16540
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Processos migratórios no Brasil: o êxodo rural

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Processos migratórios no Brasil: o êxodo rural

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, word ; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam as causas do êxodo rural no Brasil nos meados do século XX. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que estão propostos no Objetivo. Siga as demais orientações: envie todo material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom. Enfatize a importância de assistirem ao vídeo que será a fonte de estudo antecipadamente, para que eles possam participar efetivamente do debate com seus argumentos. Envie o link ou o resumo, para aqueles que não têm como acessá-lo digitalmente.

Problematização
Siga as orientações definidas, mas passe todas as indicações para a execução desta atividade. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos. Abra a discussão para o grupo, mas conduza dando orientações ou informações para que aconteça o aprendizado necessário.
Caso os alunos tenham membros da família que são ou foram pequenos agricultores, permita que relatem para o grupo.

Sistematização
Diga aos alunos que a atividade proposta é a de confecção de uma Charge sobre o tema estudado, e que ela poderá ser feita usando a formatação em papel ou digital (envie os links deste recurso para os alunos):
Canva (disponível aqui) - este tem a vantagem de poder salvar, baixar e imprimir gratuitamente.
Storyboard That (disponível aqui). 

Siga as orientações definidas para esta etapa e informe os alunos que, assim que as charges estiverem prontas, eles deverão encaminhá-las para o e-mail ou para o Whatsapp da turma, para que todos possam conhecer e ler as histórias produzidas.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que as famílias façam charges, que também comporão o mural da turma.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_09UND06

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas