Problematização Tapaxó
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de Comunicação: a voz da música
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Folhas impressas com as letras das músicas.
- aparelho de áudio
- Material para o cartaz: cartolina, caneta hidrocor, lápis.
Material complementar:
Problematização- Pataxó https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SmbjtTwREpRY3efxCBDrY264KyBZKGFTfAUEzRefR57P2pfAZuvmevMCUXFF/his4-08und06-problematizacao-tapaxo.pdf
Fonte do vídeo da problematização: YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KuCNNGDoZ8g Acesso em 21 de janeiro de 2019.
Texto de apoio - Música “Cidade” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZFaqzPuXgqvXC5tyqDXRBnxwHEsuzdxK8RjuKAZefHVqPzXJsFza3RGmjjW/his4-08und06-texto-de-apoio-cidade.pdf
Texto de apoio - Música “O crime não presta” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yag4nHY6jTBuDSukyR7m2HF6UTYgJMEBHqttqk3ABQjcZrCYjNgCrEqMzkj2/8und06-texto-de-apoio-o-crime-nao-presta.pdf
Texto de apoio - Música “Televisão” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgP7u6H4zZ7VnD4WwKkek8eJNwDzsxsjQQuhJTReSVdV6CdZW4eFxyHPjuzv/his4-08und06-texto-de-apoio-televisao.pdf
Link para imprimir as letras das músicas. Música para ouvir, Arnaldo Antunes. In: Um Som. BMG, 1998 . Disponível em: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=1 Acesso em: 27 de fevereiro de 2019.
Pataxó Muka, Mukau. Jerry Matalawê- Disponível em: http://mukamukaupataxo.art.br/Rituais-cantos-e-dancas . Acesso em 21 de janeiro de 2019.
“cidades” Chico science disponível em: (aparecerá a letra licenciada, selecione a opção “mais” e aparecerá a letra completa https://www.google.com/search?q=cidade+chico+science&oq=cidade+&aqs=chrome.1.69i57j35i39j0l4.8206j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8 (Imprima as três primeiras estrofes)
Televisão Disponível em: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=238 acesso em 27 de fevereiro de 2019.
O crime não presta - https://www.letras.mus.br/mc-yuri-bh/1793765/
Para você saber mais:
Usos da música. Disponível em: https://milrazoes.blogs.sapo.pt/17668.html Acesso em 21de janeiro de 2019.
Vídeo curto sobre a música. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=veNP9QlpV6o Acesso em 27de janeiro de 2019.
Tipos de ritmos musicais https://www.vagalume.com.br/browse/style/ Acesso em 21de janeiro de 2019.
Exemplos de músicas utilizadas como resistência social pelo mundo. Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/musica-de-resistencia-as-cancoes-de-protesto-do-seculo-xx/ Acesso em 27de janeiro de 2019.
Para dados sobre os indígenas brasileiros e o perigo de generalizarmos o “índio” em sala de aula, leia “Índio não está mais para brincadeira” de Soraia Yoshida. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11654/indio-nao-esta-mais-para-brincadeira Acesso em 27de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro para uma leitura coletiva com os alunos. Estabeleça uma conversa com a turma sobre as diversas funções da música.
Algumas questões que podem ser feitas nesse momento:
- Que música vocês mais gostam? Caso os alunos queiram, podem cantar uma parte das músicas mais ouvidas por eles.
- Qual tipo de música vocês preferem? Conhecem outros estilos musicais? Quais?
- Concordam com o que está escrito no objetivo da aula? Peça para que eles expliquem o que entenderam.
Essa parte da aula é breve, deve apenas aproximar a contexto.
Para você saber mais:
Ritmos do Brasil - Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc.. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/ritmos-do-brasil-samba-frevo-maracatu-forro-baiao-xaxado-etc.htm Acesso em 21 de janeiro de 2019.
Tipos de ritmos musicais https://www.vagalume.com.br/browse/style/
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide ou copie no quadro, entregue a letra completa da música aos alunos, depois leia-o em voz alta e inicie o áudio. Em seguida, os alunos devem discutir o significado da música. Ouça a opinião das crianças e oriente a discussão sobre como a música aguça nossos sentidos, nosso humor, pode nos transportar no tempo e espaço e como muitas vezes podemos tomar posse de suas letras tal nossa empatia com a música e transformá-las em nossa. Quem nunca disse “essa música é minha!”?.
Para terminar essa atividade os alunos devem completar, oralmente, a frase com outras respostas: música para...
Link para áudio da música:
Música para ouvir, Arnaldo Antunes. In: Um Som. BMG, 1998 . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0iaOggolA30 Acesso em: 27 de outubro de 2018. Reproduza do início até 2:37min
Link para imprimir a letra da música
Disponível em: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=1 Acesso em: 27 de fevereiro de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
A atividade a seguir é composta por 2 etapas.
A primeira, com duração de 12 minutos, tem o objetivo de demonstrar e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a música como meio de comunicação. Os slides da sequência, representam formas de diferentes expressões musicais. Oriente debates de, no máximo, 4 minutos cada.
A segunda etapa, com duração de 20 minutos, tem por objetivo fazer com que os alunos interpretem a letra de uma música sem a intervenção do professor para que possam experimentar no debate, dentro dos grupos, os diversos significados que a música pode assumir.
1° Etapa
Apresente o slide sobre os Pataxós para os alunos e leia o primeiro parágrafo em voz alta. Indique no mapa a região de aldeamento atual que está marcado com uma linha azul e compare com os estados onde eles habitavam originalmente como um povo nômade, explicando que, com a colonização, a exploração do território brasileiro e a fundação de vilas e cidades eles precisaram sedentarizar-se, pois sua locomoção fora afetada. Ao longo dos anos, o governo criou diversas leis e foram demarcando suas terras. Atualmente vivem cerca de 11 mil indígenas da etnia Pataxó nesses territórios, sendo que a maior parte deles é marcado como “tradicionalmente ocupada por índios”. Pergunte aos alunos o que houve com o território Pataxó, com seu tamanho e se eles acreditam que a tendência é aumentar ou diminuir? Peça para que eles expliquem suas conclusões.
Leia o segundo parágrafo e explique que esta música foi composta pelo líder Pataxó Jerry Matalawê que luta junto ao governo e à sociedade pela dignidade dos indígenas. Essa música fala do amor pelo povo Pataxó, do seu ritual e da dança Awê. Em seguida, leia a pergunta do slide. Os alunos devem chegar às conclusões de que eles cantam para se unir, juntar seu povo espalhado, unir-se para lutar por dignidade. Essa música tem a intenção de congregar e de reforçar seus rituais.
Caso haja tempo, reproduza o vídeo do link abaixo e imprima a letra e a tradução para cantar junto com a turma. Antes de assistirem, peça para observarem a cena, a dança, os sons, os instrumentos. Após a reprodução pergunte o que eles acharam do Awê, ouça suas impressões e questione porque estariam em uma roda com os não-indígenas. Os alunos deverão perceber que as aldeias são visitadas por turistas que observam essas danças.
Em seguida pergunte: Vocês sabem em que ocasiões os Pataxós ou outros povos indígenas usam a música? Provavelmente os alunos devem falar sobre dança da chuva, festas, rituais, batalhas. Amplie os conhecimentos da turma explicando que além das repostas dadas por eles, os Pataxós buscam em sua música os sons da natureza como dos pássaros, da água e do vento. Ela é sagrada, os faz ficar em harmonia com a natureza, além de contar suas histórias.
Fonte do vídeo: YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KuCNNGDoZ8g Acesso em 21 de janeiro de 2019.
Fonte do mapa: IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf Acesso em 21 de janeiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso esteja aplicando esta aula em uma comunidade indígena, as perguntas deste slide podem ser modificadas ou ampliadas, conforme a turma. Compare com a sua etnia: o tipo de dança, as temáticas de suas músicas e as demarcações de suas terras.
Para você saber mais:
Podemos assistir a perfomance do time neozelandês “All Blacks”, o mesmo citado no filme “Invictus”, dançando a “Haka” antes de um jogo em 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eybwV2OFaWg. Acesso em 21 de janeiro de 2019. No filme Invictus, Clint Eastwood, EUA. 2010. O time de rugby mais forte pratica uma dança de guerra para intimidar os adversários.
Site sobre povos indígenas no Brasil. Neste link você conhecerá um pouco sobre a cultura dos ramos Pataxós. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Patax%C3%B3_H%C3%A3-H%C3%A3-H%C3%A3e Acesso em 21 de janeiro de 2019.
Letras de músicas pataxós e seus rituais.- http://mukamukaupataxo.art.br/Rituais-cantos-e-dancas .Vídeo de pataxós cantando a música “Pataxó Muka, Mukau” https://www.youtube.com/watch?v=KuCNNGDoZ8g
Documentário com várias músicas da aldeia pataxó de Barra Velha- https://www.youtube.com/watch?v=aHK-VGZh7xA
Problematização
Orientações:
Projete o slide ou copie no quadro e leia para os alunos o trecho da música apresentado. Esclareça que a música “Imagine” de John Lennon convida às pessoas a imaginarem um mundo em que as pessoas vivessem em paz compartilhando esse mesmo mundo.
Em seguida, apresente um rápido contexto. Os Estados Unidos haviam vivido a 2°Guerra Mundial, as explosões atômicas no Japão e estavam novamente participando de uma guerra, a do Vietnã. Diversos movimentos pela paz foram criados, sendo o mais importante deles: o movimento hippie, iniciado nos Estados Unidos na década de 60 e teve seu auge em 1970 em Woodstock. Seus lemas eram “Paz e amor” e “Ban the bomb” contra o desarmamento nuclear. A música “Imagine” é considerada até hoje como um hino pacifista. Em seguida peça para que os alunos respondam à pergunta do slide e justifiquem suas respostas.
Oriente uma discussão perguntando aos alunos:
- como essa música pode estar ligada ao movimento hippie e ao momento em que viviam?
- vocês acham que todas as pessoas desta época que ouviam esta música interpretavam-na da mesma forma?
- vocês acham que toda música está ligada ao seu tempo, a algo que está acontecendo, ao momento em que ela é escrita ou não? Em casos positivos, peça exemplos.
As crianças podem associar as letras atuais sobre o cotidiano como funk, hip-hop, forró ou sertanejo. Os alunos podem também ligar a músicas mais antigas de rock ou marchinhas ou discordar associando à letras românticas ou de carnaval e micaretas.
O objetivo dessa discussão é que os alunos percebam que algumas músicas são críticas e muitas vezes funcionam como resistência a ordem estabelecida. A letra pode ter uma crítica direta ou indireta.
Fonte da música - Imagine, John Lennon, in: Imagine, Londres: Apple, 1971. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/john-lennon/imagine.html Acesso em: 27 de outubro de 2018.
Para você saber mais:
Tradução livre da autora do plano: “Imagine todas as pessoas / Vivendo a vida em paz [...] Compartilhando todo o mundo”.
Sobre o movimento hippie - https://www.significados.com.br/hippie/
Sobre a Guerra do Vietnã - https://brasilescola.uol.com.br/historiag/guerra-do-vietna.htm
Vídeo sobre as bombas atômicas lançadas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945. https://www.youtube.com/watch?v=SwcAYuzNNlk
Problematização
Orientações:
Apresente o slide aos alunos ou copie no quadro e leia em voz alta. Contextualize: O reggae é um ritmo que nasceu na Jamaica, uma ilha no Caribe, América Central, e tem como uma das maiores representações o artista Bob Marley. Suas origens são africanas e caribenhas e tratam de amor, preconceito, fome e desigualdade social. Essa banda em especial, trata de todos esses assuntos e ainda de religião.
Oriente a análise do slide com as seguintes questões:
- O mundo globalizado, citado na música, mostra um processo de aproximação dos países e das culturas do mundo todo e nós vivemos nesse fluxo de informações, capitais e pessoas. O primeiro verso diz se tratar de um mesmo e velho dilema: mundo novo com problemas velhos. Segundo esse trecho da música o que é velho e o que é novo?
- Vocês sabem os motivos dessas crianças passarem fome? Será que o mundo globalizado poderia acabar com este problema? Estimule os alunos a refletirem sobre a desigualdade da distribuição de riquezas e da globalização como sendo um fator que amplia essa desigualdade, mas que poderia funcionar em uma ajuda global como na música “Imagine”.
- A tribo de Jah é formada por 4 músicos cegos e um parcialmente cego. Ser deficiente dificultou que percebessem os problemas do mundo?
- Dos três tipos de música que vimos, qual é expressão de identidade e qual é resistência? Provavelmente os alunos relacionarão “Imagine” e o “Abandonados pelo sistema” como resistência e o Awê com a identidade. Questione-os sobre manter uma identidade estando cercado por não-indígenas. Não seria uma forma de resistência? Os alunos devem concluir que toda forma de preservar a identidade e a cultura é uma resistência, ainda mais no mundo globalizado que foi mencionado neste mesmo slide.
Fonte da citação: Abandonados pelo sistema, Tribo de Jah, in: 15 anos. São Luis, 2001 Disponível em:. https://www.vagalume.com.br/tribo-de-jah/abandonados-pelo-sistema.html Acesso em 24 de janeiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Dependendo da realidade da sua região, dos seus alunos e do conteúdo das demais aulas, você pode aprofundar esse tema fazendo um link com geografia ou ciências, mencionar ONGs locais ou, ainda, casos de locais próximo sobre a situação da desnutrição infantil.
Para você saber mais:
Vídeo que explica a globalização em imagens disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0qEU0lR4qc8 Acesso em 27 de janeiro de 2019.
Problematização
Orientações:
Inicie a segunda parte da aula. Esta atividade levará no máximo 20 minutos. Divida a turma em 3 grupos. Cada um receberá uma letra de música diferente: “Cidade”, “Moro no Brasil” e “O crime não presta”; também receberão um texto de apoio para a contextualização e 1 folha de cartolina, com material de desenho.
Após os grupos serem organizados e já estarem de posse do material necessário para a atividade, toque o áudio de cada uma das músicas para que toda a turma as conheça.
Logo após ouvirem aos áudios, cada grupo deve discutir entre si a interpretação crítica da música e produzir um cartaz baseando-se nessa interpretação.
Reserve os últimos 4 minutos para que os grupos apresentem seus cartazes para o restante da turma expondo o que foi discutido em grupo e sua conclusão.
Não precisa corrigir os alunos, apenas lembrá-los que uma música pode possuir múltiplas interpretações: do compositor, do ouvinte e ainda assim da época em que é ouvida.
Link das letras para imprimir com os áudios - Cidades, Nação Zumbi. In: Da Lama ao Caos.Rio de Janeiro: Chaos.1994. Disponível em: (aparecerá a letra licenciada, selecione a opção “mais” e aparecerá a letra completa https://www.google.com/search?q=cidade+chico+science&oq=cidade+&aqs=chrome.1.69i57j35i39j0l4.8206j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8 (Imprima as três primeiras estrofes)
de 2019.
O crime não presta - https://www.letras.mus.br/mc-yuri-bh/1793765/
Televisão, Titãs. In: Televisão. 1985 - Disponível em: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=238 acesso em 27 de fevereiro.
O crime não presta - Mc Yuri BH. 2010. https://www.letras.mus.br/mc-yuri-bh/1793765/ Acesso em 21 de janeiro de 2019.letra e vídeo
Textos de apoio para a atividade:
Texto de apoio - Música “Cidade” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZFaqzPuXgqvXC5tyqDXRBnxwHEsuzdxK8RjuKAZefHVqPzXJsFza3RGmjjW/his4-08und06-texto-de-apoio-cidade.pdf
Texto de apoio - Música “O crime não presta” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yag4nHY6jTBuDSukyR7m2HF6UTYgJMEBHqttqk3ABQjcZrCYjNgCrEqMzkj2/8und06-texto-de-apoio-o-crime-nao-presta.pdf
Texto de apoio - Música “Televisão” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgP7u6H4zZ7VnD4WwKkek8eJNwDzsxsjQQuhJTReSVdV6CdZW4eFxyHPjuzv/his4-08und06-texto-de-apoio-televisao.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o slide ou leia para os alunos. Em seguida, proponha aos alunos que componham, coletivamente, uma música.
Explique que deverão selecionar uma pessoa para escrever a produção e um tema que seja importante ou interessante para todos. Pode motivá-los com sugestões: pode ser algo do cotidiano deles, de protesto, agradecimento, uma história, de amor e etc. A turma deverá escolher um ritmo para sua composição. Pode ser um dos ritmos vistos em aula ou que eles conheçam e se identifiquem ou até paródia de uma música conhecida.
Dependendo do número de alunos, a turma pode ser dividida em dois grupos e, ao final os grupos, podem apresentar-se um para o outro e vice versa.
O objetivo da atividade é proporcionar ao aluno a experiência da música como forma de comunicação, expressão de seus sentimentos e interesses.
Para incrementar a apresentação posterior podem criar instrumentos ou usar palmas, estalar de dedos ou ensaiar à capela.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a música é a uma das forma encontradas pelo ser humano para se expressar. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que constam no Objetivo. Siga a sequência de orientações proposta, mas envie para o WhatsApp dos alunos (ou entregue na escola), antecipadamente, a letra da música que será trabalhada nesta etapa.
Faça uma brincadeira com os alunos para ver se eles descobrem o nome da música e o cantor. Faça uma playlist com trechos pequenos das músicas, e toque-as para que eles descubram.
Problematização
Siga as orientações definidas: faça oralmente os questionamentos que compõem os slides. Envie para o Whatsapp da turma as letras das músicas e todos os documentos que serão trabalhados nesta etapa. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom.
Pergunte aos alunos:
- Na comunidade onde vivem ou em casa, vocês possuem uma música que sempre cantam, como se fosse um ritual?
Deixem que se expressem.
Caso faça a opção por manter o formato original do Plano, utilize o recurso digital Padlet para promover um trabalho colaborativo através de painéis.
Agende outra videoconferência para que os alunos apresentem os materiais produzidos.
Sistematização
Siga às orientações definidas nesta etapa. É possível manter o formato original do plano ou realizá-lo individualmente: seria interessante que agendasse uma nova videoconferência para que os alunos apresentem as músicas. Sugira que gravem as músicas (áudio ou vídeo) para a apresentação - eles podem apenas escrever a letra e encaminhar para você através da entrega na escola, por e-mail, por Whatsapp.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família brinque de karaoquê e sugira que se divirtam com as músicas que mais gostarem. Oriente-os a prepararem a playlist e curtirem a tarde!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Borborema
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas
Objeto (s) de conhecimento: O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
Palavras Chave: Música, estilos musicais, pataxó,música indígena, reggae, pacifismo, produção musical, crítica social.
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