16537
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Recursos Minerais na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender a importância e atual dependência dos países latino americanos da exportação de recursos minerais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_24UND01

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é compreender a importância e atual dependência dos países latino americanos da exportação de recursos minerais. Para obter mais informações consulte o Plano de Aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Grave um áudio e inicie a aula perguntando aos alunos: qual a importância da extração mineral para as economias latino-americanas? Incentive que eles digam o que sabem sobre o assunto e qual a posição das economias latino-americanas frente a produção e uso de bens minerais. Relembre que a economia é dividida em setor primário, secundário e terciário e que o setor primário é o que exige (em média) menos tecnologia e cujos produtos tem menos valor agregado. Peça para que eles citem atividades relacionadas com a extração mineral e produtos primários. Tempo estimado 5 minutos.

Problematização
Indague os alunos com as seguintes perguntas: qual porção da economia dos países latino americanos está baseada na extração de recursos minerais? Existem pontos negativos e positivos nisso? Levante um pouco a discussão sobre os pontos positivos e negativos de ter uma economia onde grande ou pequena parte das atividades econômicas está baseada na mineração. Incentive-os a participar pelo WhatsApp. Tempo estimado 10 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique que nesta etapa, eles irão trabalhar com os alunos a sua capacidade de interpretar tabelas e gráficos e a partir dos dados contidos neles produzir novas informações e realizar análises. Divida a turma em 2 grandes grupos mais ou menos com a mesma quantidade de alunos. Se os grupos ficarem grandes (mais de 10 componentes) é aconselhável que você forme 4 grupos (sendo que 2 grupos vão usar o mesmo material ao mesmo tempo). Envie para os alunos os arquivos da estação 1 e da estação 2. Ao final, os alunos devem compartilhar suas produções com toda a turma pelo WhatsApp. Tempo estimado 50 minutos.

Sistematização
Peça que, com base nas respostas que os alunos deram, eles próprios analisem em grupo qual a situação dos países latino americanos e sua situação em relação à dependência econômica dos recursos minerais. Incentive-os a refletir o quanto o fato desses países terem muitas riquezas minerais tem ajudado eles a se desenvolverem. Mostre que exportações baseadas em produtos primários, em especial bens minerais, são características comuns em países de economias menos desenvolvidas, haja vista que o valor agregado desses produtos é muito baixo se comparado a bens industrializados. A ideia é que os alunos percebam que há espaço para o desenvolvimento tecnológico da América Latina e que o fato de possuir muitos recursos minerais não garante a riqueza da região. Por fim, use as informações e dados obtidos por eles para justificar essa situação e peça para eles traçarem as possibilidades de desenvolvimento econômico na região. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem o texto sobre recursos minerais. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: LEANDRO CAMPELO


Código: GEO8_24UND01

(EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas