16544
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A relação entre a produção o consumo de carne bovina e a pegada hídrica na América e na África

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender a relação entre a produção e consumo de carne bovina e a pegada hídrica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_20UND01

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail
Google Meet ou Zoom

Valor trabalhado
Cidadania.

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é compreender a relação entre a produção e consumo de carne bovina e a pegada hídrica. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie a imagem da Contextualização, para iniciar essa etapa. Grave um áudio e apresente o mapa sobre a produção de carne bovina mundial, e o gráfico sobre os maiores consumidores por pessoa de carne bovina mundial. A fim de mostrar como o pecuária bovina está estruturada dentro da perspectiva do agronegócio, assim estabelecer a relação entre maiores consumidores e maiores produtores. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Grave um áudio e lance os questionamento: ''A água é um recurso limitado e para se produzir 1 kg de carne bovina, são necessários 15 mil litros de água. Como equalizar essa conta? Por que há tanta desigualdade na relação entre produção e consumo de carne bovina?''. Incentive-os a participar pelo WhatsApp. Pontue que as desigualdades são inerentes ao sistema global, seja em função da produção de tecnologia ou de fatores locacionais como clima, solo, biológico, como acontece no continente africano, que tanto a produção e o consumo de carne bovina está bem abaixo de outros continentes, porém a população cresce. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Explique para a turma que eles vão jogar o jogo da relação entre a "pegada hídrica x consumo e economia". Separe a turma em duplas e, ganhará o jogo, quem marcar mais pontos ao final. Clique aqui para acessar as regras do jogo e depois, envie e grave um áudio explicando para a turma. Envie para a turma as cartas do jogo. Eles devem jogar via Google Meet ou Zoom. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Retome o objetivo da aula, questione sobre se o jogo levou a uma reflexão sobre a pegada hídrica e a produção e o consumo de carne, que envolve toda cadeia produtiva, e as desigualdades existentes dentro deste processo. Pergunte se algum dado apresentado nas carta chamou mais atenção, responda as últimas dúvidas. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre pegada hídrica. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Judith Nuria Maida e Renata Capovilla


Código: GEO8_20UND01

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas