10242
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Carimbo matemático! Associando as figuras planas como parte das não planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Associar as figuras planas como parte das não planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Associar as figuras planas como parte das não planas.

Conceito-chave

Características das figuras não planas, mas específicamente: associar as figuras planas como parte das não planas.

Recursos necessários

  • Tinta guache,
  • Pincel.
  • Folha A4,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Tesoura,
  • Embalagens que representem os sólidos geométricos,
  • Folha das Atividades (impressas, passadas no quadro ou via multimídia).
  • Cartões nas cores, verde, vermelha e amarela.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete este slide, ou use caixas de presentes com formas variadas. Elas devem lembrar as figuras planas: quadrado, triângulos e retângulos. Faça perguntas aos alunos e ouça as respostas. Neste momento, eles podem misturar os conceitos de figuras planas e sólidos geométricos. Esses conceitos serão trabalhados durante a aula. Por isso, ao iniciar, somente sonde as ideias dos alunos a respeito das figuras.

Discuta com a turma:

  • O que o formato dessas caixas lembram?
  • Que figuras geométricas podemos observar?

Título: Atividade principal select-down

Slide Plano Aula Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Faça previamente a seleção dos sólidos geométricos que desejar utilizar na atividade. Sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo, pirâmide de base quadrada e um prisma de base triangular. Disponibilize aos alunos tinta guache de diversas cores e pincel, ou lápis de cor, e uma folha sulfite. Use os sólidos geométricos em madeira ou, se não tiver na sua escola, os confeccione com os moldes disponibilizados nos Materiais Complementares. Sugere-se que a atividade seja feita em grupos de quatro, a fim que haja uma troca de experiências entre os alunos. Procure organizar os grupos antes de iniciar a aula, deste modo haverá uma otimização do tempo.A tarefa consiste em contornar as faces dos sólidos geométricos em uma folha de sulfite e depois colorir, ou se preferir, pode usar tinta guache deixando os alunos pintarem as faces dos sólidos um de cada vez e os carimbar na folha sulfite. É importante que os sólidos e os carimbos de suas faces seja separados uns dos outros para posterior análise, para isso use uma folha de sulfite para cada sólido carimbado ou contornado. Ao final, deverão identificar e registrar as figuras planas que compõem cada um dos sólidos, nomeando-as. Cada integrante do grupo ficará responsável por um sólido. Explique que ao final deverão apresentar seus trabalhos para a turma e que estes farão parte de um painel coletivo. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as figuras geométricas não planas são formadas pelas figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Quais os sólidos geométricos que vocês têm em mãos?
  • Quais as figuras planas que os compõem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Título: Atividade principal select-down

Slide Plano Aula Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Faça previamente a seleção dos sólidos geométricos que desejar utilizar na atividade. Sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo, pirâmide de base quadrada e um prisma de base triangular. Projete este slide ou utilize-se do material concreto para explicar a atividade. Disponibilize aos alunos tinta guache de diversas cores e pincel, ou lápis de cor, e uma folha sulfite. Use os sólidos geométricos em madeira ou, se não tiver na sua escola, os confeccione com os moldes disponibilizados nos Materiais Complementares. Sugere-se que a atividade seja feita em grupos de quatro, a fim que haja uma troca de experiências entre os alunos. Procure organizar os grupos antes de iniciar a aula, deste modo haverá uma otimização do tempo.A tarefa consiste em contornar as faces dos sólidos geométricos em uma folha de sulfite e depois colorir, ou se preferir, pode usar tinta guache deixando os alunos pintarem as faces dos sólidos um de cada vez e os carimbar na folha sulfite. É importante que os sólidos e os carimbos de suas faces seja separados uns dos outros para posterior análise, para isso use uma folha de sulfite para cada sólido carimbado ou contornado. Ao final, deverão identificar e registrar as figuras planas que compõem cada um dos sólidos, nomeando-as. Cada integrante do grupo ficará responsável por um sólido. Explique que ao final deverão apresentar seus trabalhos para a turma e que estes farão parte de um painel coletivo. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as figuras geométricas não planas são formadas pelas figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Quais os sólidos geométricos que vocês têm em mãos?
  • Quais as figuras planas que os compõem?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para mostrarem a sua atividade e exemplificar quais figuras geométricas planas estão presentes nas não planas. Ressalte as diferenças entre os sólidos e as possibilidades de combinações que as figuras planas possuem para formar outras figuras não planas.Monte um painel com os trabalhos de todos os grupos e dê créditos aos autores. Este painel poderá ser útil para pesquisa em outras atividades.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais as características dos sólidos geométricos?
  • Eles são formados a partir do que?
  • Que figuras planas podemos encontrar no cubo?
  • E no paralelepípedo?
  • E na pirâmide? E no prisma?
  • Alguém gostaria de falar algo que achou interessante durante a atividade?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 7 e 8)

Orientação: Retome a atividade desenvolvida coletivamente e sistematize os conceitos.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as figuras planas presentes nas figuras geométricas não planas.

Discuta com a turma:

  • Quais as características dos sólidos geométricos?
  • Eles são formados a partir do que?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 7 e 8)

Orientação: Retome a atividade desenvolvida coletivamente e sistematize os conceitos.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as figuras planas presentes nas figuras geométricas não planas.

Discuta com a turma:

  • Quais as características dos sólidos geométricos?
  • Eles são formados a partir do que?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas são compostas a partir das planas.Projete este slide ou escreva no quadro e peça que os alunos copiem em seus cadernos.

  • Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras planas que vocês encontraram?
  • Quais estavam presentes em mais de uma forma geométrica não plana?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividades Complementares

Resolução das Atividades Complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Associar as figuras planas como parte das não planas.

Conceito-chave

Características das figuras não planas, mas específicamente: associar as figuras planas como parte das não planas.

Recursos necessários

  • Tinta guache,
  • Pincel.
  • Folha A4,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Tesoura,
  • Embalagens que representem os sólidos geométricos,
  • Folha das Atividades (impressas, passadas no quadro ou via multimídia).
  • Cartões nas cores, verde, vermelha e amarela.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete este slide, ou use caixas de presentes com formas variadas. Elas devem lembrar as figuras planas: quadrado, triângulos e retângulos. Faça perguntas aos alunos e ouça as respostas. Neste momento, eles podem misturar os conceitos de figuras planas e sólidos geométricos. Esses conceitos serão trabalhados durante a aula. Por isso, ao iniciar, somente sonde as ideias dos alunos a respeito das figuras.

Discuta com a turma:

  • O que o formato dessas caixas lembram?
  • Que figuras geométricas podemos observar?

Slide Plano Aula
Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Faça previamente a seleção dos sólidos geométricos que desejar utilizar na atividade. Sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo, pirâmide de base quadrada e um prisma de base triangular. Disponibilize aos alunos tinta guache de diversas cores e pincel, ou lápis de cor, e uma folha sulfite. Use os sólidos geométricos em madeira ou, se não tiver na sua escola, os confeccione com os moldes disponibilizados nos Materiais Complementares. Sugere-se que a atividade seja feita em grupos de quatro, a fim que haja uma troca de experiências entre os alunos. Procure organizar os grupos antes de iniciar a aula, deste modo haverá uma otimização do tempo.A tarefa consiste em contornar as faces dos sólidos geométricos em uma folha de sulfite e depois colorir, ou se preferir, pode usar tinta guache deixando os alunos pintarem as faces dos sólidos um de cada vez e os carimbar na folha sulfite. É importante que os sólidos e os carimbos de suas faces seja separados uns dos outros para posterior análise, para isso use uma folha de sulfite para cada sólido carimbado ou contornado. Ao final, deverão identificar e registrar as figuras planas que compõem cada um dos sólidos, nomeando-as. Cada integrante do grupo ficará responsável por um sólido. Explique que ao final deverão apresentar seus trabalhos para a turma e que estes farão parte de um painel coletivo. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as figuras geométricas não planas são formadas pelas figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Quais os sólidos geométricos que vocês têm em mãos?
  • Quais as figuras planas que os compõem?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula
Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Faça previamente a seleção dos sólidos geométricos que desejar utilizar na atividade. Sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo, pirâmide de base quadrada e um prisma de base triangular. Projete este slide ou utilize-se do material concreto para explicar a atividade. Disponibilize aos alunos tinta guache de diversas cores e pincel, ou lápis de cor, e uma folha sulfite. Use os sólidos geométricos em madeira ou, se não tiver na sua escola, os confeccione com os moldes disponibilizados nos Materiais Complementares. Sugere-se que a atividade seja feita em grupos de quatro, a fim que haja uma troca de experiências entre os alunos. Procure organizar os grupos antes de iniciar a aula, deste modo haverá uma otimização do tempo.A tarefa consiste em contornar as faces dos sólidos geométricos em uma folha de sulfite e depois colorir, ou se preferir, pode usar tinta guache deixando os alunos pintarem as faces dos sólidos um de cada vez e os carimbar na folha sulfite. É importante que os sólidos e os carimbos de suas faces seja separados uns dos outros para posterior análise, para isso use uma folha de sulfite para cada sólido carimbado ou contornado. Ao final, deverão identificar e registrar as figuras planas que compõem cada um dos sólidos, nomeando-as. Cada integrante do grupo ficará responsável por um sólido. Explique que ao final deverão apresentar seus trabalhos para a turma e que estes farão parte de um painel coletivo. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que as figuras geométricas não planas são formadas pelas figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Quais os sólidos geométricos que vocês têm em mãos?
  • Quais as figuras planas que os compõem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para mostrarem a sua atividade e exemplificar quais figuras geométricas planas estão presentes nas não planas. Ressalte as diferenças entre os sólidos e as possibilidades de combinações que as figuras planas possuem para formar outras figuras não planas.Monte um painel com os trabalhos de todos os grupos e dê créditos aos autores. Este painel poderá ser útil para pesquisa em outras atividades.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais as características dos sólidos geométricos?
  • Eles são formados a partir do que?
  • Que figuras planas podemos encontrar no cubo?
  • E no paralelepípedo?
  • E na pirâmide? E no prisma?
  • Alguém gostaria de falar algo que achou interessante durante a atividade?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 7 e 8)

Orientação: Retome a atividade desenvolvida coletivamente e sistematize os conceitos.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as figuras planas presentes nas figuras geométricas não planas.

Discuta com a turma:

  • Quais as características dos sólidos geométricos?
  • Eles são formados a partir do que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 7 e 8)

Orientação: Retome a atividade desenvolvida coletivamente e sistematize os conceitos.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as figuras planas presentes nas figuras geométricas não planas.

Discuta com a turma:

  • Quais as características dos sólidos geométricos?
  • Eles são formados a partir do que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas são compostas a partir das planas.Projete este slide ou escreva no quadro e peça que os alunos copiem em seus cadernos.

  • Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras planas que vocês encontraram?
  • Quais estavam presentes em mais de uma forma geométrica não plana?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividades Complementares

Resolução das Atividades Complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano