16538
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - A chegada dos imigrantes europeus e asiáticos ao Brasil

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A chegada dos imigrantes europeus e asiáticos ao Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, word ; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam as causas e consequências da imigração asiática e europeia para o Brasil. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma, leia o Objetivo da aula e faça os questionamentos que estão propostos nas orientações.

Problematização
Siga as orientações definidas, mas passe todas as indicações para a execução desta atividade, principalmente a de que assistam ao vídeo que será a fonte de estudo. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.
Escolha, antecipadamente, dois alunos, que farão a brincadeira de repórter e imigrante. Envie a eles todas as orientações e arquivos contendo as sugestões de reportagem: eles farão a apresentação antes do debate sobre o vídeo. Os alunos escolhidos poderão optar por fazer uma radionovela (“celularnovela”) ou gravar as cenas e depois fazer a edição das gravações, criando um vídeo único. Você pode indicar para essa gravação de vídeo a utilização do Loom, encaminhando a eles o tutorial para este recurso (disponível aqui).
Após a apresentação dos dois alunos siga as demais orientações propostas.

Sistematização
Diga aos alunos que a atividade proposta é a de confecção do Jogo da Migração. Encaminhe o documento (impressão ou foto) contendo a regra e a orientação para a confecção do tabuleiro e das cartas, e oriente-os como deverão proceder. Você pode encaminhar o documento complementar de apoio ao professor, que encontra-se disponibilizado no Plano.
Assim que eles apresentarem o jogo construído, diga que deverão jogá-lo com a família e que, assim que terminar o período de isolamento, eles farão uma partida entre eles na escola. Explique que este tempo será importante para desenvolverem estratégias para ganharem o jogo.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui). 

Convite às famílias
Proponha que a família jogue o Jogo da Migração, se divirtam e aprendam juntos!

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_09UND04

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas