16544
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A relação entre a produção o consumo de carne bovina e a pegada hídrica na América e na África

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender a relação entre a produção e consumo de carne bovina e a pegada hídrica.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Dados, impressão das cartas do jogo.

Material complementar:

Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b2BPF6fYPJZXZ4HWn8A5uHDDufNHbKshu6k4QbWsh2gWQ337m4RJNUAUcw3z/contextualizacao.pdf

Ação Propositiva - Cartas do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QhcQ6kVnYDKqyZby74tPxdCWHY6GWJuy5wTYuhVVYeKEmwgyA4GpZyVb4dN5/acao-propositiva-cartas-jogo-da-pegada-hidrica-consumo-de-carne.pdf

Regras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rQrvzm2WSEvBUHv3bcAqCx9qc9sAVJ2ng8xmMsGM8BdqMe3yFMxPZ6GhAhba/acao-propositiva-objetivo-e-regras-do-jogo.pdf

Fonte dos dados: FORMIGONI, Ivan. Dados da produção mundial de carne bovina e por país produtor. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/pproducao-mundial-de-carne-bovina/>. Acesso em: 18 jan 2019.

Para você saber mais:

Produção e exportação mundial de carnes deverá crescer em 2018. Disponível em: <https://www.cnabrasil.org.br/noticias/producao-e-exportacao-mundial-de-carnes-devera-crescer-em-2018>. Acesso em: 18 jan 2019

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Pegada Hídrica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/pegada-hidrica.htm>. Acesso em: 20 jan 2019.

Contextos prévios:

Importação: compra de produtos oriundo de outros países.

Exportação: venda de produtos para outros países.

Balança comercial: relação entre exportação e importação ao longo de um ano.

Pecuária Bovina: criação de gado para comercialização, dividido em pecuária de corte(produção de carne) e leiteira(produção de leite).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Oriente os alunos, explique que para produzir qualquer produto é necessário o consumo de água. Assim a medida que as noções de sustentabilidade ganharam espaço no contexto da produtividade, surgiram apontamentos a fim de discutir a quantidade de água gasta ou consumida para produzir algo, também chamada de pegada hídrica. Este conceito envolve toda água usada em uma cadeia produtiva. Aliado a isso, à alimentação mundial é um desafio, pois a população cresceu e cresce chegando aproximadamente a 7,6 bilhões de habitantes, aumentando ainda mais a pressão sobre o consumo de água, solo, pastagens, grãos, agricultura, o que torna essa equação cada vez mais difícil de ser equacionada.

Neste sentido cabe ao homem atrelar tecnologia, e a melhorar a eficiência do consumo, a fim de buscar alternativas como a agroecologia, o cultivo consciente e práticas menos impactantes no consumo de água.

Para você saber mais:

Ranking dos maiores consumidores de carne do mundo. Disponível em: <https://www.comprerural.com/confira-o-ranking-dos-maiores-consumidores-de-carne-do-mundo-brasil-figura-o-top-10/>. Acesso em: 20 jan 2019.

SILVA, Vicente de P. R. da (et al). Uma medida de sustentabilidade ambiental: Pegada Hídrica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, , v.17, n.1, pp.100-105, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v17n1/v17n01a14.pdf>. Acesso em: 20 jan 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Nesta etapa apresente e o mapa sobre a produção de carne bovina mundial, e o gráfico sobre os maiores consumidores por pessoa de carne bovina mundial. A fim de mostrar como o pecuária bovina está estruturada dentro da perspectiva do agronegócio, assim estabelecer a relação entre maiores consumidores e maiores produtores. Neste sentido, ressalte que há uma concentração tanto da produção como do consumo de países que historicamente detém o monopólio do sistema produtivo globalizado, seja por uso da tecnologia como Estados Unidos, com a pecuária bovina a partir do sistema de confinamento, ou ainda por fatores locacionais e tecnológicos, como também o Brasil, que pratica a pecuária extensiva e semi-extensiva. Neste sentido, o aluno irá identificar os números em da pecuária bovina de corte globalizada.

Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b2BPF6fYPJZXZ4HWn8A5uHDDufNHbKshu6k4QbWsh2gWQ337m4RJNUAUcw3z/contextualizacao.pdf

Fonte dos dados: FORMIGONI, Ivan. Dados da produção mundial de carne bovina e por país produtor. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/pproducao-mundial-de-carne-bovina/>. Acesso em: 18 jan 2019.

Para você saber mais:

Para você saber mais:

FORMIGONI, Ivan. Perspectivas do mercado mundial de carne bovina em 2019. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/mercado-mundial-de-carne-bovina-3/>. Acesso em: 21 jan 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa apresente e o mapa sobre a produção de carne bovina mundial, e o gráfico sobre os maiores consumidores por pessoa de carne bovina mundial. A fim de mostrar como o pecuária bovina está estruturada dentro da perspectiva do agronegócio, assim estabelecer a relação entre maiores consumidores e maiores produtores. Neste sentido, ressalte que há uma concentração tanto da produção como do consumo de países que historicamente detém o monopólio do sistema produtivo globalizado, seja por uso da tecnologia como Estados Unidos, com a pecuária bovina a partir do sistema de confinamento, ou ainda por fatores locacionais e tecnológicos, como também o Brasil, que pratica a pecuária extensiva e semi-extensiva. Neste sentido, o aluno irá identificar os números em da pecuária bovina de corte globalizada.

Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b2BPF6fYPJZXZ4HWn8A5uHDDufNHbKshu6k4QbWsh2gWQ337m4RJNUAUcw3z/contextualizacao.pdf

Fonte dos dados: FORMIGONI, Ivan. Dados da produção mundial de carne bovina e por país produtor. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/pproducao-mundial-de-carne-bovina/>. Acesso em: 18 jan 2019.

Para você saber mais:

Para você saber mais:

FORMIGONI, Ivan. Perspectivas do mercado mundial de carne bovina em 2019. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/mercado-mundial-de-carne-bovina-3/>. Acesso em: 21 jan 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Oriente os alunos a observarem o questionamento da problematização. Aponte que o consumo total de água para produzir 1 kg de carne se refere a toda cadeia produtiva (cria, recria e engorda, alimentação e produção, transporte e comercialização), e o desafio em melhorar a economia do consumo de água no sistema produtivo. Pontue que as desigualdades são inerentes ao sistema global, seja em função da produção de tecnologia ou de fatores locacionais como clima, solo, biológico, como acontece no continente africano, que tanto a produção e o consumo de carne bovina está bem abaixo de outros continentes, porém a população cresce.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações: O objetivo é que os alunos joguem este jogo que é semelhante a um quizz, e consigam compreender a relação entre a produção e consumo de carne bovina e a sua pegada hídrica, oriente conforme a sequência abaixo:

1 - Reúna os alunos duplas;

2 - Proponha o desafio entre as duplas;

3 - Distribua uma cópia do jogo para cada duas duplas;

4 - Na utilização do dado sugiro o seguinte combinado:

1 e 6 - Mundo

2 e 4 - África

3 e 5 - América

5 - Explique que o jogo é composto de questões de atualidade sobre o tema, e é composto de 8 cartas de cada região:

8 cartas: Mundo

8 cartas: África

8 cartas: América

Totalizando 24 cartas e 24 perguntas

6 - As regras do jogo a serem explicadas e entregue às duplas são:

  • Jogo é disputado em duplas;
  • cada dupla joga com outra dupla
  • Começa a jogar o dado a dupla que ganhar o par ou ímpar;
  • As cartas podem equivaler a 10 ou ainda a 20 pontos

Mundo = 10 pontos

África = 10 pontos

América = 10 pontos

Mundo + 10 = 20 pontos

África + 10 = 20 pontos

América + 10 = 20 pontos;

  • Em caso de erro da resposta a carta volta para o baralho, e é descontado 5 pontos da dupla que não respondeu;
  • É permitido passar a vez apenas uma única oportunidade sem desconto de pontuação;
  • A dupla que pegou a vez passada não pode novamente passar a carta, e em caso de acerto fará jus a 20 pontos em caso de erro perderá 5 pontos;
  • Ganha a dupla que obtiver maior pontuação ao final do tempo da ação propositiva.

Cartas do jogo para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QhcQ6kVnYDKqyZby74tPxdCWHY6GWJuy5wTYuhVVYeKEmwgyA4GpZyVb4dN5/acao-propositiva-cartas-jogo-da-pegada-hidrica-consumo-de-carne.pdf

Imprima as cartas conforme o número de alunos, a cada 4 alunos um jogo.

Regras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rQrvzm2WSEvBUHv3bcAqCx9qc9sAVJ2ng8xmMsGM8BdqMe3yFMxPZ6GhAhba/acao-propositiva-objetivo-e-regras-do-jogo.pdf

Para você saber mais:

SCHUCK-PAIM, Chyntia. Impactos da pecuária no Brasil e no mundo. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: <http://svb.org.br/livros/impactosdapecuaria.pdf>. Acesso em: 21 jan 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Retome o objetivo da aula, questione sobre se o jogo levou a uma reflexão sobre a pegada hídrica e a produção e o consumo de carne, que envolve toda cadeia produtiva, e as desigualdades existentes dentro deste processo. Pergunte se algum dado apresentado nas carta chamou mais atenção.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Dados, impressão das cartas do jogo.

Material complementar:

Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b2BPF6fYPJZXZ4HWn8A5uHDDufNHbKshu6k4QbWsh2gWQ337m4RJNUAUcw3z/contextualizacao.pdf

Ação Propositiva - Cartas do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QhcQ6kVnYDKqyZby74tPxdCWHY6GWJuy5wTYuhVVYeKEmwgyA4GpZyVb4dN5/acao-propositiva-cartas-jogo-da-pegada-hidrica-consumo-de-carne.pdf

Regras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rQrvzm2WSEvBUHv3bcAqCx9qc9sAVJ2ng8xmMsGM8BdqMe3yFMxPZ6GhAhba/acao-propositiva-objetivo-e-regras-do-jogo.pdf

Fonte dos dados: FORMIGONI, Ivan. Dados da produção mundial de carne bovina e por país produtor. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/pproducao-mundial-de-carne-bovina/>. Acesso em: 18 jan 2019.

Para você saber mais:

Produção e exportação mundial de carnes deverá crescer em 2018. Disponível em: <https://www.cnabrasil.org.br/noticias/producao-e-exportacao-mundial-de-carnes-devera-crescer-em-2018>. Acesso em: 18 jan 2019

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Pegada Hídrica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/pegada-hidrica.htm>. Acesso em: 20 jan 2019.

Contextos prévios:

Importação: compra de produtos oriundo de outros países.

Exportação: venda de produtos para outros países.

Balança comercial: relação entre exportação e importação ao longo de um ano.

Pecuária Bovina: criação de gado para comercialização, dividido em pecuária de corte(produção de carne) e leiteira(produção de leite).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Oriente os alunos, explique que para produzir qualquer produto é necessário o consumo de água. Assim a medida que as noções de sustentabilidade ganharam espaço no contexto da produtividade, surgiram apontamentos a fim de discutir a quantidade de água gasta ou consumida para produzir algo, também chamada de pegada hídrica. Este conceito envolve toda água usada em uma cadeia produtiva. Aliado a isso, à alimentação mundial é um desafio, pois a população cresceu e cresce chegando aproximadamente a 7,6 bilhões de habitantes, aumentando ainda mais a pressão sobre o consumo de água, solo, pastagens, grãos, agricultura, o que torna essa equação cada vez mais difícil de ser equacionada.

Neste sentido cabe ao homem atrelar tecnologia, e a melhorar a eficiência do consumo, a fim de buscar alternativas como a agroecologia, o cultivo consciente e práticas menos impactantes no consumo de água.

Para você saber mais:

Ranking dos maiores consumidores de carne do mundo. Disponível em: <https://www.comprerural.com/confira-o-ranking-dos-maiores-consumidores-de-carne-do-mundo-brasil-figura-o-top-10/>. Acesso em: 20 jan 2019.

SILVA, Vicente de P. R. da (et al). Uma medida de sustentabilidade ambiental: Pegada Hídrica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, , v.17, n.1, pp.100-105, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v17n1/v17n01a14.pdf>. Acesso em: 20 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Nesta etapa apresente e o mapa sobre a produção de carne bovina mundial, e o gráfico sobre os maiores consumidores por pessoa de carne bovina mundial. A fim de mostrar como o pecuária bovina está estruturada dentro da perspectiva do agronegócio, assim estabelecer a relação entre maiores consumidores e maiores produtores. Neste sentido, ressalte que há uma concentração tanto da produção como do consumo de países que historicamente detém o monopólio do sistema produtivo globalizado, seja por uso da tecnologia como Estados Unidos, com a pecuária bovina a partir do sistema de confinamento, ou ainda por fatores locacionais e tecnológicos, como também o Brasil, que pratica a pecuária extensiva e semi-extensiva. Neste sentido, o aluno irá identificar os números em da pecuária bovina de corte globalizada.

Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b2BPF6fYPJZXZ4HWn8A5uHDDufNHbKshu6k4QbWsh2gWQ337m4RJNUAUcw3z/contextualizacao.pdf

Fonte dos dados: FORMIGONI, Ivan. Dados da produção mundial de carne bovina e por país produtor. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/pproducao-mundial-de-carne-bovina/>. Acesso em: 18 jan 2019.

Para você saber mais:

Para você saber mais:

FORMIGONI, Ivan. Perspectivas do mercado mundial de carne bovina em 2019. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/mercado-mundial-de-carne-bovina-3/>. Acesso em: 21 jan 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa apresente e o mapa sobre a produção de carne bovina mundial, e o gráfico sobre os maiores consumidores por pessoa de carne bovina mundial. A fim de mostrar como o pecuária bovina está estruturada dentro da perspectiva do agronegócio, assim estabelecer a relação entre maiores consumidores e maiores produtores. Neste sentido, ressalte que há uma concentração tanto da produção como do consumo de países que historicamente detém o monopólio do sistema produtivo globalizado, seja por uso da tecnologia como Estados Unidos, com a pecuária bovina a partir do sistema de confinamento, ou ainda por fatores locacionais e tecnológicos, como também o Brasil, que pratica a pecuária extensiva e semi-extensiva. Neste sentido, o aluno irá identificar os números em da pecuária bovina de corte globalizada.

Contextualização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b2BPF6fYPJZXZ4HWn8A5uHDDufNHbKshu6k4QbWsh2gWQ337m4RJNUAUcw3z/contextualizacao.pdf

Fonte dos dados: FORMIGONI, Ivan. Dados da produção mundial de carne bovina e por país produtor. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/pproducao-mundial-de-carne-bovina/>. Acesso em: 18 jan 2019.

Para você saber mais:

Para você saber mais:

FORMIGONI, Ivan. Perspectivas do mercado mundial de carne bovina em 2019. Farmnews. Disponível em: <http://www.farmnews.com.br/mercado/mercado-mundial-de-carne-bovina-3/>. Acesso em: 21 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Oriente os alunos a observarem o questionamento da problematização. Aponte que o consumo total de água para produzir 1 kg de carne se refere a toda cadeia produtiva (cria, recria e engorda, alimentação e produção, transporte e comercialização), e o desafio em melhorar a economia do consumo de água no sistema produtivo. Pontue que as desigualdades são inerentes ao sistema global, seja em função da produção de tecnologia ou de fatores locacionais como clima, solo, biológico, como acontece no continente africano, que tanto a produção e o consumo de carne bovina está bem abaixo de outros continentes, porém a população cresce.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações: O objetivo é que os alunos joguem este jogo que é semelhante a um quizz, e consigam compreender a relação entre a produção e consumo de carne bovina e a sua pegada hídrica, oriente conforme a sequência abaixo:

1 - Reúna os alunos duplas;

2 - Proponha o desafio entre as duplas;

3 - Distribua uma cópia do jogo para cada duas duplas;

4 - Na utilização do dado sugiro o seguinte combinado:

1 e 6 - Mundo

2 e 4 - África

3 e 5 - América

5 - Explique que o jogo é composto de questões de atualidade sobre o tema, e é composto de 8 cartas de cada região:

8 cartas: Mundo

8 cartas: África

8 cartas: América

Totalizando 24 cartas e 24 perguntas

6 - As regras do jogo a serem explicadas e entregue às duplas são:

  • Jogo é disputado em duplas;
  • cada dupla joga com outra dupla
  • Começa a jogar o dado a dupla que ganhar o par ou ímpar;
  • As cartas podem equivaler a 10 ou ainda a 20 pontos

Mundo = 10 pontos

África = 10 pontos

América = 10 pontos

Mundo + 10 = 20 pontos

África + 10 = 20 pontos

América + 10 = 20 pontos;

  • Em caso de erro da resposta a carta volta para o baralho, e é descontado 5 pontos da dupla que não respondeu;
  • É permitido passar a vez apenas uma única oportunidade sem desconto de pontuação;
  • A dupla que pegou a vez passada não pode novamente passar a carta, e em caso de acerto fará jus a 20 pontos em caso de erro perderá 5 pontos;
  • Ganha a dupla que obtiver maior pontuação ao final do tempo da ação propositiva.

Cartas do jogo para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QhcQ6kVnYDKqyZby74tPxdCWHY6GWJuy5wTYuhVVYeKEmwgyA4GpZyVb4dN5/acao-propositiva-cartas-jogo-da-pegada-hidrica-consumo-de-carne.pdf

Imprima as cartas conforme o número de alunos, a cada 4 alunos um jogo.

Regras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rQrvzm2WSEvBUHv3bcAqCx9qc9sAVJ2ng8xmMsGM8BdqMe3yFMxPZ6GhAhba/acao-propositiva-objetivo-e-regras-do-jogo.pdf

Para você saber mais:

SCHUCK-PAIM, Chyntia. Impactos da pecuária no Brasil e no mundo. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: <http://svb.org.br/livros/impactosdapecuaria.pdf>. Acesso em: 21 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Retome o objetivo da aula, questione sobre se o jogo levou a uma reflexão sobre a pegada hídrica e a produção e o consumo de carne, que envolve toda cadeia produtiva, e as desigualdades existentes dentro deste processo. Pergunte se algum dado apresentado nas carta chamou mais atenção.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano