16536
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Meios de Comunicação: a voz da música

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Meios de Comunicação: a voz da música

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a música é a uma das forma encontradas pelo ser humano para se expressar. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que constam no Objetivo. Siga a sequência de orientações proposta, mas envie para o WhatsApp dos alunos (ou entregue na escola), antecipadamente, a letra da música que será trabalhada nesta etapa.

Faça uma brincadeira com os alunos para ver se eles descobrem o nome da música e o cantor. Faça uma playlist com trechos pequenos das músicas, e toque-as para que eles descubram.

Problematização
Siga as orientações definidas: faça oralmente os questionamentos que compõem os slides. Envie para o Whatsapp da turma as letras das músicas e todos os documentos que serão trabalhados nesta etapa. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom.

Pergunte aos alunos:
- Na comunidade onde vivem ou em casa, vocês possuem uma música que sempre cantam, como se fosse um ritual?

Deixem que se expressem.
Caso faça a opção por manter o formato original do Plano, utilize o recurso digital Padlet para promover um trabalho colaborativo através de painéis.
Agende outra videoconferência para que os alunos apresentem os materiais produzidos.

Sistematização
Siga às orientações definidas nesta etapa. É possível manter o formato original do plano ou realizá-lo individualmente: seria interessante que agendasse uma nova videoconferência para que os alunos apresentem as músicas. Sugira que gravem as músicas (áudio ou vídeo) para a apresentação - eles podem apenas escrever a letra e encaminhar para você através da entrega na escola, por e-mail, por Whatsapp.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).   

Convite às famílias
Proponha que a família brinque de karaoquê e sugira que se divirtam com as músicas que mais gostarem. Oriente-os a prepararem a playlist e curtirem a tarde!

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_08UND06

(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas