16539
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Migração e cultura brasileira

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Migração e cultura brasileira

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, word ; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam as influências dos vários fluxos migratórios na cultura brasileira ao longo do tempo. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que estão propostos no Objetivo. Siga as demais orientações: envie todo material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.

Peça aos estudantes que descrevam a si mesmo antes de dizer se são semelhantes ou não às crianças do slide. Questione-os perguntando se na família deles há uma mistura de raças, e quais são as heranças dos antepassados que fortalecem os laços familiares.

Problematização
Siga as orientações definidas e passe todas as indicações para a execução desta atividade, principalmente a de que assistam ao vídeo (o que você escolher dos indicados pelo Plano), que será a fonte de estudo. Envie o link e, se necessário, um resumo sobre o vídeo, para os que não têm como acessá-lo digitalmente. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) e links) para os alunos.

Sistematização
Diga aos alunos que a atividade que será proposta é a de confecção de uma HQ sobre o tema estudado. Essa atividade pode ser feita individualmente ou na forma original do Plano, usando a formatação em papel ou digital (envie os links deste recurso para os alunos).

Siga as orientações definidas para esta etapa e informe os alunos que, assim que as HQs estiverem prontas, eles deverão encaminhá-las para o e-mail ou Whatsapp da turma, para que todos possam conhecer e ler as histórias produzidas. Proponha que estas histórias em quadrinhos sejam doadas à biblioteca da escola, para que outros alunos possam lê-las.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família converse sobre o que foi ensinado nesta aula e como, junto ao aluno, podem identificar as influências indígenas, africanas e asiáticas na própria história, no dia a dia, e a importância destas trocas culturais. Seria interessante que os alunos relatem para a turma o que foi discutido pelo grupo familiar. Indique outros vídeos para que eles assistam em família.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_09UND05

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas