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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Antártida: uma região pouco conhecida pelos brasileiros

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre debater acerca dos problemas enfrentados pela base brasileira na Antártida.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é debater acerca dos problemas enfrentados pela base brasileira na Antártida. Os aluno irão saber mais a respeito das pesquisas desenvolvidas por cientistas brasileiros na Antártida. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta, o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie à turma o mapa-múndi disponível aqui. Grave um áudio e comente a respeito das dificuldades que cientistas brasileiros enfrentam no desenvolvimento de suas pesquisas (que abrangem, principalmente, fenômenos climáticos a nível global, a biologia marinha da região, descoberta de novas áreas com recursos naturais disponíveis e desenvolvimento de tecnologias de ponta) devido aos reduzidos investimentos e incentivos que são a elas destinados. Em seguida, ressalte que no dia 25 de fevereiro de 2012, ocorreu um incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) que comprometeu cerca de 70% das instalações, além da perda de aproximadamente 30% dos materiais que vinham sendo analisados. Mostre as imagens da antiga base brasileira na Antártida, bem como uma ilustração do projeto da atual da Estação (foto 1, disponível aqui, e foto 2, disponível aqui). Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Neste momento, apresente a situação hipotética, disponível aqui, que iniciará a atividade proposta a seguir. Faça questionamentos como: você acha que já existem reconhecimento e apoio suficientes para o desenvolvimento das pesquisas nessa região? Por quê? Acredita que as pesquisas desenvolvidas nessas áreas contam com baixos investimentos, sobretudo do Governo, por causa da pequena necessidade de subsídios, ou devido à baixa visibilidade que geram aos governantes? Justifique. Incentive-os a discutir com a turma pelo WhatsApp e fazer anotações no caderno. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique os detalhes desta etapa. Apresente as atividades que serão realizadas por eles. Os alunos irão criar peças teatrais improvisadas, dando a continuidade à situação apresentada anteriormente. Essas peças serão compostas pelos seguintes papéis: 1. Pesquisadores brasileiros; 2. Repórteres para entrevistar os brasileiros; 3. Governadores, senadores; 4. Repórteres para entrevistar os governantes; 5. Ativistas ambientais. Nesta etapa da atividade, a turma será dividida em 5 grupos (acima descritos) e, após sortear os papéis das equipes, cada núcleo de personagens levantará as ideias e/ou questionamentos que poderão ser utilizados no momento da realização da peça improvisada. Os alunos devem se organizar num momento síncrono usando o Google Meet ou o Zoom, ou até mesmo através do WhatsApp. Sugira ao núcleo de ativistas ambientais que confeccionem cartazes para utilizarem no decorrer da peça. Após levantarem as ideias e questionamentos que cada núcleo poderá utilizar no decorrer das peças improvisadas, solicite que os alunos montem seis novos grupos, sendo, cada um deles, composto por um integrante de cada núcleo da etapa anterior. Nesse momento, cada novo grupo terá um tempo para improvisar uma peça teatral que dê continuidade à problematização exposta. Dependendo do número de alunos da turma, auxilie-os na divisão dos grupos, acrescentando um ou mais integrantes de cada núcleo em quantos grupos forem necessários. Da mesma forma, caso haja necessidade, sugira que algum integrante participe de mais de uma peça com seu papel pré-estipulado. O ideal é que eles gravem pequenos vídeos para mostrar as peças teatrais. Tempo estimado: 60 minutos.

Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido, faça os questionamentos: os governantes investem o suficiente em pesquisa? Podemos ajudar de alguma forma? Como? Estimule os alunos a refletirem sobre os investimentos realizados pelos governantes em pesquisas científicas, bem como na área de educação básica. Ressalte que, apesar da importância acadêmica na vida de todos, existe uma precariedade de investimentos públicos nessa área, acarretando, sobretudo, problemas socioeconômicos. Dessa forma, solicite que os alunos busquem, a todo momento, meios de minimizar as dificuldades inerentes à realidade brasileira e, além disso, que conscientizem o máximo de pessoas ao seu redor. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre a nova base na Antártida. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_21UND05

(EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.


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