16534
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Meios de Comunicação: cinema e a evolução da imagem

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Meios de Comunicação: cinema e a evolução da imagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam a história da invenção do cinema e seus reflexos na sociedade. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos propostos no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta, mas é necessário fazer a seguinte alteração: envie para o Whatsapp dos alunos, antecipadamente, o link com o trecho do filme proposto. Agende uma videoconferência e, no dia marcado, siga as demais orientações.

Para que os alunos dublem o filme que é fonte de estudo nesta etapa, será necessário que a aula seja no formato síncrono. Escolha os alunos e peça para fazerem a gravação das falas (deixe que criem os diálogos que quiserem) e, em outro momento, passe o vídeo juntamente com a gravação dos alunos.

Problematização
Siga a sequência de orientações proposta, mas é necessário fazer a seguinte alteração: envie para o WhatsApp dos alunos, antecipadamente, o link com o filme proposto e solicite que eles  pensem na sonorização que pode ter. Assim que executar este momento, ouça as propostas dos alunos. Quando chegarem a um consenso, passe o vídeo. Envie todo o material (documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom.

Sistematização
Siga às orientações definidas nesta etapa, mas altere a atividade para que ela possa ser feita pelos alunos de forma assíncrona. Explique que eles deverão filmar, usando o celular, a história que criaram. Logo que gravarem, deverão enviar a gravação para o Whatsapp do grupo e, em um outro momento, planeje uma sessão de cinema para que todos vejam os trabalhos uns dos outros. Combine com eles que os vídeos sejam curtos.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família faça um “Corujão” - uma noite para assistirem a uma sequência de filmes, previamente escolhidos, acompanhados de muita pipoca. Quem for o último a dormir, ganhará o prêmio de Campeão do Corujão!

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_08UND04

(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas