habitantes, aumentando ainda mais a pressão sobre o consumo de água, solo, pastagens, grãos, agricultura, o que torna essa equação cada vez mais difícil de ser equacionada.
Neste sentido cabe ao homem atrelar tecnologia, e a melhorar a eficiência do consumo, a fim de buscar alternativas como a agroecologia, o cultivo consciente e práticas menos impactantes no consumo de água.
Para você saber mais:
Ranking dos maiores consumidores de carne do mundo. Disponível em: <https://www.comprerural.com/confira-o-ranking-dos-maiores-consumidores-de-carne-do-mundo-brasil-figura-o-top-10/>. Acesso em: 20 jan 2019.
SILVA, Vicente de P. R. da (et al). Uma medida de sustentabilidade ambiental: Pegada Hídrica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, , v.17, n.1, pp.100-105, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v17n1/v17n01a14.pdf>. Acesso em: 20 jan 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Nesta etapa apresente e o mapa sobre a produção de carne bovina mundial, e o gráfico sobre os maiores consumidores por pessoa de carne bovina mundial. A fim de mostrar como o pecuária bovina está estruturada dentro da perspectiva do agronegócio, assim estabelecer a relação entre maiores consumidores e maiores produtores. Neste sentido, ressalte que há uma concentração tanto da produção como do consumo de países que historicamente detém o monopólio do sistema produtivo globalizado, seja por uso da tecnologia como Estados Unidos, com a pecuária bovina a partir do sistema de confinamento, ou ainda por fatores locacionais e tecnológicos, como também o Brasil, que pratica a pecuária extensiva e semi-extensiva. Neste sentido, o aluno irá identificar os números em da pecuária bovina de corte globalizada.
Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b2BPF6fYPJZXZ4HWn8A5uHDDufNHbKshu6k4QbWsh2gWQ337m4RJNUAUcw3z/contextualizacao.pdf
Fonte dos dados: FORMIGONI, Ivan. Dados da produção mundial de carne bovina e por país produtor. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/pproducao-mundial-de-carne-bovina/>. Acesso em: 18 jan 2019.
Para você saber mais:
Para você saber mais:
FORMIGONI, Ivan. Perspectivas do mercado mundial de carne bovina em 2019. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/mercado-mundial-de-carne-bovina-3/>. Acesso em: 21 jan 2019.
Contextualização
Orientações: Nesta etapa apresente e o mapa sobre a produção de carne bovina mundial, e o gráfico sobre os maiores consumidores por pessoa de carne bovina mundial. A fim de mostrar como o pecuária bovina está estruturada dentro da perspectiva do agronegócio, assim estabelecer a relação entre maiores consumidores e maiores produtores. Neste sentido, ressalte que há uma concentração tanto da produção como do consumo de países que historicamente detém o monopólio do sistema produtivo globalizado, seja por uso da tecnologia como Estados Unidos, com a pecuária bovina a partir do sistema de confinamento, ou ainda por fatores locacionais e tecnológicos, como também o Brasil, que pratica a pecuária extensiva e semi-extensiva. Neste sentido, o aluno irá identificar os números em da pecuária bovina de corte globalizada.
Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b2BPF6fYPJZXZ4HWn8A5uHDDufNHbKshu6k4QbWsh2gWQ337m4RJNUAUcw3z/contextualizacao.pdf
Fonte dos dados: FORMIGONI, Ivan. Dados da produção mundial de carne bovina e por país produtor. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/pproducao-mundial-de-carne-bovina/>. Acesso em: 18 jan 2019.
Para você saber mais:
Para você saber mais:
FORMIGONI, Ivan. Perspectivas do mercado mundial de carne bovina em 2019. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/mercado-mundial-de-carne-bovina-3/>. Acesso em: 21 jan 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Oriente os alunos a observarem o questionamento da problematização. Aponte que o consumo total de água para produzir 1 kg de carne se refere a toda cadeia produtiva (cria, recria e engorda, alimentação e produção, transporte e comercialização), e o desafio em melhorar a economia do consumo de água no sistema produtivo. Pontue que as desigualdades são inerentes ao sistema global, seja em função da produção de tecnologia ou de fatores locacionais como clima, solo, biológico, como acontece no continente africano, que tanto a produção e o consumo de carne bovina está bem abaixo de outros continentes, porém a população cresce.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 33 minutos.
Orientações: O objetivo é que os alunos joguem este jogo que é semelhante a um quizz, e consigam compreender a relação entre a produção e consumo de carne bovina e a sua pegada hídrica, oriente conforme a sequência abaixo:
1 - Reúna os alunos duplas;
2 - Proponha o desafio entre as duplas;
3 - Distribua uma cópia do jogo para cada duas duplas;
4 - Na utilização do dado sugiro o seguinte combinado:
1 e 6 - Mundo
2 e 4 - África
3 e 5 - América
5 - Explique que o jogo é composto de questões de atualidade sobre o tema, e é composto de 8 cartas de cada região:
8 cartas: Mundo
8 cartas: África
8 cartas: América
Totalizando 24 cartas e 24 perguntas
6 - As regras do jogo a serem explicadas e entregue às duplas são:
- Jogo é disputado em duplas;
- cada dupla joga com outra dupla
- Começa a jogar o dado a dupla que ganhar o par ou ímpar;
- As cartas podem equivaler a 10 ou ainda a 20 pontos
Mundo = 10 pontos
África = 10 pontos
América = 10 pontos
Mundo + 10 = 20 pontos
África + 10 = 20 pontos
América + 10 = 20 pontos;
- Em caso de erro da resposta a carta volta para o baralho, e é descontado 5 pontos da dupla que não respondeu;
- É permitido passar a vez apenas uma única oportunidade sem desconto de pontuação;
- A dupla que pegou a vez passada não pode novamente passar a carta, e em caso de acerto fará jus a 20 pontos em caso de erro perderá 5 pontos;
- Ganha a dupla que obtiver maior pontuação ao final do tempo da ação propositiva.
Cartas do jogo para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QhcQ6kVnYDKqyZby74tPxdCWHY6GWJuy5wTYuhVVYeKEmwgyA4GpZyVb4dN5/acao-propositiva-cartas-jogo-da-pegada-hidrica-consumo-de-carne.pdf
Imprima as cartas conforme o número de alunos, a cada 4 alunos um jogo.
Regras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rQrvzm2WSEvBUHv3bcAqCx9qc9sAVJ2ng8xmMsGM8BdqMe3yFMxPZ6GhAhba/acao-propositiva-objetivo-e-regras-do-jogo.pdf
Para você saber mais:
SCHUCK-PAIM, Chyntia. Impactos da pecuária no Brasil e no mundo. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: <http://svb.org.br/livros/impactosdapecuaria.pdf>. Acesso em: 21 jan 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Retome o objetivo da aula, questione sobre se o jogo levou a uma reflexão sobre a pegada hídrica e a produção e o consumo de carne, que envolve toda cadeia produtiva, e as desigualdades existentes dentro deste processo. Pergunte se algum dado apresentado nas carta chamou mais atenção.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender a relação entre a produção e o consumo de carne bovina e a pegada hídrica. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos a imagem da Contextualização, disponível aqui, para iniciar esta etapa. Grave um áudio apresentando o mapa sobre a produção mundial de carne bovina e o gráfico sobre os maiores consumidores de carne bovina por pessoa, a fim de mostrar como a pecuária bovina está estruturada de acordo com a perspectiva do agronegócio, estabelecendo, assim, a relação entre os maiores consumidores e os maiores produtores. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Grave um áudio e lance os questionamentos: ''A água é um recurso limitado e, para se produzir 1kg de carne bovina, são necessários 15 mil litros de água. Como equalizar essa conta? Por que há tanta desigualdade na relação entre produção e consumo de carne bovina?''. Incentive-os a participar pelo WhatsApp. Pontue que as desigualdades são inerentes ao sistema global, seja em função da produção de tecnologia ou de fatores locacionais, como clima e solo, como acontece no continente africano, onde a produção e o consumo de carne bovina estão bem abaixo de outros continentes, ainda que com o crescimento populacional. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Explique para a turma que eles irão jogar o jogo da relação entre a "pegada hídrica x consumo e economia". Separe a turma em duplas. Ganhará o jogo quem marcar mais pontos ao final. As regras do jogo estão disponíveis aqui; envie-as e grave um áudio explicando-as para a turma. Envie à turma as cartas do jogo, disponíveis aqui. Eles devem jogar via Google Meet ou Zoom. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Retome o objetivo da aula. Questione se o jogo levou a uma reflexão sobre a pegada hídrica e a produção e o consumo de carne, que envolve toda a cadeia produtiva, e as desigualdades existentes dentro desse processo. Pergunte se algum dado apresentado nas cartas lhes chamou mais a atenção e responda às últimas dúvidas. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo disponível aqui, sobre pegada hídrica. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a relação entre a produção e consumo de carne bovina e a pegada hídrica.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA